domingo, 26 de setembro de 2021

O MAIOR DRAMA, O MAIOR AMOR E O MAIOR PRESENTE DO MUNDO - SÉRIE REDESCUB...

O MAIOR DRAMA, O MAIOR AMOR E O MAIOR PRESENTE DO MUNDO - Efésios 2:1-10

 

O MAIOR DRAMA, O MAIOR AMOR E O MAIOR PRESENTE DO MUNDO

Efésios 2:1-10

Vimos no contexto anterior que Paulo ora para que os olhos do nosso entendimento sejam iluminados para que saibamos qual a esperança da nossa vocação, a riqueza da nossa herança nos santos e a suprema grandeza do poder Deus que operou em Cristo. Cientes disso, podemos compreender melhor o que Ele operou em nós por meio desse poder que operou em Cristo. Vamos ver qual é o maior drama, o maior amor e o maior presente do mundo.

 

1.    O maior drama do mundo (v.1-3)

 

O maior drama do mundo é que o ser humano sem Cristo está morto. Por quê? Porque a origem dessa morte consiste nas transgressões e pecados, o salário do pecado (Romanos 6:23). Quando olhamos para os jornais, vemos a escalada dos problemas econômicos (o crescimento populacional, a má utilização dos recursos naturais, a inflação, o desemprego, a fome); os conflitos sociais (o racismo, o nacionalismo que rejeita o estrangeiro, a luta de classes, a desintegração da vida familiar); a ausência de orientação moral (o que leva à violência, à desonestidade, e à promiscuidade sexual). Buscamos um culpado. Mas, por que tudo isso? Porque o ser humano está morto! Esse é um diagnóstico do homem caído na sociedade caída em todos os lugares. Até mesmo em países desenvolvidos, por mais ética e moral, há outros tipos de pecados. Soberba intelectual. É a rejeição da verdade de Deus e confiança em si próprio. Não há nenhum justo! Nem um sequer.  Paulo diz em Efésios 4:18: "tendo o seu entendimento obscurecido, separados da vida que Deus concede, por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração." Essa morte é basicamente a perda da vida espiritual, da perda da comunhão com Deus e da incapacidade de atividade e desenvolvimentos espirituais. O ser humano vive com uma autoridade contrária à vontade de Deus.

Vemos isso nesse trecho. Paulo fala tanto de gentios como de judeus. Essa expressão "entre eles também nós" se refere aos judeus e "como também os demais" é toda a raça humana. Como vivem os mortos espirituais? Como é esse drama?

 

A) Vivem segundo o curso deste mundo

Vivem segundo o espírito dessa época. Padrões de comportamento contrários à Palavra de Deus. Inversão de valores, deturpando os valores da família, divórcios sem sentido, os princípios morais que refletem o caráter e a santidade de Deus em cheque. Ensinando o errado como certo. Uma sociedade que repudia Deus, repudia os absolutos e que glorifica o mercado consumidor. O profeta Isaías diz: "Ai dos que ao mal chama bem e ao bem chamam mal; que fazem das trevas luz e da luz fazem trevas; que mudam o amargo em doce e o doce em amargo" (Isaías 5:20). Esse é o espírito do mundo que vivemos. O maior drama da humanidade é viver segundo a moda de Satanás e achar normal.

 

B) Vivem segundo o príncipe da potestade do ar (escravos)

Sabe irmãos, está meio fora de moda hoje em dia na igreja crer num diabo pessoal ou na ação demoníaca, mas o texto é claro que ele existe e atua governando principados e potestades. Ele é o príncipe, isto é, a autoridade que está operando nas pessoas que não tem Cristo. Toda a maldade que você vê no mundo tem o dedo de Satanás por traz manipulando as intenções dos corações corrompidos pelo pecado, pois, lhe são escravos. Esse espírito atua nos filhos da desobediência. O diabo atua exatamente onde o ser humano precisa se render. No interior do coração humano. E como filhos da ira de Deus se manifesta contra o mal que opera no ser humano. O ser humano está condenado!

