sábado, 3 de abril de 2021

03.04.2021 - TEMA: Rejeite a dúvida

TEMA: Rejeite a dúvida

TEXTO: “Mas a serpente, mais astuta que todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: - É verdade que Deus disse: ‘Não comam do fruto de nenhuma árvore do jardim’”. Gênesis 3:1

OBSERVAÇÃO

A pergunta da serpente tem como propósito colocar em dúvida a palavra dada pelo próprio Deus.

Existem pelo menos três momentos em que o povo de Deus é colocado à prova. A tentação, a tribulação e a aparente demora do cumprimento de uma promessa. Nesses três momentos Deus parece se ausentar do ambiente, mas, na verdade a Sua Palavra é suficientemente fiel e verdadeira para que o Seu povo saiba que Ele está presente e não ceda às tentações, não fraqueje nas tribulações e não descreia de Suas promessas.

É nela que Adão e Eva deveriam se guiar, assim como Jesus se deixou guiar para vencer a tentação no deserto. É no Deus fiel às Suas promessas que levou Noé a cortar madeiras por mais de cem anos, sem nunca ter visto uma gota de chuva desde então. É no Deus fiel às suas promessas que Abraão andou por longos caminhos e por muitos anos até o cumprimento da promessa na vida de uma esposa idosa e estéril. Tudo o que eles tinham na caminhada, era a promessa, a palavra dada por Deus.

PRÁTICA

Entre experiências e promessas, existe um processo de desenvolvimento e maturação da minha obediência e da minha fé. Ao receber uma palavra dada por Deus, ainda que o caminho esteja nebuloso e Deus pareça estar ausente, devo me apegar à Palavra, à promessa. Nunca me esquecerei da pregação do Bispo Cecílio: “Pastor Rodrigo, continue a cortar madeiras”. Quando tudo parece estar fora de controle, lento ou distante, o servo de Deus deve continuar cortando madeiras. Quando tudo parece fora de controle, lento ou distante, a palavra de Deus e suas promessas são suficientes para eu seguir perseverando? Sim!

ORAÇÃO

Querido Pai, obrigado por essa preciosa palavra poderosa que fala profundamente ao meu coração. Que eu continue a cortar madeiras! Dá-me discernimento e sensibilidade para que eu não abrace qualquer semente maligna de dúvida enquanto minha fé e obediência são amadurecidas e consolidadas. Ajuda-me a ser fiel e obediente à sua Palavra em meus processos.