sexta-feira, 17 de abril de 2015

Espírito Santo - O Consolador (Parte 2)

Tema: Espírito Santo - O Consolador (Parte 2)
João 20:22

Amadas irmãs e irmãos, na semana passada introduzimos a série sobre o ESPÍRITO SANTO E A VIDA NO ESPÍRITO e falamos sobre duas características do Espírito Santo. Ele é o nosso ajudador no cumprimento da missão, Ele é aquele que nos dá todas as condições para vencer o pecado e nos dá força para fugirmos do pecado e Ele é o nosso ajudador nas lutas e provações. Também vimos que Ele é o nosso professor que nos orienta através da sua ferramenta, a Palavra de Deus.
Dando continuidade, hoje falamos de três outras características da pessoa do Espírito Santo atuante em nossas vidas. Em seqüência, o Espírito Santo...

3.O Consolador é a testemunha (João 15:26-27)
O testemunho de Jesus tanto em ações quanto em palavras a respeito da graça de Deus não termina quando Ele volta para o Pai. Ele dá aos seus discípulos o Espírito Santo. Os discípulos estão numa situação de perseguição, e não é por acaso que esta Testemunha seja enviado neste contexto. Isso aponta para Mateus 10:18-20 que diz: “por minha causa sereis levados à presença de governadores e de reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. E, quando vos entregarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque, naquela hora, vos será concedido o que haveis de dizer, visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós. Que coisa maravilhosa! Isso se cumpre quando os apóstolos Pedro e João perante o Sinédrio dão testemunho de Jesus. Em Atos 4:8-9 eles são interrogados e Pedro cheio do Espírito Santo vai lhes dizer acerca de Jesus. O mesmo acontece em Atos 5:17-32 com destaque para o verso 32 onde Pedro afirmará que eles são testemunhas da ressurreição de Jesus, bem como o Espírito Santo. Da mesma forma, fica evidente que nós, a igreja de Deus só podemos dar testemunho com a mesma ousadia e autoridade pelo poder do Espírito Santo. Quantos testemunhos maravilhosos de missionários transculturais que pregaram o Evangelho dando testemunho de Jesus pelo poder do Espírito Santo e vidas sendo transformadas! Quantas pessoas fazendo missões urbanas entrando em comunidades dominadas pelo tráfico proclamando o Evangelho com poder e ousadia. Jesus é o poder de Deus, é a boa notícia e ela só pode ser anunciada se for com o poder o Espírito Santo. Somos suas testemunhas por meio do Seu Espírito.
Pergunta: Você já teve vergonha de falar de Jesus? Você também já sentiu algo diferente, uma ousadia fora do seu normal quando esteve anunciando de Jesus para alguém?

4.O Consolador é o promotor (João 16:7-11)
Para compreendermos bem esta característica do Espírito Santo, se faz necessário um melhor esclarecimento da palavra “convencerá”. Essa palavra no seu sentido original grego significa várias coisas: 1. Sentenciar, refutar, confutar (trazer a luz; expor); 2. Achar falta em, corrigir (2a. repreender severamente; ralhar; admoestar; reprovar; 2b. exigir prestação de contas; mostrar para alguém a sua falta; exigir uma explicação). Vemos que a ação do Espírito Santo vai muito mais além do que convencer com persuasão, pois, persuasão na Bíblia significa outra coisa: Persuasão na Bíblia significa induzir alguém pelas palavras a crer, obter a boa vontade de alguém, ou ainda, esforçar-se por agradar alguém. É o que Paulo vai dizer em I Coríntios 2:4: “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder.” Perceba que a ação do Espírito Santo não é de agradar ou de se fazer amigável para que a pessoa se volte para Deus, mas a sua ação é de mostrar para alguém a sua falta, de corrigir e apresentar a sua situação diante do tribunal, expor, refutar a auto-confiança humana a apresentar a sua sentença longe de Deus, o seu estado sem Deus. O Espírito Santo expõe que os homens têm uma idéia errada de pecado, o que é direito e justo e também sobre o julgamento de Deus. O Espírito Santo faz isso através de si mesmo nos corações e através da igreja. Por isso não podemos nos amoldar ao mundo. O Espírito Santo age em nós, por meio da igreja ao nosso lado como testemunha, como disse Jesus: “e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio.” João 15:27. Esse promotor é ao mesmo tempo ajudador! O homem está perdido e longe de Deus, como então o homem se aproximará de Deus? Deus está atuando no coração de todos os seres humanos, ao lado de sua consciência, a própria presença de Deus em ação, por sua misericórdia, procurando levar o ser humano ao arrependimento, mas Deus dá ao homem o livre arbítrio de dizer sim ou não para esta graça, para essa atuante ação do Espírito Santo, que ao mesmo tempo em que os ajuda, torna-se promotor daqueles que a rejeitam. Não podemos deixar de anunciar! Se você ainda hoje não se entregou a Cristo pelo que Ele fez na cruz por você, reconhecendo seu pecado não resista ao Espírito Santo. Renda-se a essa maravilhosa graça e Ele habitará em você.
Pergunta: Qual deve ser a nossa postura ao evangelizar uma pessoa? Você deve persuadi-la? Você já tentou persuadir alguém acerca das coisas de Deus?

