sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Devocional 28/08/2015 - Atônito com o abominável. Não se acostume com o pecado.

TEMA: Atônito com o abominável. Não se acostume com o pecado.
TEXTO: "Ouvindo eu tal coisa, rasguei as minhas vestes e o meu manto, e arranquei os cabelos da cabeça e da barba, e me assentei atônito." Esdras 9:3

OBSERVAÇÃO
Após a chegada em Jerusalém e a oferta de sacrifícios, os príncipes chegam a Esdras e lhe relatam que o povo, especialmente sacerdotes e levitas assumiram casamentos mistos com povos pagãos fazendo o que era abominável ao Senhor. A reação de Esdras é de espanto, constrangimento e humilhação. O pecado, especialmente de líderes, mexem com este homem. Líderes que deviam ser modelos para o povo, aceitaram o envolvimento com outras culturas. A Palavra de Deus perde espaço para outros valores. O constrangimento de Esdras reside no fato de reconhecer que apesar de toda essa abominação, Deus permite o retorno do cativeiro.

PRÁTICA
O pecado não pode ser tolerado. Vivo numa época que os valores éticos do Reino de Deus e os valores da Palavra de Deus são chamados de fundamentalismo religioso. Também tenho visto sorrateiramente o pecado se tornando comum na vida especialmente daqueles que deveriam conduzir o rebanho de maneira irrepreensivel. Não quero perder o temor e a perplexidade diante dessas coisas. Não quero perder o discernimento espiritual. Devo ser como Esdras, que busca, vive a ensina a Lei do Senhor. Só assim, reagirei atonitamente pregando com convicção e graça o arrependimento.

ORAÇÃO
Pai celestial, obrigado por essa palavra. Não quero tolerar o que Tu não toleras. Ao mesmo tempo Pai, me ensine a ver com os Teuus olhos e proclamar a mensagem de arrependimento e salvação. Encha-me da Tua graça e da Tua misericórdia. Encha-me com a Tua Palavra que produz vida.