sexta-feira, 22 de maio de 2020

VENCENDO A ANSIEDADE - I Reis 19:1-18


VENCENDO A ANSIEDADE
I Reis 19:1-18

A Organização Mundial de Saúde alertou no dia 14 de maio deste ano para o problema da saúde mental como consequência do momento que estamos enfrentando. O isolamento social, o medo do contágio, a perda de um parente, bem como a crise econômica como efeito colateral dessa pandemia tem afligido muitas pessoas em todo o mundo. A ansiedade, a depressão, o uso de substâncias causando transtornos, os profissionais de saúde que tem de lidar com o problema frente a frente tem causado muita aflição e angústia. Além disso, as crianças e adolescentes tiveram suas rotinas quebradas e forçadamente seus relacionamentos interpessoais nas escolas interrompido. Sem falar dos idosos que são as maiores vítimas dessa pandemia tanto pela vulnerabilidade quanto pela solidão agudizada pelo fato de não poderem receber visitas de seus familiares. Será que a Palavra de Deus pode nos ajudar? Olhando para as reações de Elias como consequência de sua ansiedade, veremos conselhos práticos para vencermos juntos essa pandemia.

1.Lembre-se dos feitos de Deus em sua vida nesses dias difíceis (v.1)
Jezabel recebe o relato de tudo o que Elias havia feito. Elias era um grande homem de Deus. Um homem que teve profundas experiências de fé. Foi sustentado por corvos, foi sustentado por uma viúva em tempos de fome, o que é um milagre. Desafiou os profetas de Baal e viu fogo descer do céu. Profetizou a chuva a Acabe após três anos de seca, após seu servo anunciar uma nuvem do tamanho da mão de um homem. Quantos testemunhos de milagres temos para contar! Milagres de provisão e bençãos de Deus. Todos nós temos alguma experiência marcante. Deus mudou? NA verdade, momentos de crise são oportunidades para termos grandes experiências com Deus. Jesus fez obras marcantes em sua vida e fará.

2.Confie no Senhor ante as más notícias e as circunstâncias difíceis, pois, elas são paralisantes (v.2-3a)
Jezabel, a pandemia de Elias, mandou intimidar o profeta. Ela enviou o mensageiro da má notícia. A notícia dizia: “Você vai morrer”. A reação do profeta foi medo. Naquele momento, Elias, que havia passado por tantas experiências gloriosas, temeu a má notícia. A sua ansiedade gerou aflição e angústia. Existe a ansiedade natural que se traduz em cuidado e zelo, mas existe a ansiedade que produz aflição e angústia. Um irmão compartilhou comigo que no início da pandemia estava se expondo o tempo todo aos noticiários negativos e estava percebendo que a ansiedade estava tomando conta do seu coração. Quando a ansiedade surge, damos as costas para Deus, pegamos nossos fardos e consideramos, pelo menos com nossas atitudes e gestos, que temos que resolver os nossos problemas. Aquele irmão estava temendo! Naquele momento Elias deu as costas para Deus. A preocupação de Elias o imobilizou.
O salmista diria para Elias: “Como é feliz aquele que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos! Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor.” Salmo 112:1;7.

3.Permaneça com a(s) pessoa(s) que Deus lhe deu e não se isole (v.3-4)
O medo paralisou Elias. Tudo o que ele pensa em fazer é fugir, abandonar seu servo e se isolar. É o que a ansiedade produz! Gary Collins, psicólogo que escreveu o livro Aconselhamento Cristão fala a respeito dos efeitos da ansiedade e quero neste trecho destacar duas:  A) Reações físicas: Dor de cabeça; irritação na pele; dores nas costas, falta de ar, distúrbios de sono, fadiga intensa, perda de apetite até entrar em colapso; B) Reações psicológicas: Redução de produtividade, não conseguindo fazer muita coisa; dificuldade de relacionamentos interpessoais (tendo problemas de expectativas em relação aos outros ou isolamento); Perda de criatividade, raciocínio e memorização. Perceba que Elias tem pelo menos duas reações: Ele foge para se isolar, abandona o seu servo e vai para o deserto.
Nesses dias muita gente está querendo renunciar ao cônjuge, os discípulos, a liderança, os filhos e abraçar as reações físicas e psicológicas da ansiedade. O que vai ser do servo de Elias? O que será da sua família? O que será das pessoas que seguem você? Não abandone sua família, seus discípulos e ministério por causa da ansiedade. Jesus está com você, ao seu lado, para vencer essa tempestade. Não desista do que Deus tem lhe confiado.

