domingo, 11 de abril de 2021

SÉRIE ESPERANÇA NA BALANÇA | 11.04.2021 - LOCKDOWN

11.04.2021 - LOCKDOWN. Uma libertadora esperança

LOCKDOWN. Uma libertadora esperança

Lucas 24:33-53; João 20:21-22

O que é lockdown? Falou-se e se fala tanto em lockdown nesses tempos de pandemia. Lockdown é uma palavra inglesa que significa confinamento. Ficar preso.

A passagem que lemos é um relato de lockdown. Os discípulos de Jesus estão confinados. Estão sem esperança. Cada discípulo apresenta um estado emocional similar ao que temos enfrentado. Devido à morte de Jesus, eles estão confinados por medo de morrerem. Estão tomados de incredulidade. Estão magoados. Estão decepcionados. Estão ansiosos e aflitos. Terrível é a condição de confinamento desses discípulos.

Entretanto, sinais de esperança começam a se manifestar. No contexto desta passagem, temos o relato dos discípulos que estavam a caminho de Emaús. Seus corações voltaram a arder e imediatamente eles voltam para Jerusalém. Eles querem se encontrar com os onze e outros para declarar que se encontraram com o Mestre ressurreto. Enquanto eles declaravam o que viram, Jesus se põe no meio deles.

1.      Jesus declara a paz aos discípulos (v.36)

Os discípulos estavam assustados, com medo e desconfiados (v.38) – Os discípulos estavam com as portas trancadas porque estavam com medo dos religiosos judeus. As autoridades religiosas haviam executado o mestre deles. Eles estavam assustados com tudo o que havia acontecido havia três dias. Eles estavam com medo de morrer. Eles se puseram em lockdown, isto é, em confinamento temendo. Os discípulos que voltam de Emaús testemunham de seu encontro com Jesus. Ele está vivo. “Como assim Jesus está vivo?” Mas, Jesus se põe no meio deles. Certamente, eles ficaram mais assustados, com medo e desconfiados diante de tudo o que viveram.

Os discípulos estavam resistentes em crer (v.41) – Os discípulos haviam experimentado um profundo trauma: a crucificação e, com isso, os sonhos e projetos que Jesus havia estabelecido com eles. Nem mesmo aquele momento de êxtase fora suficiente para que eles cressem em Jesus. Alguns estão magoados outros estão ansiosos e outros decepcionados.

Você está assustado, com medo, desconfiado e resistente em crer? Haverá momentos de lockdown no sentido mais metafórico da palavra. São Paulo não experimentou um lockdown total, mas muitas pessoas estão vivenciando um lockdown emocional e espiritual. Estão em um estado de dormência da fé. É comum que tenhamos alguns momentos de esfriamento, mas não é normal permanecer nesse estado. Isso gera uma espécie de insensibilidade no tocante à sua real condição de frieza. Uma dormência é gerada. Quem dorme, dorme a noite, em trevas. Falta a esses a verdadeira paz. A dor, o sofrimento, o deserto é um momento crucial para os discípulos de Jesus. Mas, se permanecer nessa condição por muito tempo, o medo e a incredulidade podem endurecer e esfriar de vez o coração a ponto de nem mesmo o testemunho de outros despertar você.

Um encontro com Jesus precisa ser de forma bem real e pessoal. (v.45) Veja que o evangelista Lucas, que tem uma postura de registrar os fatos de forma mais detalhista, revela que o êxtase não é suficiente, mas a compreensão precisa ser aberta. O encontro com Jesus precisa alcançar não apenas nossas emoções, mas deve alcançar todo o nosso ser. Só assim é que estaremos aptos para lidar com o caos e sair do confinamento. O entendimento é aberto pelas Escrituras. A fé vem pela Palavra de Deus. É a Palavra de Deus que aquece o coração. Um encontro real com Cristo vem de uma profunda experiência com as Escrituras.

Jesus declara paz (v.36). No evangelho de João está registro duas vezes que Jesus declara a paz (João 20:19; 21). O que é paz? A paz que Jesus declara vem do termo hebraico SHALOM. A SHALOM é muito mais do que ausência de guerra. Shalom vem de uma palavra parecida, SHALAM. Shalam significa estar completo, estar concluído. Pagar uma dívida. Estar inteiro. Intacto. A palavra SHALOM significa estar seguro, estar em perfeita harmonia e equilíbrio. Quando Jesus se põe no meio de homens assustados, medrosos, ansiosos, decepcionados, cheios de dor e confinados, esse Jesus declara SHALOM! Jesus não os condena, mas traz sobre eles a paz. “Eu trago segurança para vocês.”

