domingo, 8 de agosto de 2021

PRATIQUE A VIDA SIMPLES - SÉRIE RUMO AO NOVO - 08.08.21

08.08.2021 - PRATIQUE A VIDA SIMPLES

 PRATIQUE A VIDA SIMPLES

“Estilo de vida do Reino de Deus para o pós-pandemia"

Mateus 6:24-34 

“Depois da pandemia poderemos ter um período de libertinagem sexual e gastança desenfreada.” Essa é a manchete da BBC Brasil em 16 de janeiro de 2021. Eles entrevistam o sociólogo Nicholas Christakis que foi considerado pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Ele faz uma análise interessante do passo a passo pandemia e gostaria de compartilhar com você. Ele diz:

Período da pandemia - Em períodos de pandemia, as pessoas tipicamente se voltam mais para a religião, poupam dinheiro, são tomadas pela aversão ao risco, têm menos interações sociais e ficam mais em casa.

Período intermediário - “Temos que nos recuperar dos impactos sociais, psicológicos e econômicos. Milhões de pessoas estão sem emprego ou tiveram de fechar seus negócios. Muitas crianças interromperam os estudos. E muitas pessoas estarão de luto. Superar todos esses problemas não será algo rápido.” Isso dura em torno de 2 anos (2021-2023)

Período pós-pandemia (2024) - As pessoas inexoravelmente vão buscar mais interação social. Vão a casas noturnas, restaurantes, manifestações políticas, eventos esportivos. A religiosidade vai diminuir, haverá uma tolerância maior ao risco e as pessoas gastarão o que não puderam gastar. Depois da pandemia, pode vir uma época de libertinagem sexual e gastança desenfreada.

Será que a Bíblia registra fatos semelhantes? Ao olhar para a história do povo de Deus nas Escrituras, identifiquei pelo menos dois momentos.

Quando o povo sai do Egito e aguarda Moisés no Monte Sinai - O povo de Deus viveu 400 anos como escravos no Egito. Deus levanta Moisés para conduzir o povo à liberdade. No pé do Monte Sinai o povo presenciou a manifestação de Deus (Êxodo 20:18-21) e enquanto Moisés permaneceu na presença de Deus, o povo cansou de esperar por Moisés e edificaram um altar diante de um bezerro de ouro e fizeram festa. Certamente foi um culto cheio de promiscuidade e libertinagem (Êxodo 32:4-6). Após séculos clamando por um libertador e receberem o socorro de Deus, eles se desviam do Senhor. Promiscuidade e prostituição idólatra.

Período pós-cativeiro babilônico em Jerusalém - Outro momento pós-desastre é o que está registrado nos livros de Esdras e Neemias. Podemos dizer que Esdras e Neemias fizeram parte do processo de transição em que o povo retorna para Jerusalém e restauram os muros. Há um avivamento espiritual, as pessoas se voltam para Deus naquele momento de reconstrução. Entretanto, não demorou muito para que Deus os repreendesse conforme registra o livro de Ageu. O povo focou em reconstruir suas casas e gastaram muito dinheiro nisso. Está escrito: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Este povo diz: “Ainda não chegou o tempo, o tempo em que a Casa do Senhor deve ser reconstruída”. Por isso, a palavra do Senhor veio por meio do profeta Ageu, dizendo: “Acaso é tempo de vocês morarem em casas luxuosas, enquanto este templo permanece em ruínas?”. (Ageu 1:2-3). Gastança desenfreada e inversão de prioridades. Eu sou morada de Deus! O princípio deve ser aplicado à minha vida com Deus e na relação com a missão em meu lar e na sociedade em geral. 

Como queremos sair depois dessa pandemia? Antes da pandemia, já falávamos do mal do século, a ansiedade decorrente dos seguintes fatores: A vida financeira desgovernada e o hábito é viver endividado, sem liberdade financeira. A pressão da presunção a respeito das expectativas, de clientes, do patrão, do marido/esposa e filhos. Uma pressão interna pelo medo de errar, de fracassar, de perder o cliente, de perder o emprego, de perder o amigo. Então, constatamos o fato de que o outro e a preocupação excessiva com o futuro tem muita influência sobre o modo como as pessoas vivem, lideram e se relacionam de uma maneira que rouba a paz e a alegria. Será que voltaremos a falar: “NÃO TENHO TEMPO NEM PARA RESPIRAR?”

Diante de todo esse quadro surge algumas perguntas: a) Como não cair no mesmo erro do povo hebreu que edificou para si um bezerro de ouro? b) Como não cair no mesmo erro do povo pós-cativeiro que priorizou outras coisas e gastaram muito deixando Deus em segundo plano em suas vidas? c) É possível viver uma vida abundante e plena? d) Você acredita que é possível viver uma vida sem ansiedade e preocupações?

Segundo David Kornfield, vida simples é: “uma vida não complicada nem corrida que dispõe de tempo e flexibilidade para desfrutar e estender o Reino de Deus.” Uma das maneiras mais poderosas para o mundo do século XXI, de darmos testemunho no trabalho, em casa, na universidade e na sociedade em geral é o nosso estilo de vida, isto é, o estilo de vida do Reino de Deus. A pergunta é: COMO VIVER UMA VIDA SIMPLES?

Uma pessoa que vive uma vida simples possui uma fala confiável e honesta, pois sua palavra é sim sim e não não. Ela já não tem mais receio daquilo que possam pensar ao dizer não. A avidez por status e posição desaparece, porque ela não precisará mais do reconhecimento e aprovação de ninguém. Ela descobriu o seu valor e sua identidade no lugar certo. Seu desapego pelos bens é evidente e está a disposição de outros, porque ela já não está mais ansiosa e insegura quanto ao futuro.

