quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Viva sob prioridades divinas em 2016


Viva sob prioridades divinas em 2016
Características de uma pessoa que vive sob prioridades divinas

Glória a Deus por mais um ano que termina. Nosso coração está cheio de gratidão, por isso dizemos: “Ebenezer”! Ebenezer significa pedra da ajuda ou gratidão. Até aqui nos ajudou o Senhor! Porém, o que esperar para 2016? Muitos terminam o ano felizes e gratos, mas no fundo alguns ainda tem alguma pequena frustração porque nem tudo saiu conforme o planejado. Houve imprevistos, descontroles, decepções, frustrações e o que será de 2016?
Para aqueles que se sentem plenos, como manter essa plenitude em 2016? Para aqueles que não terminaram tão plenos assim, como mudar essa situação em 2016?
Deus falou forte ao meu coração sobre viver sob prioridades divinas. Quais as características de uma pessoa que vive sob prioridades divinas?

1.Tem um relacionamento com Deus que lhe dá direção (João 5:19-20)
Jesus tinha clareza de cada passo em sua vida e missão porque a sua direção nascia do seu precioso tempo de oração e relacionamento com o Pai. João 5: 19 poderia ser dito também mais ou menos assim: “Eu sei o que o Pai quer de mim e não faço nada sem a direção Dele porque convivo com Ele.” Há mais três personagens na Palavra de Deus que podem nos ensinar sobre ter direção de Deus ou não:
I.Abraão e Ló – Abraão foi um homem que se guiou pelo seu relacionamento com Deus. Confiando em Sua Palavra (promessas) é um de fé. Seu sobrinho Ló, em contrapartida, não goza do mesmo relacionamento e não manifesta o mínimo de interesse no Deus de seu tio. Gênesis 13:10-13 Narra que quando Ló tem a oportunidade de escolher para que caminho seguir, considera muito a aparência e seu coração pondera de maneira muito terrena. Ele revela bem as características de uma pessoa que não considera viver sob prioridades divinas e não toma decisões a partir de um relacionamento com Deus: a) Ele não tem objetivos claros e vive encostado no tio (Gn 12:4; 13:1); b) Vive do momento e não pondera o futuro (Gn 13:12-13); c) Não consulta a Deus em momento algum; d) Toma a forma do mundo (Gn 13:12). No caso de Abraão é bem diferente. Ele não considera pela aparência. Como homem de fé e espera a direção de Deus. Veja o que Deus fala a Abraão (Gn 13:14-17). Quem tem direção de Deus: a) Tem visão de Deus (Gn 13:14) “olha”; b) Tem futuro e benção para sua família (Gn 13:15);
II. Davi – Ele foi um homem segundo o coração de Deus. Uma de suas práticas mais comuns é consultar a Deus antes de batalhas e qualquer decisão (II Samuel 2:1; II Samuel 5:19-20). Portanto, ter Deus como parceiro nas decisões nos leva a viver sob suas prioridades como fruto de um relacionamento com Ele. Deus nos convida a uma maior intimidade com Ele. Salmo 25:14 diz: “A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais Ele dará a conhecer a sua aliança.” Deus tem uma agenda para você em 2016. Pergunte a Ele qual é a agenda Dele para sua família, finanças, profissão, ministério e sentimentos. Deus quer lhe dar direção. Viva sob prioridades divinas.

2.Sabe lidar melhor com aparentes descontroles e imprevistos (João 20:19)
Eu digo aparente porque viver sob prioridades divinas não é viver assustado, mas em paz e segurança. Não podemos desconsiderar que em 2016 situações inusitadas e não programadas não irão acontecer. Mas, como é isso para quem vive sob prioridades divinas? Como lidar com imprevistos e inusitados? Tenho pelo menos dois exemplos na Palavra de Deus.
I.Jesus – É relatado em João 20:19 que seus discípulos estão trancados e com muito medo. Seu mestre é morto. Pensando na escolha de Jesus e nos três anos e meio de caminhada com esses homens, podemos perguntar: Jesus escolheu e investiu em pessoas erradas? Agora pensando nos discípulos que dedicaram três anos e meio de suas vidas, podemos perguntar: Será que foi uma decisão errada abdicar de profissão e estabilidade para seguir um homem que seu fim é a cruz? Será mesmo que tanto para Jesus quanto para os discípulos foram três anos frustrados? A partir de Jesus eu tenho pistas de como Ele exerce seu ministério e como encara esse aparente fracasso: I) A escolha dos doze foi direcionada pelo Pai (Marcos 3:13; João 17:6); II) A expectativa de Jesus nunca esteve nos discípulos, mas no Pai que é o dono da obra e da vida dele (João 5:41; 44); III) Jesus tinha clareza de que Ele pertenciam ao Pai e orava por eles (João 17:9-11). Situações inusitadas acontecem para nos lembrar que nossa expectativa e planos devem sempre estar em Deus.
II.Moisés – Em Exôdo 14:11-15, vemos o relato do Mar Vermelho. Moisés estava seguindo direitinho a agenda de Deus. Ele o consultava todas as vezes e seguia fielmente a cada uma das direções recebidas de Deus. Posso dizer que Moisés é aquele fiel que ora, teme a Deus, é generoso, obediente, e de repente, parece que tudo sai do controle. A pergunta é: “Tudo saiu do controle ou você está vivendo sob o controle de Deus”? Lições preciosas a aprender: I) Que mesmo sendo fiel a Deus, situações inusitadas podem acontecer no caminho; II) Que Deus deseja e vai se revelar no meio dessas situações; III) Deus nos ensina a depender a confiar Nele quando perdemos o controle das situações nos trazendo maturidade.