Sabe o que Deus quer falar conosco hoje? Você está confinado dentro de sua alma, preso aos temores e às inquietações do futuro diante do caos do momento? Está resistente em crer? Jesus declara: PAZ SEJA CONVOSCO! Jesus declara aos discípulos e a nós. “Eu trago segurança para vocês! Fiquem tranquilos!” O que é necessário fazer? Jesus se faz presente por meio de Sua neste momento. Ele entrou aí e ultrapassou os muros de seu confinamento em sua mente. Cabe a você responder à Presença Dele com Fé. Se expor à Palavra que abre o entendimento. Até quando ficará confinado? Saia desse confinamento emocional.  

A paz de Jesus traz uma libertadora esperança!

2.      Jesus restaura a alegria dos discípulos (v.50-53)

Jesus os leva para fora, os conduz a Betânia e os abençoa. (v.50) Jesus rompe com o confinamento. Chega de lockdown para os discípulos. Observe que Jesus só abençoa quando estão fora daquele ambiente de medo, desconfiança e descrença. Eles vão até Betânia juntos. Quero fazer um paralelo entre Jerusalém e Betânia. Esse trajeto é muito mais do apenas uma distância de 3 quilômetros.

a)Jerusalém desprezou o tempo da visitação de Jesus; em Betânia, Ele foi honrado com honra digna de um Rei. b) Em Jerusalém, Jesus recebeu sentença de morte; mas em Betânia, foi revelado que Ele tem poder sobre a vida e a morte ao ressuscitar Lázaro. c) É em Jerusalém Jesus é chamado de Belzebu e sua presença não é bem-vista pela liderança religiosa; mas em Betânia, uma mulher (Maria) lhe diz: (Jo.11:32) “Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido”. d) Em Jerusalém, vemos Jesus agitado no átrio do Templo pelo que via; mas em Betânia, o vemos na sala da casa de seus amigos se dispondo a eles. e) Foi de Betânia (Jo.12:1-2) que Jesus partiu para a sua última semana antes da crucificação em Jerusalém; depois de seus amigos terem preparado um jantar para Ele. Em (Lc.24:50-51) Mas, é para Betânia que Jesus leva os seus discípulos e lhes restaura a alegria, os abençoe e é elevado aos céus.

Jesus quer nos levar para Betânia. Em Betânia você reconhece honra o Rei. Em Betânia Ele ressuscita seus sonhos. Em Betânia ele é desejado por você. Em Betânia Ele é seu amigo íntimo. Em Betânia você vê o Cristo ressurreto e glorioso. Venha para Betânia com Jesus porque Ele quer restaurar a Sua ALEGRIA.

A alegria da presença de Jesus é a marca de quem experimentou uma libertadora esperança!

3.      Jesus sopra o Espírito Santo sobre os discípulos (João 20:21-22)

Jesus envia os discípulos. Não devem ficar confinados. Há uma missão! Há um chamado s cumprir. Somos enviados de Deus para o mundo. Herdamos o mesmo legado e missão de Jesus. Recebemos a cura de Jesus? Recebemos a paz de Jesus? Recebemos o Espírito Santo! Recebemos o perdão de Jesus.

Aqueles homens, por um instante, estavam como vales de ossos secos. Um vale de sonhos enterrados. Um vale de um exército morto. Mas, assim como Deus levantou o profeta Ezequiel e profetizou sobre o vale e soprou sobre aquele lugar levantando um exército, Jesus sopra sobre eles o Espírito Santo.

O Espírito Santo habita em nós. Temos esse sopro de vida. Temos essa autoridade.

O Espírito Santo é a marca de quem experimentou uma libertadora esperança!

No amor de Cristo,

Pastor Rodrigo Rodrigues Lima


11.04.2021 - TEMA: O poder da unidade

TEMA: O poder da unidade

TEXTO: “Eis que o povo é um, e todos têm a mesma língua. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo o que planejam fazer.” Gênesis 11:6

OBSERVAÇÃO

Apesar de ser um trecho que aborda a rebelião do homem, Deus mostra que existe um poder quase que irrestrito na unidade, que precisará, neste caso, de sua intervenção. Para um povo unido que fala a mesma língua não encontrará resistências aos seus planejamentos.

PRÁTICA

Esse texto me encoraja a perseguir a unidade em tudo o que estou engajado. Ter um mesmo objetivo, um mesmo coração, uma mesma energia e uma mesma língua derruba toda e qualquer restrição aos planos e projetos. Também sinto que devo ajudar minha liderança a buscar em Deus essa unidade poderosa.

ORAÇÃO

Obrigado Senhor por essa rica Palavra. Peço a Ti que me ajudes a viver a Tua visão e os Teus propósitos levando outros a fazerem o mesmo. Dá-nos um só coração. Ajuda-nos a falarmos a mesma língua, a Tua língua.