quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Vivendo a Palavra de Deus no exemplo de João Batista

Vivendo a Palavra de Deus no exemplo de João Batista
Marcos 1:2-8
Resultado de imagem para joao batista o evangelista 
Introdução

O evangelho de Marcos foi escrito muito provavelmente para os crentes de Roma, em sua maioria novos convertidos tornando imperativo que a história da vida de Jesus e os seus ensinos fossem registrados para as futuras gerações. Seu objetivo audacioso era que cada leitor conhecesse a Deus pessoalmente.
Após o cativeiro babilônico, houve um grande silêncio da parte de Deus. Por séculos Deus não enviara mais profetas ao seu povo. Havia apenas a promessa da vinda do Messias e muitos haviam se apegado a tais promessas. É neste contexto de silêncio, que há uma quebra e João Batista entra em cena como o precursor do messias e arauto das boas novas de salvação.

  1. A Palavra de Deus renova a nossa expectativa, a nossa esperança (v.1-3)
Marcos cita os profetas e relembra a fuga do Egito para qualificar e quantificar essa expectativa que havia no coração dos remanescentes fiéis às promessas de Deus e o caráter do mensageiro. Conduzindo por um Anjo no deserto rumo à terra prometida no passado que ia adiante do Seu povo na fuga do Egito, assim é qualificada a expectativa da vinda do Messias com a chegada do mensageiro João Batista (Êxodo 23:20). Ele é o cumprimento da profecia de Isaías (Isaías 40:3). A Palavra está se cumprindo. Havia uma expectativa dormente. Não se trata de qualquer expectativa, mas daquela que aponta para a chegada do Cristo. Ele abre as portas para a entrada do Cristo.

Aplicação pessoal: Como está a tua esperança e expectativas da vida cristã? Onde você tem depositado as suas expectativas? O que tem servido de fonte para a tua esperança? Como podemos ajudar os desesperançados?

O que será que Deus está querendo nos dizer?

I)A Palavra de Deus é sempre verdadeira. Ainda que pareça esquecida ou demorada todas as suas promessas cumprirá. Ele vela por Sua Palavra.
II)A Palavra de Deus é a verdadeira fonte de renovo e esperança. Só há uma maneira de manter a fé viva – pela Palavra de Deus.
III)A Palavra de Deus registra as ações de Deus. Portanto, podemos confiar cegamente em Sua Palavra, pois, ela registra um Deus que intervém na história.
IV)Nosso Deus é um Deus de expectativas. Não aceite viver menos do que uma fé expectante. Uma vida cristã vibrante tem esperança no retorno de Cristo e no céu.

  1. A Palavra de Deus nos conduz a um culto verdadeiro (v.4-6)
João Batista aparece no deserto pregando e batizando. Propositadamente Marcos e os demais evangelhos descrevem João com vestes feitas de pelos de camelo, trazendo uma cinta de couro e se alimentando de gafanhotos e mel silvestre. São as mesmas descrições do profeta Elias (II Reis 1:8). Elias é o profeta que restaura o culto ao único Deus verdadeiro em Israel quando chama para o confronto os profetas de Baal (I Reis 18). Elias denuncia o pecado, chama o povo ao arrependimento e restaura o altar. Elias é o profeta restaurador.
Quando lemos Malaquias 4:5, o profeta Malaquias anuncia o precursor do sol da justiça (Malaquias 4:2) que é uma clara referência a Cristo. Jesus dá testemunho de João (Mateus 11:7-19) e questionado por seus discípulos sobre por que Elias deveria vir primeiro, Jesus responde que Elias veio e este era João Batista (Mateus 17:10-12). Não se trata de uma reencarnação de Elias, mas do que o próprio Elias representou para o povo, isto é, o profeta que repara o altar e restaura o culto a Deus. O que vemos em João Batista, portanto, como precursor da vinda do Messias e restaurador, é um profeta que denuncia o pecado (Mateus 3:7), chama ao arrependimento (Mateus 3:8) e batiza os arrependidos como sinal de seu arrependimento (Mateus 3:6). Claramente o povo estava cansado de uma religião vazia e sem expectativa de vida abundante. Agora está se iniciando um novo êxodo, pois, o povo está se separando de uma vida religiosa fácil e institucionalizada e multidões vão ao deserto para ouvir João Batista. João exige dos seus seguidores uma vida transformada e um discipulado radical. É o mesmo que Jesus exigirá dos seus discípulos.