 

C) Vivem segundo as inclinações da carne

O drama do ser humano se aprofunda ainda mais. Ele pode não parecer estar quebrado externamente, mas internamente ele está destruído. Desejos da carne vão muito mais além de "pecados da carne". Em geral, não há nada de errado desejar comer, dormir ou ter relações sexuais. O problema é quando o apetite para comida se transforma em glutonaria, quando o sono se transforma em preguiça e o sexo é pervertido. Desejos da carne incluem a vontade dos pensamentos, ou seja: pecados como soberba intelectual, a falsa ambição, a rejeição da verdade conhecida e pensamentos maliciosos e vingativos. Pecados não tão percebidos e ignorados como pecados. Veja que o pecado atua em toda forma de justiça própria e autoconfiança, que pode inclusive, se aproveitar do ambiente religioso para se mascarar. Jesus foi muito claro ao dizer que o que contamina o ser humano não é o que entra, mas o que sai (Marcos 7:20-23). Esse é o maior drama do mundo!

 

2.    O maior amor do mundo (v.4-7)

 

Mas Deus! Aleluia! Numa dimensão histórica, diante de toda necessidade e pecaminosidade do ser humano, irrompeu no tempo e se manifestou entre nós para resgatar a sua criação. Numa dimensão pessoal, você que um dia estava morto em suas transgressões e pecados, diante de toda a necessidade e pecaminosidade do seu ser, irrompeu na sua história para desfazer as obras do diabo. Por que ele faz isso?

 

A) Porque ele é Deus

Como é Deus? Ele é rico em misericórdia! (v.4) Misericórdia é não dar a esse ser humano o que ele merece de fato, isto é, o inferno. Só essa misericórdia é capaz de alcançar os incapazes.  Salmista diz: "Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e bondoso, tardio em irar-se e grande em sua misericórdia e fidelidade." (Salmo 86:15) "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã." (Lamentações 3:23-24a)

Como é Deus? Ele é grande em amor e bondoso (v.4) Somente o amor de Deus é capaz de triunfar sobre a ira! "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecados" (Romanos 5:8) "Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados". (I João 4:10). Você foi muito amado por esse Deus. Esse é o maior amor do mundo!

 

B) Para operar o mesmo poder que operou em Cristo em nós também.

Esse Deus rico em misericórdia e grande em amor e bondade, operou em nós o mesmo poder que operou em Cristo Jesus. Esse poder venceu a morte em Cristo, o ressuscitou e o fez assentar nos lugares celestiais. Pois, esse poder operou em nós a mesma coisa. Por estarmos unidos com Cristo compartilhamos da sua ressureição, ascensão e exaltação!

I.Nos deu vida juntamente com Cristo (v.5). Nossa cidadania agora é o céu. Por estarmos unidos a Ele, fomos ressuscitados, pois estávamos mortos em transgressões e pecados, mas agora temos vida.

II.Nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo (v.6). Os lugares celestiais, em que os principados e as potestades operam, e em que Cristo reina supremo, é que Deus abençoou o seu povo (Efésios 1:3) e é onde que ele nos fez assentar. Estamos em tronos! Cristo nos deu uma nova vida, uma vida de vitória. Do cativeiro direto para o trono! Esse é o maior amor do mundo!

 

3.    O maior presente do mundo (v.8-10)

 

O maior presente do mundo é a salvação mediante a fé! Realmente é um presente, uma graça! Deus age com graça dando a nós um presente que não merecemos. Ele opera em nós a fé e a salvação.

I.A fé. (v.8) Que fé é essa? É a fé em Cristo. Uma plena confiança no sangue de Cristo. Uma confiança em sua vida, morte e ressureição. É uma segura confiança de que através dos méritos de Cristo, nossos pecados foram perdoados e, assim, fomos reconciliados com Deus.

II.A salvação. Que salvação é essa? A) Salvação da culpa dos pecados passados. Sabe os seus pecados passados? Jesus te lavou e te purificou. B) Salvação do medo de punição. Não há mais medo! Quem foi muito amado não tem mais medo. O amor lança fora todo medo de condenação. (I João 4:18) O amado pelo Pai não tem mais medo, antes ele clama "Aba Pai" (Gálatas 4:6). Ele é muito amado do Pai. C) Salvação do poder do pecado. "Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio: Para isto se manifestou o Filho de Deus: para desfazer as obras do diabo. Todo o que é nascido de Deus não vive na prática do pecado, porque nele permanece a semente divina: esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus." (I João 3:8-9). Tudo isso não tem nada a ver com nossos méritos e obras.

III.Um novo proceder (v.10). Ele nos fez para as boas obras. Uma vida inteira de bons frutos! Aleluia.

 

No amor de Cristo,

Pastor Rodrigo Rodrigues Lima