terça-feira, 4 de agosto de 2015

Devocional 04/08/2015 - A Casa de Deus!

TEMA: A casa de Deus!
TEXTO: "[...] edifique a Casa do Senhor [...]" Esdras 1:3

OBSERVAÇÃO
Após a queda do império babilônico, Deus desperta Ciro, rei da Pérsia, a edificar a Casa de Deus (templo) em Jerusalém, de maneira que se cumpre a Palavra de Deus proferida na boca de Jeremias marcando o fim do exílio. O que autentica o fim do exílio, portanto, é o mesmo que simbolicamente autentica o início dela, a Casa de Deus. Nabucodonosor profana o templo, o que marca a quebra da Aliança do povo com Deus, porém, Deus desperta Ciro, que a edifica, mostrando que Deus dá o passo inicial na restauração da aliança com o Seu povo usando um rei ímpio. 

PRÁTICA 
Deus sempre quis habitar no meio do seu povo. No tempo da lei Ele ordenou que Moisés fizesse um tabernáculo e nos tempos de Cristo, Ele "tabernaculou" entre nós, porém, por meio do Seu Espírito agora Ele habita em mim. Eu sou casa de Deus. Deus me chama a edificar a Sua Casa. Sua casa não é o prédio da Igreja, mas a Igreja, isto é, as pessoas. Sou chamado a investir em pessoas e, assim, edificar a Casa de Deus, pois, Ele não habita em templo feito por mãos humanas. Eu sou Templo do Espírito Santo. Sou pedra viva com Sua Igreja edificada sobre Cristo e sou chamado a edificar casas para Deus evangelizando, cuidando, treinando e enviando.

ORAÇÃO
Querido Pai, que privilégio é ser Tua casa. Teu Espírito habita em mim. Usa-me para edificar casas para Ti. Usa-me para investir em pessoas mais e mais para que Tu habites plenamente em nós.