4.Resista à justiça própria através de aconselhamento, mentoria ou terapia e receba a graça de Deus (v.9-10;14)
A crise de Elias está se aprofundando. No seu diálogo com Deus quero que você perceba o tom: “Tenho sido zeloso”. Elias está dizendo que ele se esforçou para dar o seu melhor. De fato, ele deu o seu melhor quanto a fazer a vontade de Deus. Em seguida ele diz para Deus: “Os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada”. Ouço a justiça própria falando aqui: “Deus, até agora eu fui zeloso fazendo a sua vontade, mas assim como o Senhor não poupou os profetas da espada do povo que obedeceu a Jezabel, eu vou morrer também”. “Eu faço a vontade de Deus, mas Deus não faz o que tem que ser feito por mim”. Essa é também uma das reações da ansiedade como fruto de aflição e angústia, segundo Gary Collins. Essa é a chamada reação defensiva. Ela pode se manifestar das seguintes maneiras: fingir que a situação não está gerando ansiedade, dar uma explicação racional para os sintomas, jogar a culpa dos problemas em outra pessoa, desenvolver doenças físicas que desviam a atenção da ansiedade. Logo, buscam escape em coisas viciantes tais como álcool, tabaco, jogos e pornografia. Elias está culpando o povo bem como a Deus pelas mortes dos profetas e temendo por sua vida. A reação defensiva é muito comum quando estamos ansiosos. Agora veja também que o Senhor faz a pergunta a Elias: “O que fazes aqui Elias?” Perceba que alguém ouviu a Elias. Deus foi o conselheiro de Elias. O ano retrasado tive uma crise de ansiedade provocada por exaustão por causa da pressão que enfrentava no seminário. Tive uma reação defensiva diante da pressão e caí na justiça própria me sentindo sem apoio e injustiçado. Fui fazer terapia e tive aconselhamentos. Deus foi gracioso comigo e logo venci esse sentimento. As necessidades não satisfeitas, sejam elas econômicas, emocionais, segurança quanto à família, trabalho e futuro podem produzir aflição e angústia, frutos da ansiedade e nos levar a reações defensivas. Resista à justiça própria e evite reações defensivas. Renove a sua mente!

5.Cuide do seu corpo e de sua alimentação (v.5-6)
Mesmo com toda aquela crise, Deus não deixou Elias pelo caminho. Foi-lhe enviado um anjo que o alimentou e o guiou. Quando estamos tendo crise de ansiedade, precisamos ter anjos que nos ajudem. Aqui nessa passagem se trata de um ser celestial, mas não precisamos de seres celestiais para nos ajudarem a nos dar o que precisamos. Deus coloca pessoas para nos alimentar e nos guiar! O foco do anjo foi no aspecto físico de Elias. A ansiedade se manifestou em fadiga e falta de apetite. O nosso corpo é templo do Espírito Santo e deve ser administrado de maneira que Deus seja glorificado. Vamos zelar pelo templo do Espírito Santo. Aceite a ajuda daqueles que Deus colocar em sua vida.

6.Permaneça na Presença de Deus (v.8)
Elias caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o Monte de Deus. Apesar de todo o seu esgotamento, Elias foi para a presença de Deus. Gary Collins apresenta outro tipo de reação muito comum em tempos de muita ansiedade, a reação espiritual. Ele dirá: “A ansiedade pode nos levar a buscar auxílio divino. Muitas pessoas se voltam para Deus em momentos de estresse. Entretanto, muita gente pode se afastar de Deus, justamente quando mais precisam Dele. Quando as pessoas estão cheias de preocupações e desesperadas com as pressões, elas param de orar, não conseguem ler a Bíblia, não acompanham os cultos, ficam amargas e acham que Deus está silencioso diante do sofrimento delas.” Deus convida você para estar em Sua Presença. Não se afaste!

7.Cumpra a agenda de Deus para a sua vida e seja benção na vida de outras pessoas. (v.15-18)
Após todo o processo, Deus manda Elias cumprir a sua missão. Deus manda Elias voltar às suas obrigações que não deveria ter parado. Para vencer a ansiedade, Gary Collins apresenta como solução a atitude de ajudar os outros: Ele diz que ajudar a levar a carga dos outros pode ser uma das MELHORES MANEIRAS de controlar e prevenir a ansiedade. Esse princípio é bíblico: “É dando que se recebe”. Elias volta a cumprir a agenda de Deus e a ser benção para as nações como profeta. Sirva a Deus e às pessoas. Doe-se e você vencerá a ansiedade.

No amor de Cristo,
Pastor Rodrigo Rodrigues Lima