quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Liderando de maneira estratégica - Crescimento saudável – Constante e permanente

Liderando de maneira estratégica

Crescimento saudável – Constante e permanente

“Depois, Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis, e vieram para junto dele. Então designou doze, aos quais chamou de apóstolos, para estarem com ele e para os enviar a pregar e a exercer a autoridade de expulsar demônios.” Marcos 3:13-15

Nos queixamos que sempre temos a necessidade de líderes. Como vencer essa dificuldade?

Jesus tinha principalmente dois públicos: a multidão e os discípulos. Na segunda parte de seu ministério Ele se entregou aos doze que escolheu junto com o Pai. Jesus liderou de maneira estratégica, o que resultou em um crescimento saudável, constante e permanente até os dias atuais. John Maxwell diz: “para aumentar o crescimento, lidere os seguidores; para multiplicar, lidere os líderes”. Nessa perspectiva, Jesus foi um discipulador de discipuladores. Jesus liderou líderes multiplicadores.

Jesus se concentrou em desenvolver líderes e não seguidores. Ele semeou a semente da multiplicação no coração dos discípulos. Esse era o espírito de Jesus: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.” Mateus 9:37-38. Observe que na sequência desta passagem, Jesus designa os doze: “Tendo Jesus chamado os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade...” Mateus 10:1. Portanto, o nosso maior desafio para romper a barreira da liderança que tem seguidores e sermos uma liderança que delega autoridade, precisamos ter uma mentalidade de líderes capacitadores.

Qual foi o foco de Jesus?

 1.      Jesus não quis ser um líder necessário, mas um líder bem-sucedido

“Tendo-se levantado de madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus saiu e foi para um lugar deserto, e ali orava. Simão e os que estavam com ele procuraram Jesus por toda parte. Quando o encontraram, lhe disseram: — Todos estão à sua procura. Jesus, porém, lhes disse: — Vamos a outros lugares, aos povoados vizinhos, a fim de que eu pregue também ali, pois foi para isso que eu vim.” Marcos 1:35-38

Jesus revelou-se a si mesmo realizando muitos milagres! Jesus se manifestou à multidão, mas Jesus não queria ser alguém que liderava suprindo necessidades somente, mas alguém que tinha uma agenda intencional para cumprir um propósito! É revelador o que Ele diz: “Pois foi para isso que eu vim”. Creio que toda liderança estratégica tem clareza de seu propósito maior. Somente líderes podem gerar líderes. Somente discípulos discipuladores podem gerar discípulos discipuladores. Jesus nos ensina que não é guiado por necessidades, mas por propósitos. Propósitos precisam de líderes, mais do que de seguidores. São os líderes que multiplicam o propósito. Seguidores podem mudar de propósito a qualquer momento, mas líderes dificilmente mudarão. No final Jesus dirá: “Vão e façam discípulos” (Mateus 28:19), o que temos compreendo que significa “discípulos que se multiplicam em outros discípulos.”

2.      Jesus desenvolveu as pessoas estratégicas

“Depois, Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis, e vieram para junto dele...” Marcos 3:13 

Era para os discípulos que Jesus revelava os mistérios do Reino e lhes explicava as parábolas. Jesus os desenvolvia!

John Maxwell diz: “líderes que atraem seguidores...desenvolvem os 20% inferiores; líderes que desenvolvem líderes...desenvolvem os 20% superiores”. Um líder que tem o potencial de multiplicar-se em outros líderes, quando foca em seguidores, gasta 80% do seu tempo lidando com necessidades infindáveis. Mas, um líder que tem potencial de multiplicar-se em outros líderes, dedicarão 20% do seu tempo em formar novos líderes resultando em 80% de impacto através deles. Foi o que Jesus fez!

 3.      Jesus se concentrou nos pontos fortes de seus discípulos

“Jesus dizia a todos: - Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.” Lucas 9:23

Jesus procurava o tipo de pessoa que valia a pena reproduzir! Como Ele fazia isso? Desafiando com exigências. Pessoas fiéis, idôneas e ensináveis. Aliás, pessoas ensináveis aceitam ser trabalhadas em qualquer área de suas vidas.

Nossa cabeça sempre tende a focar no que as pessoas não têm para que sejam líderes. Sempre pensamos em perspectiva do que falta e não do que elas têm. Claro que as competências são importantes, mas se ela for ensinável e desejosa de influenciar, poderemos ser surpreendidos. Os discípulos eram iletrados e incultos, mas estiveram com Jesus (Atos 4:13). Um dos maiores pontos fortes de uma pessoa que pode se tornar um grande líder é o espírito ensinável. Concentre-se nesses!

 4.      Jesus causou impacto nas pessoas fora do seu alcance

“Jesus lhe disse: - Você creu porque me viu? Bem-aventurados são os que não viram e creram.” João 20:29

Jesus estava falando de nós! Jesus estava falando a igreja que creria Nele. Ele orou por nós: “ – Não peço somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por meio da palavra que eles falarem.” (João 17:20). Que poderosa visão de impacto! Jesus liderou para causar impacto nas pessoas fora do seu alcance físico.

John Maxwell diz algo muito especial: “líderes que atraem seguidores, mas nunca desenvolvem líderes, ficam cansados. Por quê? Porque eles precisam lidar pessoalmente com todas as pessoas sob sua autoridade. Só poder causar impacto nas pessoas que consegue tocar pessoalmente é muito limitador. Por outro lado, líderes que desenvolvem líderes causam impacto nas pessoas que estão fora de seu alcance pessoal.”

Portanto, nossa maior responsabilidade é aumentar a capacidade de liderança das pessoas, assim como Jesus fez!

 O que leva as pessoas a se tornarem líderes?

·         10% - Dom natural

·         05% - Resultado de crises

·         85% - Influência de outro líder

Um líder que deseja multiplicar líderes de líderes,

Pastor Rodrigo

 

PARA REFLEXÃO

a)      Qual dos pontos fala mais profundamente ao seu coração?

b)      Quais são os seus maiores desafios em multiplicar líderes de líderes (discipuladores de discipuladores)?