O texto que lemos é tido por muitos como o coração da vida simples. Quero trazer alguns princípios de uma vida simples. Deus tem uma vida abundante para nós. Ele definitivamente não quer que a gente viva uma vida desordenada nesse pós-pandemia. Podemos fazer do jeito certo! Podemos seguir rumo ao no do jeito de Deus. Ele quer para nós paz e alegria no Espírito Santo. Ele quer que do nosso interior fluam rios de águas vivas. Vida simples é: “uma vida não complicada nem corrida que dispõe de tempo e flexibilidade para desfrutar e estender o Reino de Deus.”

1.No Reino de Deus o estilo de vida está fundamentado no descanso (v.25, 31 e 34)

Jesus nos ensina algo muito poderoso. Ele diz três vezes: “não se preocupem.” Preocupar-se ou andar inquieto não combina com o descanso na graça. Andar ansioso, no grego, significa “ser atraído para direções diferentes”. É estar em constante movimento sem sair do lugar e chegar em lugar nenhum. É andar com a cabeça e a visão em outros lugares, mas não inteiro no presente. Alguns dizem: “Estou tão cansado, mas não fiz nada – só pensando!”. É completamente diferente de descansar. Segunda uma psicóloga, a preocupação é um processo mental que nos tira o sono e nos consome dia a dia com dilemas a que damos importância excessiva. Como viver esse descanso rumo ao novo?

a.Considere dádiva de Deus tudo o que você possui. O sol que temos não resulta de esforço nosso, mas do cuidado gracioso de Deus. Jesus nos ensinou: “Nos dê hoje o pão nosso de cada dia” (Mateus 6:11). Davi orou: “Porque quem sou eu, e que é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de Ti, e nós só damos o que vem das tuas mãos.” (I Crônicas 29:13). Deus exorta o seu povo em Deuteronômio 8:17-18a “Portanto, não pensem: “A minha força e o poder do meu braço me conseguiram essas riquezas. Pelo contrário, lembrem-se do Senhor.” Devemos colocar a justiça própria a a autossuficiência sob o domínio de Jesus! Tudo o que temos vem Dele.

b.Reconheça que é assunto de Deus, e não nosso, cuidar do que temos e do futuro. Deus é capaz de proteger o que pôs em nossas mãos. Veja o que está escrito no Salmo 127:1-3. Com isso não quero dizer que você não vai fazer a sua parte, mas você passa a ter liberdade para confiar em Deus com relação a todas as áreas da sua vida. Isso inclui sua reputação, seu emprego etc. Lembra-se de Jó? Não adianta nada nos preocuparmos com as coisas que estão fora do nosso controle, como se vai chover amanhã ou se vamos passar em um teste ou não.

c.Viva no tempo em que Deus atua, isto é, no presente. Vejamos os verbos nessa passagem que lemos. Deus vive no kairós. Kairós significa tempo oportuno, isto é, o tempo de Deus é sempre apropriado, conveniente, adequado, exato. Veja que nesta passagem os verbos usados por Jesus quanto às preocupações estão no futuro e toda a narrativa de Jesus quanto a Deus e suas ações estão no presente. Portanto, buscar o Reino de Deus é viver o aqui e agora. As nossas expectativas sobre aquilo que esperamos que Deus vai fazer, muitas vezes tem nos cegado sobre aquilo que Ele realmente está fazendo. No Salmo 46:10 Deus diz: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”.

2.No Reino de Deus o estilo de vida está fundamentado na busca do Reino e da justiça (v.33)

Buscar o Reino de Deus em primeiro lugar. Tudo gira em torno de manter as “primeiras coisas” em primeiro lugar. Se Deus não estiver no topo de nossa agenda não existe Reino de Deus em nossa vida. Soren Kiekergaard, um filósofo existencialista e teólogo dinamarquês, filho de pastor escreveu o seguinte: “Deveria alguém arrumar um emprego adequado a fim de exercer uma influência virtuosa? Sua resposta: não. DEVEMOS BUSCAR PRIMEIRO O REINO DE DEUS. Então deveríamos distribuir todo o dinheiro que temos para dar de comer aos pobres? Novamente a resposta é: não. DEVEMOS BUSCAR PRIMEIRO O REINO DE DEUS. E quanto a sair pregando essa verdade pelo mundo, isto é, que as pessoas devem buscar primeiro o Reino de Deus? Mais uma vez, a resposta sonora é: não; DEVEMOS BUSCAR PRIMEIRO O REINO DE DEUS. Não importa o quão dignas sejam as outras preocupações, no momento, em que elas se tornam o foco dos esforços passam a ser idolatria e ocupar a nossa mente. Agora, quando o Reino de Deus está genuinamente em primeiro lugar, as questões sociais, as preocupações ecológicas, o planejamento familiar, a preocupação com o pós-pandemia e financeiro receberão a devida atenção. Então vem a pergunta: “Mas, eu não sou responsável pelas minhas escolhas e decisões?” Quando priorizamos a vida com Deus e assumimos nossa identidade em Cristo, ficamos dominados e influenciados pela natureza, prioridades e coração de Cristo de tal maneira que nossas escolhas evidenciam a influência dele. Assim sendo, você possui a mentalidade de que tudo o que você escolhe e faz, flui de um coração que buscou em primeiro lugar o Reino de Deus. A escolha é sempre sua, mas a influência Dele é evidente. Você escolhe vida. Escolher vida significa que nós tomamos decisões que permitem a graça e a cura de Deus trabalhar livremente em nossas vidas.

Rodrigo Rodrigues Lima

Pastor