domingo, 2 de maio de 2021

SÉRIE REFORMA EM FAMÍLIA | 02.05.2021 - O TRABALHO E A FAMÍLIA

02.05.2021 - TEMA: O trabalho e a família. O divino equilíbrio - Salmo 127

O trabalho e a família. O divino equilíbrio

Salmo 127

Segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) o Brasil ocupa a 32ª posição na lista dos países com melhor equilíbrio entre vida e trabalho. O primeiro é o Países Baixos, seguido pela Itália e Dinamarca. Essa lista considera a quantidade de horas trabalhadas como fator determinante para o equilíbrio. O indicador leva em consideração que longas horas de jornada de trabalho pode prejudicar a saúde, pôr a segurança em risco e aumentar o estresse porque quanto mais as pessoas trabalham, menos tempo têm para outras atividades, tais como lazer, alimentação ou sono. O Brasil não está tão mal na média mundial, aliás está dentro da média mundial.

Conciliar o trabalho com o cuidado das famílias, no entanto, representa um desafio significativo para as mulheres em todo o mundo. Tanto homens quanto mulheres da maioria dos países e territórios pesquisados mencionam o equilíbrio entre trabalho e família como um dos maiores problemas enfrentados pelas mulheres.

O Brasil segue a tendência mundial de uma inserção cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho. Hoje, cerca de 40% das mulheres contribuem com a renda do lar no Brasil.

No final das contas, o que nos impulsiona a trabalhar e pode nos levar a alguns desequilíbrios são três das nossas preocupações mais universais: o anseio por construir, a busca por segurança e a necessidade de ter estabilidade na vida. Se não nos atentarmos claramente para as motivações pelas quais trabalhamos, poderemos cair em pelo menos três armadilhas: a) Ser um workaholic. Um workaholic é um viciado em trabalho que se esquece da família sob o pretexto de construir para a família. Confesso que durante muito tempo da minha vida me enquadrei nesse perfil; b) Foco no sucesso profissional em detrimento de edificar um lar. Essas pessoas vivem sob a tirania do “OU”. “Ou eu foco na minha carreira ou eu penso em ter filhos”. Essas pessoas desconhecem ou nunca foram incentivadas a viverem sob a genialidade o “E”, sob o princípio da abundância: A dedicação a uma coisa não exclui completamente a atenção a outra. Quem regula essa gangorra e a intensidade da sua energia é você. c) Existe a pressão financeira na busca por um padrão de vida que sacrifica a saúde emocional e a edificação do casamento e dos filhos por status.

Como construir, ter segurança e estabilidade na vida sem que isso seja às custas da edificação do seu lar? Onde encontrar o equilíbrio para que você não se torne um workaholic, crise uma dicotomia entre trabalho e família ou viva segundo a pressão deste mundo sob a tirania da urgência e do ter? O que a Palavra de Deus pode nos ensinar a respeito desse tema?

A busca desenfreada por sucesso, status, bens e fama acaba vendando nossos olhos para os maiores presentes que Deus nos concede, que se encontram na nossa sala de estar. O que adianta construir casas quando falhamos na edificação de um lar? Por que trabalhar incansavelmente sem curtir o fruto do nosso trabalho em companhia dos nossos amados?

O Salmo 127 é uma curta poesia que seleciona três das nossas preocupações mais universais – a construção, a segurança, a estabilidade de vida – e nos leva a perguntar o que tudo isto significa, e a quem os devemos. Este salmo está dividido em duas partes, mas unidos por uma poderosa mensagem. A primeira revela a futilidade de construir um lar com autossuficiência, e não na dependência do Senhor; a segunda lembra os pais de que uma das formas principais pela qual Deus nos abençoa são os filhos.

Este Salmo nos oferece o antídoto para o tão desejado equilíbrio entre trabalho e família. Ele nos oferece a orientação divina para termos uma vida pessoal e familiar saudável. Não tenho a pretensão de lhe dar uma fórmula, mas lhe oferecer princípios nos quais você submeterá o seu coração para avaliar e diagnosticar o que você precisa fazer para ter uma vida plena e saudável equalizando trabalho com família.

