sábado, 29 de junho de 2013

Revolução de verdade no Brasil: “Ide, Pregai, Batizando e Ensinando”

Revolução de verdade no Brasil: “Ide, Pregai, Batizando e Ensinando”
Os imperativos de Jesus

Amados, temos assistido por esses dias uma grande mobilização no país. Mais de um milhão de pessoas na última quinta-feira saíram às ruas reivindicando seus direitos garantidos pela constituição brasileira. O país clama por justiça. Deus fala em sua Palavra: “Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei o opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas.” (Isaías 1:17)
Nossos jovens buscam significado em suas vidas e, por isso, querem uma causa para lutar. Parece que encontraram. Entretanto, essa mesma sociedade procura eliminar padrões de certo e errado, especialmente na área do sexo e das escolhas pessoais. Em seu livro “O que Fizeram do Evangelho”, o Pr. David Nicholas dirá: “Dizem-nos que o que é certo para uma pessoa pode ser errado para outra e vice-versa. Tudo depende da situação...Este é o dilema do mundo. O mundo se recusa a ensinar sobre moral e valores, mas depois fica chocado quando as pessoas fazem coisas terríveis para as outras. É tudo um grande mistério para eles!”
O fato é que, “assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Rm 5:12). Portanto irmãos, “não há justo, nem um sequer...” (Rm 3:10). A sociedade é contra a corrupção e eu também! A sociedade quer direitos e eu também! Porém, se essa mesma sociedade não reconhecer que está longe de Deus, estará também fora do Reino mais importante do universo: “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei” (I João 3:4) e nossa sede por justiça será apenas fruto do egoísmo e pura utopia social, assim como o socialismo.
Se queremos ver revolução de verdade no Brasil, a igreja precisa tomar uma posição: “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” (II Crônicas 7:14)
John Wesley, um dos maiores avivalistas do século XVIII e fundador movimento metodista não foi às ruas pleitear apenas direitos, mas proclamou o evangelho! Os quatro imperativos de Jesus:
Ide – Wesley contagiou a Inglaterra. Andou de cidade a cidade, mas praças e nas casas. Aonde havia um pecador, lá estava Wesley servindo pão, roupa e o Evangelho.
Pregai – Calcula-se que, em 50 anos, Wesley tenha percorrido 400 mil quilômetros e pregado 40 mil sermões, com uma média de 800 sermões por ano.
Batizando – Wesley batizou milhares de pessoas.
Ensinando – Wesley fundou o Clube dos Santos, estabeleceu pequenos grupos como meio de discipulado e crescimento espiritual. As pessoas aprenderam verdadeiramente o Evangelho.
Legado de Wesley: Além de milhares de convertidos e encaminhados para a santificação cristã, houve também obras sociais dignas de destaque, como estas:Dinheiro aos pobres (Wesley distribuía). Compêndio de medicina (Wesley escreveu e foi largamente difundido). Apoio na reforma educacionalApoio na reforma das prisõesApoio na abolição da escravatura! Atualmente, o total de membros da comunidade metodista no mundo está estimado em cerca de 75 milhões de pessoas.
Onde entra o Evangelho há uma verdadeira revolução não apenas espiritual, mas social, moral e ética! Isso sim é AVIVAMENTO!
A pergunta que me faço é: Quando a igreja se despertará para se HUMILHAR, ao invés de buscar posição entre os políticos? Quando a igreja se despertará para ORAR? “Pois, sem muitas orações e lágrimas não há avivamento – Charles Finney”. Quando a igreja vai BUSCAR mais ao Senhor do que as suas bênçãos? Quando, a igreja vai se CONVERTER DOS SEUS MAUS CAMINHOS de negociata e barganha com o Evangelho?
Irmãos em Cristo, se queremos ver uma verdadeira revolução no Brasil, ela deverá começar dentro de nossas casas e igrejas vivendo o autêntico e genuíno Evangelho. Vamos IR, PREGAR, BATIZAR e, sobretudo, ENSINAR.
Isso começa dentro de casa com as nossas crianças! Começa na igreja investindo nas nossas crianças, jovens e adolescentes. “Ensina a criança NO CAMINHO em que deve andar e quando crescer não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)

No amor de Cristo,

Rodrigo, Pr.