domingo, 2 de agosto de 2020

Culto 02.08.2020 CHAMADOS PARA ESTAR COM ELE

02.08.2020 - Chamados para estar com Ele

CHAMADOS PARA ESTAR COM ELE

Estamos completando quase 5 meses de interrupção dos nossos cultos presenciais.

Muitas pessoas aproveitaram esse momento para crescer e outros experimentaram declínio, especialmente espiritual.

Muita gente perdeu algo. Perdeu algum ente querido, perdeu o emprego, perdeu poder aquisitivo, perdeu até mesmo o ânimo, o gás. Outras ganharam! Portas foram abertas, oportunidades surgiram, enfim.

Entre ganhos e perdas, a vida de um verdadeiro de discípulo de Jesus é sustentada pela palavra de Deus e ainda que ele se veja sem eixo por um instante, o Espírito Santo o faz lembrar que “todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus”. 

Esses quase 5 meses serviram para relevar o que está centro de cada um dos nossos corações.

Estamos pensando na recuperação da economia! Estamos pensando no retorno das instituições de ensino. Estamos pensando em procurar trabalho. Estamos pensando no retorno das atividades da igreja e da vida em geral. Em outras palavras estamos pensando na nossa missão. Alguns não pararam, mas foram afetados e desacelerados. Enfim, um sentimento de retorno aos relacionamentos, às atividades, aos projetos já está pulsando. Para aqueles que apenas desaceleram o ritmo, como retomar o ritmo?

Mas, como devemos voltar à missão? Como devemos voltar à rotina, ainda que não totalmente?

Jesus caminhava com as multidões e destacava dentre as multidões pessoas específicas para caminhar com ele. Entretanto, nos primeiros 18 meses do seu ministério pessoas iam e vinham. Entretanto, na segunda fase de seu ministério uma nova etapa se iniciava. Essa etapa pode ser descrita no texto que lemos. Antes de seus discípulos serem designados, isto é, iniciarem a missão, o primeiro grande convite foi para estar com Jesus! Pensando nessa perspectiva é que desejo convidar a refletir sobre o convite de Jesus. Antes de voltarmos às nossas atividades, às nossas agendas e tomar decisões.

1.      Jesus está no monte

Para um momento muito crucial do seu ministério, Jesus se retira do meio da multidão. Jesus para suas atividades por um momento para ouvir o Pai. Aqui, seu relacionamento com será redefinido. Por que no monte? 


a)      Deus proveu a Abraão. Monte é lugar de provisão. Jesus sabe que lá o Pai proverá as pessoas para a sua missão; 


b)      Deus se revelou a Moisés e Elias. Monte é lugar de encontro divino. Ali no monte está aquele que é maior que Moisés e Elias No Monte Horebe ocorreu a chamada de Moisés. É ali que Jesus vai chamar para junto de si os seus vocacionados. 


c)      Deus dá os 10 mandamentos a Moisés. Monte é lugar de revelação da vontade de Deus, a sua Palavra. No Sinai o povo recebe os mandamentos de Deus.

Jesus se retira para o monte para orar e ali ele passou a noite orando! Antes de dar uma missão aos seus discípulos e designá-los, Jesus Está ouvindo o coração do Pai. Deus está nos chamando para o monte! Antes de voltarmos à rotina, a uma nova agenda, precisamos estar no monte. É lá que Deus lhe dará a provisão, você terá um encontro divino e receberá a revelação que precisa.

2.      Jesus chama para junto Dele

Uma das coisas mais poderosas que esse tempo amarrou foi o ativismo. Muitas pessoas descobriram que o ativismo não agregou nada em suas vidas. Muitos que vivem uma fé a base emoções e ativismo estão fracos. Mas, ouça o convite de Jesus. Antes de fazer e fazer e fazer, Jesus disse para seus discípulos: “Venham estar junto de mim”.

Me lembro de uma vez o Pastor Kevin Mannoia pregando em nossa igreja sobre esse convite de Jesus. Ele dizia: “Jesus nos chama para dar um rolê”.

É exatamente isso que Jesus deseja meu amado irmão. Jesus deseja estar com você.

Por que Jesus chama os doze para estar com Ele? Porque Jesus queria influenciá-los. Jesus deseja colocar em nós a sua nova natureza. Por isso, o convite Dele é para que sejamos seus discípulos.

Discípulo é aquele que responde com fé e obediência o chamado misericordioso de seguir Jesus Cristo. Discipulado é um processo incessante de morrer para o “eu” e permitir que Jesus Cristo se torne vivo em nós.

No amor de Cristo,

Pastor Rodrigo