domingo, 14 de fevereiro de 2021

SÉRIE VACINE-SE JÁ | 14.02.2021 - GRATIDÃO - O COMBUSTÍVEL DA ALEGRIA

Segunda dose: “Gratidão – O combustível da alegria” - Filipenses 4:6-7

 Segunda dose: “Gratidão – O combustível da alegria”

Filipenses 4:6-7

 Se eu dissesse para você que descobrimos um remédio que tem o potencial de amenizar e até melhorar o quadro clínico de pessoas muito doentes e que estão internadas em hospitais, além disso, contribuir para que pessoas saudáveis sejam mais felizes. Você tomaria? Você tem enfrentado relacionamentos complicados e precisa crescer em compreensão íntima? Esse remédio e para você. Você topa?

Pois esse remédio e virtude tem um nome: gratidão.

Em setembro de 1942 um renomado psicoterapeuta austríaco descendente de judeus chamado Viktor Frankl, pai da logoterapia, viveu sob os horrores da guerra, bem como sua esposa e pais. Ele passou por quatro campos de concentração em um período de 2 anos e 6 meses. Após o fim da guerra, ele está viúvo e sem seus pais. Todos mortos nos campos de concentração. Diante daqueles dias horríveis e das dolosas perdas, ele teve onze atitudes ou estratégias de superação do sofrimento que o ajudaram. Destaco duas delas: I) Não reclamar, isto é, ele aceitou as dificuldades da vida; II) Gratidão nas pequenas coisas. Ele relata em seu livro que após um duro dia de trabalho, após sobreviver mais um dia, todas as noites, ele era grato por poder catar os piolhos do corpo antes de se deitar. Quando as pessoas ficavam doentes, se amontoavam durante o dia em lugares que chamavam de cama e era grato por isso, pois, não precisaria entrar em ordem unida e trabalhar no frio. Enquanto os outros olhavam a miséria e as coisas ruins, ele era grato nas pequenas coisas.  

A revista Forbes trouxe um dado interessante que aponta para a gratidão produz 7 benefícios comprovados cientificamente: I) Abre porta para relacionamentos; II) Melhora a saúde física; III) Melhora a saúde mental; IV) Aumenta a empatia e reduz a agressividade; V) Melhora a qualidade do sono; VI) Melhora a autoestima; VII) Melhora o equilíbrio emocional.

Nessa segunda mensagem da série VACINE-SE JÁ, convido você a mergulhar na Palavra de Deus para tomar a sua segunda dose, a dose da gratidão para proteger e fortalecer a sua vida.

O apóstolo Paulo foi um homem que viveu intensamente a gratidão. Que lições podemos aprender com ele sobre a gratidão? Vejamos:

 

1. A gratidão supera traumas e aumenta a resiliência em amor. (Filipenses 1:3-5)

A situação de Paulo não é confortável. Ele está em uma prisão sob os olhares da Guarda Pretoriana. Seu histórico de missão é de muitas dificuldades amargas. É muito comum que o ser humano se desgoste da vida após muitas dificuldades, frustrações e decepções. Nunca se falou tanto em cura interior e terapias como em nossos dias. Graças a Deus por essas ferramentas, mas ouso dizer que nossa geração é muito frágil e sensível emocionalmente se comparada com gerações passadas. Paulo é uma dessas pessoas do passado que teria tudo para ser um desgostoso com a vida e com Deus. Veja o relato que ele faz a respeito de sua própria vida em missão: II Coríntios 11:23-33 – a) v.23 Em prisões e açoites (Atos 16:23); b) recebeu cinco vezes quarenta açoites menos um dos judeus (Deuteronômio 25:3); c) Três vezes açoitado com varas (Atos 16:22); d) Apedrejado e dado como morto (Atos 14:19); e) Naufragou três vezes e ficou boiando um dia e uma noite em alto mar (Atos 27:27-44); f) Perigo de rios, assaltantes e perigo com seus conterrâneos (Atos 9:23-25); g) Perigo entre os gentios (Atos 14:5); h) Trabalhos, fadigas, em madrugadas, em fome e sede; em frio e nudez (I Coríntios 4:11).

 

Ao longo de sua vida, Paulo teve muitas experiências traumáticas. Mas, o que faz Paulo ser resiliente? Paulo era masoquista? Ele gostava de sofrer? Claro que não! Para entender a cabeça de Paulo e como ele encarava o sofrimento, é preciso compreender que ele tinha profunda gratidão a Deus por ter sido salvo por Jesus Cristo. Se tem algo que os crentes do século XXI precisam resgatar é o espírito de gratidão porque são SALVOS. A salvação não é um favor que Deus fez a nós, mas um presente que não merecíamos e que foi muito caro. A salvação encarada como algo muito valioso e recebido de graça produz em Paulo profunda gratidão. Essa gratidão é tanta que ele se vê como devedor! Em Romanos 1:14 Ele diz: “Sou devedor”. Sabe, se você acredita que tem um direto a ser exigido, não haverá espaço para a gratidão. Muita gente tem exigido de Deus e é por isso que a gratidão está tão esquecida no meio evangélico.

 

Paulo supera seus traumas e aumenta a sua resiliência porque seja onde ele estiver, em seu coração há gratidão. Ele está na prisão? Então ele louva (Atos 16:25). Ele escreve cartas registrando nelas a sua memória cheia de gratidão pelos irmãos de Filipos. Paulo está preso fisicamente, mas a sua alma está livre para adorar e expressar gratidão. A gratidão protege a nossa memória de guardarmos o que é ruim. Faz a gente ver coisas boas em meio as coisas ruins. Não deixe a sua alma aprisionada pelas situações. Isso gerará ingratidão em seu coração. A gratidão supera traumas e aumenta a resiliência.