3.Tem uma visão ampla da sua história de vida (João 17:4)
O ministério e a vida de Jesus não começou grande e não aconteceu da noite para o dia. Antes de iniciar seu ministério, Jesus viveu 30 anos em preparo, oculto para alguns, mas construindo sua identidade no Pai. Ele viveu etapas e processos. Ele foi gerado no ventre. Ele foi uma criança. Ele foi adolescente. Ele foi jovem. Jesus viveu etapas e processos de cada vez. O mesmo foi com seu ministério. Ele começou no deserto. Depois escolheu dois. Depois escolheu mais dois. E assim foi seu processo de três anos e meio até chegar ao objetivo.
O que é viver sob prioridades divinas? É viver uma vida com uma perspectiva holística, isto é, ampla da vida, uma visão do todo da vida. Você precisa ter uma visão do todo e isso exige paciência, planejamento e sabedoria. Por exemplo, conheço pessoas que compraram a tão sonhada casa em 2015, outras que quitaram suas dívidas em 2015, outras que concluíram sua faculdade em 2015 e outras que se casaram em 2015. Comprar uma casa, quitar dívidas, e principalmente casamento exige uma visão holística da vida. Vamos olhar a questão do casamento. Quem escolheu casar, construiu um relacionamento profundo e uma história. Houve um momento em que fez planejamentos financeiros e investimentos. Houve um preço a pagar! O preço do tempo, o preço de não gastar para poupar, o preço de acreditar na pessoa com quem noivou e viver uma mutua fidelidade, enfim, sacrifícios foram feitos e houve crises até chegar ao altar. Jesus precisou de 33 anos e meio para dizer as frases de uma pessoa plena em no Pai e que realizou a vontade do Pai: “Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer” (João 17:4) e “Está consumado” (João 19:30). Que princípios seguem pessoas que tem visão ampla da vida e vivem sob prioridades divinas:
I.Não são precipitadas e planejam (Eclesiastes 8:5-7);
II.Sabem que o ano é parte de um todo (Marcos 1:15).
O ano de 2016 não é um fim em si mesmo, mas parte de um todo daquilo que Deus está fazendo em você e através de você. Viver sob prioridades divinas não é viver de momentos, mas viver um projeto de Deus que começou quando você nasceu.

Concluo com Isaias 56:6-13.
Feliz 2016.

Rodrigo Rodrigues Lima

Pastor

Devocional 31/12/2015 TEMA: Glória de Deus ou de homens?

TEMA: Glória de Deus ou de homens?

TEXTO: "Eu não aceito glória que vem dos homens; como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do único Deus." João 5:41; 44

OBSERVAÇÃO:
Na explanação sobre sua missão ao judeus, Jesus os confronta com os valores da sua vocação. O sucesso de sua missão estava em buscar a glória do Pai. Ela era motivada e medida pelo reconhecimento divino e não humano. Suas expectativas não estava nos homens, mas em Deus. Ele não frustrava. Ele sempre esteve pleno sob qualquer circunstância.

PRÁTICA:
Deus me chama a reafirmar esse valor e avaliar onde busco significado de minha vocação. Se tenho como termômetro o reconhecimento humano, posso cair numa grande armadilha. Durante um período de minha caminhada me via mais dominado por esses sentimentos de frustração e rejeição. Aprendo com Jesus que promover a glória do Pai e buscar o reconhecimento que vem Dele me mantém focado e seguro de que ainda que as situações e as relações sejam desfavoráveis, se por Ele sou motivado, minhas expectativas na Pessoa certa me trazem paz e convicção de minha vocação. O lugar mais seguro é saber que estou na vontade do Pai com o coração puro e sanado.

ORAÇÃO:
Querido Pai Tua Palavra é alimento para a minha alma. Peço Teu auxílio para que meu coração se mantenha íntegro, pois, há momentos que oscilo e sou tentado a mudar meu foco. Que minhas ações façam somente a Ti notável e reconhecido e que meu reconhecimento seja de Ti, ainda que por algum momentos elas me rendam críticas. Que minhas expectativas estejam sempre em Ti.