domingo, 17 de março de 2019

Vida Simples - Dois corações, dois caminhos - Gênesis 13, 14 e 19


Vida Simples. Dois corações, dois caminhos.
Gênesis 13, 14 e 19

Querida igreja, temos ganhados aos poucos a compreensão e o significado do que seja a Vida Simples. A vida simples é uma vida não complicada nem corrida que dispõe de tempo e flexibilidade para desfrutar e estender o Reino de Deus. Até o momento temos visto na Palavra que vida simples é viver no descanso de Deus, uma vez que consideramos tudo como dádiva de Deus, que o nosso futuro é assunto Dele, que devemos viver no presente, priorizando o seu governo sobre as nossas vidas. É uma vida que revela um coração grato e contentado em Deus, que nos leva a estabelecer prioridades e nos conduz a uma vida equilibrada em todos os aspectos. Temos entendido que ela surge de uma cultura de prestação de contas a um mentor, com prática regular das disciplinas espirituais, cientes de que modelamos o ambiente onde vivemos e que cuidamos de nós mesmos. Enfim, é viver no descanso, numa posição que Deus nos colocou priorizando o Seu Reino.
Entretanto, vivemos numa época que confunde o nosso entendimento acerca dos princípios e valores do Reino de Deus. Alguns pensam que simplicidade é viver uma vida miserável desprezando a riqueza material. Outros pensam que vida simples é algo surreal para o mundo de hoje. Na verdade, o caos está instalado no mundo de hoje porque os valores estão invertidos hoje.
Quero, portanto, responder às seguintes perguntas hoje: Como é a vida de uma pessoa cujo o coração é simples, ou que evidencia uma vida simples? Como ele encara a vida e toma decisões? Desejo que Deus fale profundamente ao Seu coração como tem falado ao meu. Para isso, vamos nos valer da comparação entre Abraão e Ló. Dois corações, dois caminhos:

1.Ló segue caminhos sem buscar a direção de Deus. Abraão segue caminhos guiados por Deus.
Gênesis 13:2; 5-12 – O relato é muito claro e nos traz princípios poderosos. 1) Ambos eram ricos. Veja que ambos possuíam muita riqueza (v.2; 5-6). 2) A riqueza pode dividir famílias (v.7-8). Hoje em dia o dinheiro, seja a sobra ou a falta dele causa muito conflito familiar. 3) O princípio de uma vida simples, o desapego e contentamento (v. 9-12). O quero realmente destacar nesta passagem é o coração de Abraão e o coração de Ló. Observe que Ló é mais novo que Abraão. Entretanto, Abraão dá ao sobrinho a oportunidade de escolher para onde ir. Ló escolhe a campina do Jordão. Ló escolhe o que é, aos olhos, o melhor! Entretanto, ele não consultou ao Senhor! Sua escolha foi inteligente, entretanto, ela não foi conduzida de maneira sábia. O servo de Deus busca a direção de Deus para tomar decisões. Tive uma experiência assim quando fui convidado para ser o secretário executivo de um homem muito rico e, após oração declinei. Muitos conhecem o meu testemunho sobre isso. E Abraão? Abraão vai morar nos carvalhais de Manre. Abraão vai morar “de favor” em terras que não lhe pertencem. Ló se aventura e se avizinha de uma terra de pecadores (v.12).
Gênesis 12:1 – Abraão, no entanto, em sua chamada, escolheu obedecer a Deus e sabia que sua vida deveria ser guiada por Deus. A única vez em que Abraão saiu da rota, foi por descer ao Egito em tempos de fome. Em tempos de fome, acabamos aceitando aquilo que é mundano ou nos tira da rota do propósito divino. Ele deveria ter descido ao Neguebe antes e ter confiado em Deus. Sabe, as vezes ser guiado por Deus nos conduz a caminhos que não compreendemos, enfrentamos desertos e ficamos em posição de aparente retrocesso, mas Deus faz sempre o melhor. O coração de alguém cuja vida é simples, revela que o mais importante é saber que está sendo guiado por Deus. Aparentes retrocessos se tornam impulsos para coisas maiores que Deus tem preparado para nós. Veja comigo Gênesis 13:14-18. Quero dar destaque ao verso 18: “E ali edificou um altar ao Senhor”. Deus reafirma Seu pacto com Abraão, e Ele estabelece um altar ao Senhor.
Muitos tem edificado outros altares em seus lares, em seu trabalho, em suas universidades porque tem tido o espírito de Ló. Deus prospera aqueles cujo o coração é igual ao de Abraão.