5.O Consolador é o revelador da verdade (João 16:12-14)
Ele é o Espírito da verdade. Ele veio revelar a Cristo que é a verdade (João 14:6). Jesus é o caminho pelo qual trilhamos. O Espírito da verdade revela Cristo. Ele é o guia que nos conduz a Cristo na caminhada da vida cristã. Portanto, viver pelo Espírito, ser cheio do Espírito é trilhar a vida de Cristo, é ser guiado nos passos de Cristo e apontar para Cristo. Essa verdade consiste na revelação das coisas de Deus. Quanto mais cheios de Deus, mais distantes do pecado. Temos o poder de decidir na tentação. Podemos fugir do mal e devemos fugir do mal. Temos a mente de Cristo. Conhecer a Deus é conhecer a verdade; e o Espírito Santo é quem nos revela as coisas de Deus. Como Paulo escreveu “Quem conhece o seu pensamento a não ser você mesmo? O mesmo ocorre com Deus! Ele não só sabe o que está pensando, mas também nos permite sabê-lo. Não precisamos dos palpites nem das opiniões do mundo. Não aprendemos isso nos livros nem na escola: aprendemos de Deus, que nos ensinou pessoalmente, por meio de Jesus.(I Coríntios 2:11-12 – versão A MENSAGEM). Assim sendo, por meio do Espírito Santo podemos viver essa vida experimentando a vontade de Deus, isto é, provando, vivendo a vontade de Deus para as nossas vidas.
Pergunta: Você deseja conhecer a verdade de Deus para a sua vida? Como você pode conhecer a verdade de Deus para a sua vida segundo esta palavra? O que o Espírito Santo usará como ferramenta para auxiliá-lo na caminhada cristã em se parecer com Cristo?

Concluímos assim! O Espírito Santo é o nosso ajudador em todas as circunstâncias; o Espírito Santo é nosso professor que transforma a nossa vida com Seu ensino; o Espírito Santo é a testemunha que habita em nós e nos dá ousadia e coragem para testemunhar de Cristo em qualquer oportunidade; o Espírito Santo é o promotor que expõe a condição do homem e o conduz o arrependimento; o Espírito Santo é o Revelador que nos guia à vida de Cristo, à verdade de Deus para vivermos uma vida plena, uma vida abundante na caminhada cristã.
  
Rodrigo Rodrigues Lima
Pastor


Devocional 17/04/2015 - Fora de rota. O que fazer?

TEMA: Fora da rota. O que fazer?
TEXTO: "Mas José, seu esposo, sendo justo e não querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente" Mateus 1:19

OBSERVAÇÃO
Maria achou-se grávida pelo Espírito Santo mesmo sendo virgem. José, por sua vez, resolveu deixá-la, pois, como poderia ela estar grávida sem ter relações com ele? Apesar disso, ele não a expõe por hombridade (fidelidade). José certamente ficou confuso, decepcionado e irado com tudo aquilo. Maria deve ter dito a ele diversas vezes que foi obra de Deus. Certamente os dois estavam muito confusos e angustiados. Ambos chocados com essa rota que surgiu no meio do caminho. Eles eram tementes a Deus e, de repente, estava tudo fora do planejado, tudo fora da rota.

PRÁTICA
Deus me encoraja mais uma vez  lidar com situações que me tiram da rota de tranquilidade e segurança. Ele nunca é pego de surpresa, eu sim. Aprendo três princípios: 1. Agir com hombridade (v.19), pois, José era justo e fiel, não querendo infamar Maria apesar do ocorrido. Devo agir com hombridade em situações que me tiram da rota; 2. Ponderar (v.20) (pensar; deliberar). José ouviu de Maria seus argumentos e certamente dormiu com a mente cansada de tanto pensar no assunto tenso; 3. Discernir a direção de Deus e agir por ela (v.24). Deus falou com José em sonho e o mesmo discerniu a direção de Deus e agiu por ela. Aprendo que NÃO devo agir sem a direção de Deus. Minha vida deve ser guiada pela rota de Deus.

ORAÇÃO
Querido Pai, me ensine mesmo a lidar com as situações que saem da minha rota e me tiram a segurança, mas não fogem da Sua apesar de sair do controle e da compreensão humana. Quero sempre agir guiado pelo Teu Espírito com hombridade, ponderando as situações e discernindo a Tua voz para por meio dela agir. Fala Deus!