Aplicação pessoal: Vemos que João Batista é um homem guiado pela expectativa da manifestação de Deus na terra. Ele chama o povo ao verdadeiro culto que é fruto do arrependimento, da confissão e do batismo. O quanto o seu culto pessoal tem sido verdadeiro a Deus? Como está o altar do seu coração? Precisa haver reparo?

O que Deus está querendo nos dizer?

I)Assim como a vinda do Messias exige um preparado para sua chegada, a sua permanência em nossos corações também exige um relacionamento que produz constante transformação.
II)Deus também deseja que todos saíamos do lugar onde há vida religiosa fácil e rumemos, atraídos pela Sua Palavra, ao lugar de arrependimento, confissão e transformação.  
III)Não existe culto verdadeiro se este não for focado na presença de Cristo e fruto de uma vida submetida à Palavra.
IV)Somos chamados a viver em novidade de vida. O altar, cuja oferta somos nós mesmo, precisa sempre estar reparado para que Deus receba o nosso louvor a nossa adoração.

  1. A Palavra de Deus é lida e pregada à luz de Cristo sendo cristocêntrica (v.7-8)
João Batista aparece no deserto como cumprimento da profecia de Isaías apontando para o Cristo (v.3). João Batista chama o povo ao arrependimento para a chegada do Cristo (v.5). João era cristocêntrico. Sua missão tinha um sentido e um propósito – CRISTO. Ele exalta a Jesus e sabemos disto em suas próprias palavras. Os escravos serviam aos seus senhores e lhes desatavam as sandálias. Entretanto, João, diante da dignidade do Filho de Deus, ainda que fosse um escravo, se considerava totalmente indigno até mesmo de desatar as sandálias do Seu Senhor. João Batista descreve a grandeza desse seu Senhor em três aspectos: a) Poder; b) Dignidade; c) Ministério. Vejo algo muito especial aqui. A motivação, a submissão e a humildade de João Batista na sua missão de precursor do Messias. Ele foi bem sucedido em sua missão, pois, ela estava totalmente motivada e calçada em Cristo.

Aplicação pessoal: Onde você tem encontrado poder e unção para viver a vida cristã nos momentos alegres e difíceis? O que mais tem lhe motivado como alguém que tem servido? Onde você tem encontrado poder e unção para realizar o que tem feito como cristão e discípulo e Cristo? O quanto você tem vivido sob o ministério de Cristo, o poder do Espírito?

O que será que Deus está querendo nos dizer?

I)Aos que desejam um ministério frutífero e abençoado, este deve servir aos propósitos de Cristo e sob o poder, a dignidade e o ministério de Cristo.
II)Um ministério bem sucedido e uma vida cristã abençoada é cristocêntrico em tudo o que é realizado. Se a sua vida e o que você faz não tem Cristo como motivação e alvo, certamente você não estará pleno.
III)Jesus derramou seu Espírito como sinal da salvação e é nesse mesmo Espírito que cumpriremos a missão. Sejamos cheios do Espírito Santo e teremos uma vida e um ministério cristocêntrico.

Conclusão


João Batista foi o cumprimento das promessas segundo a Palavra de Deus, o que nos enche de esperança porque a Palavra é fiel e verdadeira. João Batista, como profeta e homem da Palavra guiou o povo para a Palavra restaurando naquelas vidas o culto verdadeiro e a expectativa da chegada do Messias. João Batista tinha consciência de sua missão e sabia que seu dever era uma mensagem, esta, com Cristo no centro. Assim deve ser a nossa vida cristã. Por Cristo, com Cristo e em Cristo, uma vida na Palavra.