segunda-feira, 26 de abril de 2021

26.04.2021 - TEMA: Semeie onde Deus o colocou

 TEMA: Semeie onde Deus o colocou

TEXTO: Sobreveio fome à terra, assim como tinha acontecido nos dias de Abraão. [...] O Senhor apareceu a Isaque e lhe disse: - Não desça ao Egito. [...] Isaque, pois, ficou em Gerar. [...] Isaque semeou naquela terra, e no mesmo ano, recolheu cem por um, porque o Senhor o abençoava. Ele enriqueceu, continuou prosperando, ficou riquíssimo.  Gênesis 26:1-2; 6; 12-13

 OBSERVAÇÃO

Isaque teve a mesma experiência de seu pai. A fome veio à terra e ele procura um lugar para se estabelecer. O Egito é o lugar mais seguro naqueles tempos por ser o maior império e ter melhores condições para atender as pessoas em tempos de fome. Deus, porém, fala com Isaque e ordena que ele permaneça em Gerar e não desça ao Egito. Isaque faz aliança com Abimeleque e começa a semear na terra de tal maneira que começa a prosperar. O Egito representa a estabilidade humana, o mundo das oportunidades e da segurança. Mas, foi permanecendo em Gerar, isto é, o lugar da obediência e da fidelidade a Deus, que Isaque avançou em sua vida.

 PRÁTICA

Quantas vezes eu quis descer ao meu “Egito”, mas Deus me ordenou a permanecer e a semear onde Ele me plantou. Tenho prosperado ministerialmente, espiritualmente e não tenho falta de nada. O que essa palavra fala comigo é que devo permanecer em Gerar e renovar as minhas alianças. Devo seguir semeando e confiando no Deus da promessa.

 ORAÇÃO

Deus, obrigado por essa preciosa palavra. Pelo a ti auxílio para seguir fiel ao Senhor em “Gerar”. Fale profundamente ao meu coração de maneira que eu não me veja atraído pelo Egito. Confio na Tua bondade e na Tua fidelidade.