terça-feira, 21 de abril de 2015

Devocional 21/04/2014 - De mãos erguidas prevalecemos!

TEMA: De mãos erguidas prevalecemos!
TEXTO: "Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque." Êxodo 17:11

OBSERVAÇÃO
Amaleque peleja contra os israelitas. Moisés sobe na parte mais alta de um pequeno monte e lá com as mãos erguidas leva Israel à vitória, pelo simples ato de depender de Deus com tal gesto. Este fato é um registro de que grandes habilidades e poderosos exércitos de nada servem, senão pela dependência de Deus com mãos erguidas reconhecendo que somente esse Deus faz o Seu povo avançar e prevalecer.

PRÁTICA
Essa passagem é emblemática na minha vida e ministério. Tenho visto uma igreja vibrante, novos convertidos, novos membros e unidade de visão e propósito. Muitos frutos tem sido colhido, mas vejo claramente Deus falando ao meu coração de que só continuaremos a avançar diante de tais conquistas se o meu coração, o coração da liderança e da igreja for como o de Moisés. Se as minhas mãos não se mantiverem erguidas, em sinal de total dependência, o inimigo pode prevalecer. Tal qual a igreja em transição, assim estava o povo de Israel no deserto com muitas conquistas e revelações desse Deus que deles cuidava com maná e fazia grandes maravilhas. Deus me chama a manter o foco na visão que Ele tem me dado, como ao povo que deveria seguir para a terra prometida. Muitos ficaram a vista embaçada pelo orgulho, pela arrogância, pela rebeldia e pela soberba de conquistas no deserto (na transição), esquecendo-se de que as conquistas são de Deus e não deles. Assim  também eu. As conquistas não são minhas, mas de Deus. Sou mero instrumento e fui incluído em Seus planos. Sou parceiro com Deus. Deus me chama a cuidar do meu coração para manter-me com mãos erguidas. As vitórias são Dele, por isso, devo cuidar para não me ver insubstituível e não permitir que outros pensem isso a meu respeito. Devo cuidar para não temer o novo, pois, às vezes sinto medo do novo e esse medo acaba sendo uma faceta da minha auto-suficiência. O Senhor é a minha BANDEIRA. Não há nada a temer.

ORAÇÃO
Querido Pai, obrigado por me incluir nos Seus planos. Mantenha-me firme em Ti. Escolho e decido por depender de Ti e focar-me mais e mais em Ti e manter-me com mãos erguidas no monte. Tu és o meu Pastor. Quero estar com o Teu povo na parte mais alta do pequeno monte de mãos erguidas vendo o Senhor prevalecer! Mantenha-me focado em Ti e na visão que Tu me deste.