Deus tem o melhor para a sua família. Por isso, vamos às lições que este salmo nos apresenta para buscarmos o tão desejado equilíbrio. Hoje focaremos apenas na primeira parte e no próximo sermão abordaremos a segunda parte. O princípio é:

O divino equilíbrio entre trabalho e família consiste numa consciência de que Deus é quem dá significado e valor a tudo o que você faz (v.1-2)

Esses versículos abordam as três preocupações universais: construção – “edificar a casa”, segurança – “guardar a cidade” e estabilidade na vida – “levantar de madrugada e conseguir o pão”.

O texto não diz que não devemos construir, descuidar da segurança e nem sermos relaxados com a nossa estabilidade na vida. Mas, o texto nos mostra claramente onde está o problema: na palavra “vão”. Essa palavra no original aparece três vezes, mas a terceira foi traduzida em português pela palavra “inútil”. O que quer dizer “vão”? Você já assistiu aquele filme chamado “O diabo veste prada”? Andy é uma aspirante a jornalista que acaba caindo de paraquedas em um estágio na Runway, ganha a confiança da sua chefe, se adapta ao trabalho, mas às custas de seus relacionamentos mais preciosos que são os amigos e o seu namorado ela cresce. Um belo dia ela encontra sua chefe chorando por problemas familiares. O filme é muito bom. Na minha leitura, o filme expõe a futilidade que é aquele mundo. O glamour e todas as conquistas são construídos ao custo de relacionamentos conjugais fracassados, filhas rebeldes devido a ausência de sua mãe e um vazio existencial que se busca preencher com status. A pergunta é: “Para onde isso me levou?” Cheguei ao topo e estou sozinha.

O texto não questiona o resultado. O texto diz que o resultado vem: “Você comerá o pão”, e o essencial? O que você edificou? Valeu a pena? O autor diz: ‘Se é só isso, então, é vazio. É vão. É inútil.

a)      Construção vã e segurança vã

A construção e a segurança vã são aquelas feitas na autossuficiência. Reforço que o texto não condena a construção do futuro, o planejamento, a organização, não! Mas, o texto diz: “Se o Senhor não edificar, é vão”. A grande questão é ter a consciência de mordomia cristã com relação ao seu trabalho. A construção do seu futuro, a edificação da sua carreira deve nascer de um profundo significado de quem você é em Deus. Para te ajudar, responda as seguintes perguntas: a) Deus é honrado na maneira como administro o meu tempo entre o trabalho e a minha vida pessoal? b) Os princípios que nascem da minha relação com Deus são suficientes para recusar uma promoção que pode significar o fracasso do meu casamento e do meu relacionamento com os meus filhos?

Se Deus e os valores do Reino de Deus não forem considerados em primeiro lugar, minha construção será vã. Da mesma forma a segurança. Depositamos em Deus a confiança quanto à nossa segurança.

Veja bem, há momentos na vida que surgem crises. Às vezes precisaremos trabalhar muito mais por conta do dia mal, mas ele é um momento e um fator externo a nós. O que tratando são os fatores internos, pois, eles são nocivos e injustificados. Qual é a sua motivação em tudo o que faz? Você pode ter uma casa boa, um carro bom, uma boa roupa e não há problema nisso. O problema é quando isto começa invadir outras áreas essenciais de sua vida como a sua relação com Deus, com seu cônjuge e seus filhos.

