domingo, 14 de maio de 2017

TEMA: Uma vida com propósitos divinos - Lucas 1:26-38

Uma vida com propósitos divinos
Lucas 1:26-38

Deus quer uma igreja ativada! Todos tem pelo menos um dom, um talento recebido da parte de Deus. Há pessoas paralisadas. Há outras que acreditam que o tempo já passou.

1.É uma vida guiada pela vocação divina (v.26-28)
Maria recebe a visitação do anjo Gabriel. Ele é enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, esta que é predita por Isaías 9:1, onde Cristo moraria como uma fonte de luz para os gentios (Mateus 4:4-16). Ela está desposada, isto é, ela tem um casamento contratado com um homem da casa de Davi e é virgem. Aprendo algumas lições preciosas quanto a uma vida com propósitos divinos.
I.Ter uma vocação divina é estar inserido na história de Deus. Gabriel é o anjo que predisse a vinda do Messias na visão do profeta Daniel (Daniel 9:25). Portanto, por este registro de Lucas Gabriel é o mensageiro que confirma a sua mensagem a Daniel, conhecido como o anjo da anunciação, o prelúdio do Messias enviado da parte de Deus. Maria é inserida na história de Deus para a Sua criação. Você tem uma vocação de Deus. Ele quer dar propósito à sua vida. Você tem uma vocação para ser inserido na história de Deus. Nós somos convidados a participar da história de Deus (Romanos 4). Deus te chama para fazer história com Ele. Ser mãe é ter uma vocação divina para marcar a história. Quando um filho é gerado, Deus deseja inseri-lo em Sua história.
II.Ter uma vocação divina é Deus agindo graciosamente na nossa história. Ela tem um contrato de casamento. Ela irá se casar, mas já terá um filho não programado pelo casal, mas por Deus. Esse filho será concebido por obra do Espírito Santo. Privilégio para Maria! Deus está agindo dentro da história dela. Algo que lhe preocupa e lhe angustia certamente, mas Ele diz: “O Senhor está com você.” Quando um filho é gerado, a nossa história muda. Deus está entrando em nossa história. Os filhos são herança do Senhor.
III.Ter uma vocação divina é ter um chamado para gerar. Por que Jesus não aparece de uma vez andando pelo deserto? a) A ordem de Deus desde a criação para o homem é “sede fecundos, crescei e multiplicai-vos.” Gerar sempre esteve no coração de Deus. b) Porque Cristo é o homem perfeito que vem para restaurar a imagem de Deus nos tornando filhos e férteis para Deus (Romanos 5:12-21)
Pergunto: O que Deus tem falado com você e o que você tem feito a respeito disso? Você consegue discernir a história de Deus em sua vida? Você consegue ver Deus inserido em sua história?

2.É uma vida guiada pela agenda divina (v.29-33)
Maria não é apenas vocacionada, mas recebe uma agenda divina. Ao receber a agenda divina, a sua vocação, ela fica profundamente preocupada, perplexa. A saudação é “Alegra-te, muito favorecida.” O que vem por aí? A agenda de Deus para Maria. Ela sente medo! Ela fica perturbada. 
I.Sem alegria não vivemos plenamente a agenda de Deus. a) Alegra-te! Seu casamento será perturbado; b) Alegra-te! Você ouvirá choros em Belém; c) Alegra-te! Você será obrigada a viver no Egito; d) Alegra-te! Você verá seu filho sofrer; e) Alegra-te! Você verá seu filho morrer. Viver a agenda de Deus confronta nosso conforto, mas o seu propósito eterno se cumpre. Alegra-te! Ele ressuscitará; Alegra-te! Ele salvará a muitos; Alegra-te! Ele é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores! I Coríntios 2:9   
II.A benção de Deus é sobre aqueles que vivem a sua agenda. Maria é abençoada por Deus. Ela está debaixo do favor de Deus. Não existe lugar mais abençoado do que viver os propósitos de Deus. Você quer ser uma pessoa abençoada de verdade? Não fuja do que Deus tem preparado para você.
Pergunto: Você é alegre por entender que tudo o que você está vivendo reflete a agenda de Deus em sua vida? Você se vê uma pessoa debaixo do favor de Deus? Por quê?

3.É uma vida guiada por verdadeiros milagres divinos (v.34-37)
Maria está ganhando clareza do propósito de Deus para a sua vida. Quando lançada diante deste desafio, ela pergunta como se dará? Ela é virgem! Como gerar um filho? Há poderosos princípios aqui para sermos igreja que gera filhos espirituais e cumpre o propósito divino:
I.Quando Deus chama, Seu Espírito Santo nos envolve com o Seu poder. Isso ocorre com todos que correspondem ao chamado de Deus e desejam viver seus propósitos. Esse é o grande milagre. Deus capacita aqueles a quem Ele chama para que reconhecem a Sua glória.
II.Gerar filhos para Deus é uma parceria, uma obra do Espírito Santo. Ser Filho de Deus é ser gerado por Deus. Deus usa uma mulher para gerar nela o Seu Filho. Hoje Deus usa a Sua igreja para gerar por meio do Seu Espírito. Salvação é o maior de todos os milagres, o lavar regenerador do Seu Espírito, o novo nascimento. Ser Filho de Deus!
III.Porque para Deus não há nada impossível. O Deus que chama, é o que Deus que faz o impossível em sua vida e em seu ministério assim como fez Maria.
Pergunto: Sua vida guiada por propósitos divinos tem sido uma vida envolvida com o Seu poder? Você tem experimentado o impossível de Deus? Você tem fé?

4.É uma vida guiada pelo o “eis-me aqui” (v.38)
Após receber a poderosa visitação do anjo de Deus. Ouvir acerca da agenda definida por Deus. Após ouvir a respeito dos milagres que Deus fará por meio do Seu Espírito, mesmo ciente de todos os riscos envolvidos, corajosamente aquela jovem mulher diz: “Aqui está a serva do Senhor”.
I.Deus não nos pede uma parte da nossa vida, mas Ele quer uma entrega total. Maria sabe que sua história de vida está tomando um rumo para sempre. Não dá para viver o propósito de Deus por um ano, por alguns meses e dias. É uma história de vida. Uma jornada rumo à eternidade com legados aqui.
II.A verdadeira entrega gera um cântico de louvor. O que vemos aqui é verdadeira gratidão a Deus. Veja Lucas 1:46-56
Pergunto: Você tem gratidão no coração por estar respondendo ao chamado de Deus para a sua vida?


Rodrigo Rodrigues Lima, Pastor