 

2. A gratidão combate a ansiedade e contribui para a paz (Filipenses 4:6-7; 11-13)

Não fiquem preocupados com coisa alguma! Parecia um conselho fora da realidade, mas para Paulo não era. As ameaças do mundo ao redor afetam a mente. Como não ficar ansioso? Ansioso é um termo que indica falta de confiança na proteção e cuidado de Deus. Qual é a fórmula para não ser ansioso?

Aqui há uma distinção entre oração e súplica. A primeira trata da oração em geral. A segunda, enfatiza o sentido de necessidade, de um pedido específico. Mas, o elemento chave da fórmula é a FORMA COMO VOCÊ ORA! Em tudo, com ações de graças! Gratidão a Deus por tudo e por todos. Gratidão a Deus em todas as circunstâncias. É o que Paulo afirma em I Tessalonicenses 5:18: “Em tudo dai graças”. Tudo o quê? TUDO!

É por isso que os especialistas, tanto médicos quanto psicólogos, afirmam que a prática diária da gratidão produz equilíbrio emocional. Você vai vencendo a ansiedade orando com gratidão por tudo.

O mal do século é a ansiedade e a depressão. Um médico ousou afirmar que: “a depressão e a gratidão são incompatíveis. Ou uma está presente no cérebro ou outra”. Não sei se concordo 100% com ele, mas há um fundo de verdade nisso. A depressão é um misto de ingratidão para consigo mesmo e desencanto com a vida em situações diversas. Uma pessoa deprimida tem muita dificuldade de ser generosa consigo mesma. Agora, uma pessoa tomada de gratidão, que aprendeu a fazer orações e súplicas sempre vendo o lado positivo de todas as situações, desenvolve a habilidade do contentamento. A gratidão é a mãe do contentamento. É por isso que Paulo afirma: “Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação”. (Filipenses 4:11) A pessoa grata possui uma forte sensação de suficiência, enquanto o ingrato possui quase que constantemente uma sensação de escassez. Pessoas gratas são pessoas alegres, mas pessoas não tão gratas: a) Desperdiçam oportunidades. Nunca são para elas ou são poucas demais; b) Se amadas pelo cônjuge, acham que não é o suficiente; c) Se tem um salário, este nunca está a contento.

Mas, se você cultiva o hábito de agradecer, fazendo conhecidas diante de Deus suas necessidades em forma de súplica combinado com gratidão, o resultado é o que vem no versículo 7 do capítulo 4 de Filipenses: “E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” Veja que prevenção emocional sem igual aqui: GUARDARÁ O CORAÇÃO E A MENTE. A palavra GUARDAR vem da ideia de guardas militares que protegem contra a invasão inimiga. Portanto, Se você for uma pessoa que ora com gratidão em todo o tempo, Deus colocará sobre o seu coração e sua mente uma fortaleza impenetrável para o inimigo.

 

3. A gratidão aumenta a alegria e fortalece a fé (Filipenses 3:1)

“Quanto ao mais, meus irmãos, alegrem-se no Senhor”. Escrever (pregar) de novo as mesmas coisas não é um problema para mim e é segurança para vocês”.

A palavra alegria e variações verbais na versão NAA aparecem 14 vezes nessa carta de 4 capítulos. É por isso que a carta aos Filipenses é chamada de “a carta da alegria”. Como vimos na introdução dessa mensagem, não é a felicidade que produz gratidão, mas é a gratidão que traz felicidade. Pessoas gratas são pessoas alegres.

Para concluir gostaria de contar uma história. Um homem contou:

Deus deu-me duas caixas e disse:

– Coloque todas as suas tristezas na caixa cinza e todas as suas alegrias na caixa azul.

Tempos depois eu percebi que a caixa azul estava muito mais pesada que a caixa cinza e fiquei um pouco confuso, pois, se tive muitas alegrias na vida, também não me faltaram tristezas. Como, então, a caixa de alegrias podia pesar tão mais que a caixa de tristezas?

Curioso, abri a caixa cinza e ela estava vazia, pois tinha um buraco no fundo. Então, eu perguntei:

– Senhor, deste-me uma caixa furada e minhas tristezas desapareceram. Onde elas foram parar?

– Elas vieram se apresentar diante do meu altar e as devolvi para você.

– Para mim? Mas elas não estão comigo.

– É que eu as devolvi transformadas.

– Transformadas? Como assim, meu Senhor?

– Transformadas em alegria. Olhe a sua caixa azul e você vai entender.

Abri a caixa azul e lá estavam todas as minhas alegrias (como foi bom contá-las todas de uma vez). Mas, lá estavam também as minhas tristezas, com uma carinha diferente, transformadas em alegrias.

Em todos os livros que li e pesquisas que fiz, especialistas dão sempre o mesmo conselho. Compartilho com você. A partir de hoje, antes de dormir, todos os dias reserve 15 minutos e escreva uma lista de pessoas, coisas e situações pelas quais você será grato. Vamos orar com súplicas e gratidão. Deus guardará a nossa mente e o nosso coração com Sua paz.

 

No amor de Cristo,

Rodrigo Rodrigues Lima