b)     Estabilidade na vida vã

O terceiro “vão” do texto descreve o trabalho duro de se arrastar da cama antes do nascer do sol, ficando até depois que todos os outros trabalhadores já foram para casa. O nosso pão passa a ter um gosto de bolor quando produzido em meio à ansiedade e na força do braço. Eclesiastes 2:18-26 se dedica a descrever a vaidade do trabalho. E o autor dirá nos versos 23-24: “Porque todos os seus dias são cheios de dor, e o seu trabalho é desgosto; nem de noite o seu coração descansa. Também isto é vaidade. Não há nada melhor para o ser humano do que comer, beber e fazer com que a sua alma desfrute o que conseguiu do seu trabalho. No entanto, vi também que isto vem da mão de Deus”. Veja onde está o segredo da verdade estabilidade! Se você trabalha feito um louco e não prioriza a sua família, logo, você não experimentará descanso e tudo o que você constrói é sem sentido e sem significado. Da maneira de Deus, você terá equilíbrio para viver paz no lar e desfrutar do seu trabalho com contentamento. Deus concede sono e descanso para os seus amados, e por implicação, Deus dá o sustento. Se você está longe de Deus em seu coração, está perdendo tempo e correndo atrás do vento. Interrompa hoje esse círculo vicioso. O salmista também ensina que Deus quer que a paz, e não o estresse, reine no lar. Tudo que rouba essa paz — dívidas, que muitas vezes é fruto de cobiça e indisciplina; excesso de trabalho; falta de coerência e disciplina dos filhos — tudo isso deve ser afastado do lar onde Deus reina.

Esse salmo nos alerta para o perigo das prioridades invertidas.

Ele nos mostra que Deus nos presenteia com a família, que precisar ser valorizada e bem cuidada, na dependência total dele. Em vez de termos o trabalho como um ídolo, devemos ser responsáveis e diligentes no serviço, mas sem perder de vista o propósito do trabalho. Devemos trabalhar para viver, e não viver para trabalhar. Trabalhamos para glorificar a Deus e curtir a nossa família. Deixar de curtir a família para poder trabalhar está fora do propósito de Deus.

Em termos práticos, quero convidar você a avaliar seu coração e a sua relação com o trabalho e sua família.

Veja algumas boas práticas:

Crie um ritual em família. Pode ser o café da manhã, todos juntos, sem celular. Uma maneira de começar bem o dia. Se sua família não consegue se reunir pela manhã, você pode escolher o jantar.

Deixe as horas de trabalho mais efetivas. Com isso você libera espaço para horas de lazer.

Ao chegar em casa, fique de 2 a 5 minutos em silêncio antes de começar a fazer outras coisas. O banho pode ajudar a desconectar de um modo e conectar no outro.

Não leve trabalho pra casa. Mas se levar, estabeleça um local fora do quarto para trabalhar e um limite de horário.

Coloque as suas preocupações no papel. Tire as coisas da sua cabeça, entenda o que precisa de fato ser feito naquele momento e o que pode esperar amanhã e faça um pacto com você mesmo para só resgatar aqueles itens no dia seguinte ao sair para trabalhar.

No amor de Cristo,

Pastor Rodrigo Rodrigues Lima

 


02.05.2021 - TEMA: Peniel

TEMA: Peniel

TEXTO: Jacó deu àquele lugar o nome de Peniel, pois disse: Vi Deus face a face, e a minha vida foi salva.  Gênesis 32:30

OBSERVAÇÃO

Jacó, direcionado por Deus, volta para a sua terra e sabe que precisará se encontrar com o seu irmão. Ele havia deixado para trás seu irmão magoado por o haver enganado. Agora, ele retorna e neste processo Deus concluindo o seu processo de modelagem do caráter deste homem. No vau de Jaboque Jacó terá um transformador encontro com Deus. Em seu Peniel, Jacó é batizado de Israel.

PRÁTICA

Eu recebi um novo nome ao renascer em Cristo. Minha identidade é de filho de Deus. Tenho a mente de Cristo e vivo segundo àquele que me vocacionou. Diante dos desafios e dificuldades, devo sempre ter a consciência de que quem me define é Deus.

ORAÇÃO

Querido Deus, peço-te que me auxilies a permanecer firme em minha identidade. Em Cristo Jesus sou nova criatura e tudo o que sou e faço nasce dessa convicção divina. Sou grato por Sua bondade e fidelidade para com a minha vida. Em ti deposito toda a minha esperança.