2.Ló é um homem que negocia seus valores em nome de suas posses. Abraão é um homem de princípios que não abre mão de seus valores.
Gênesis 19:3-8; 12-14 – Triste é a narrativa da história de Ló. Ele é um homem que, em nome de sua riqueza e da beleza de viver em Sodoma e Gomorra: 1) Irá aliançar suas filhas com homens daquela terra. Como eram os homens daquela terra? Veja Gênesis 13:13. Eles eram pecadores. Em nome do status e da posição social, muitos pais dão mais valor a que seus filhos ganhem uma ascensão profissional e abrem mão de seus princípios e valores, do que dar a eles os valores do Reino de Deus; 2) Será um homem sem credibilidade (v.14). Seus genros pensaram que ele estava brincando. Ele não tinha autoridade espiritual, moral, enfim. Um líder de um clã nos tempos bíblicos, um pais de família era um homem de muita autoridade. Muitos crentes perdem sua influência na sociedade, pais perdem autoridade no lar, líderes perdem autoridade espiritual porque negociaram princípios e valores. Sua palavra não tem efeito porque a vida não condiz com o que dizem crer e quando recebem uma direção de Deus (v.1), ela não tem efeito. Esse era Ló. Um homem rico que viveu mais preocupado com suas posses, seu status, em nome do bem da família, negociou seus valores, mas que quando quis imprimir uma direção de Deus, não foi ouvido, antes, por seus genros debochado. E Abraão?
Gênesis 24:1-8 – Abraão estava velho, mas seus valores eram os mesmos diante de Deus. Abraão não permite que seu filho se case com qualquer uma. Ele manda buscar no meio de sua parentela uma esposa para o seu filho (v.4). Ainda, ele não permite que seu filho se volte para trás. Deus tem uma promessa, portanto, ele deve seguir olhando para a promessa (v.6-7). Abraão era temente a Deus e não abria mão de seus princípios e valores. Mas, esse não era o espírito de Ló, que reflete bem o espírito desta era que vivemos.

3.Ló ama a riqueza e suas posses, perdendo tudo o que tinha. Abraão prospera cada vez mais porque era fiel ao Senhor.
Veja que contraste amada igreja. Gênesis 19:16-29. Ló termina mal. 1) O anjo precisa tirá-lo a força (v.16). O coração de Ló e de sua família estava tão apegado a Sodoma e Gomorra, que precisam ser tirados a força. Muitas pessoas estão tão aprisionadas em sua riqueza que demoram em ouvir a direção de Deus e sair rumo a direção de Deus. É um conformismo com o espírito dessa era que, as impede de seguir a direção de Deus para as suas vidas. 2) Sempre dão um jeito de se manterem perto daquilo que Deus quer livrá-las (v.18-20). Por que Ló não segue totalmente a direção? Por que dar um jeitinho? Porque seu coração estava em Sodoma. Posso fazer essa inferência claramente. 3) Morte espiritual (v.26). A mulher de Ló olhou para trás e morreu. Seu coração estava apegado a única fonte de segurança que possuía. Ló não era um marido que transmitia credibilidade espiritual. Sua esposa morreu. Ló perdeu sua esposa. 4) Imoralidade na família (Gênesis 19:30-32). Suas filhas vão embebedá-lo. Ló será pai e avô ao mesmo tempo de seus filhos. Que fim trágico para Ló, amada igreja. É assim que o espírito do mundo atua.
Abraão era um homem temente e consagrado a Deus. Vamos ver como era o seu simples coração. 1) Abraão edificava altares ao Senhor (Gênesis 12:8; Gênesis 13:18). Edificar um altar significa total submissão a quem você reconhece como seu Deus. Ele está declarando que Deus é quem determina e conduz a sua vida. Ele edifica um altar, isto é, se submete. A vida simples é uma vida de total desfrute do Reino de Deus. O que significa o Reino de Deus? Estar no Reino de Deus é reconhecer uma posição de submissão como súdito ao Seu absoluto Senhorio. Em outras palavras, você segue o que Ele diz que deve ser seguido, a Sua Palavra! Ele tem a Palavra final. 2) Abraão dá dízimo de tudo o que possui (Gênesis 14:18-20). Ele reconhece o sacerdote do Deus Altíssimo e apresenta o dízimo. Ele sabia de onde provinha a sua riqueza. A pessoa que vive a vida simples não negocia o princípio de dizimar. Ele se entrega totalmente ao Senhor, incluindo suas finanças. 3) Abraão é um homem que possui intimidade com Deus (Gênesis 18:16-19). Deus lhe revela propósitos e segredos. Deus revela suas ações. Assim é uma pessoa cuja vida é simples. Ele ouve a Deus e recebe direções divinas. 4) Abraão termina a sua carreira muito bem (Gênesis 25:8) – Na versão NVT diz assim: “e morreu em boa velhice, depois de uma vida longa e feliz”. Deus tem uma vida boa para nós. A vida simples, a entrega ao Senhor, o coração que teme a Deus e não anda segundo espírito de Ló, mas de Abraão, uma vida fé e obediência proporcionará a você uma vida não complicada nem corrida que dispõe de tempo e flexibilidade para desfrutar e estender o Reino de Deus.

No amor de Cristo,
Rodrigo Rodrigues Lima, Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário