domingo, 18 de abril de 2021

18.04.2021 - TEMA: Nada é difícil para Deus

TEMA: Nada é difícil para Deus

TEXTO: Por acaso, existe algo demasiadamente difícil para o Senhor? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a você, e Sara terá um filho.  Gênesis 18:14

OBSERVAÇÃO

Abraão recebe três homens, os acolhe com generosa hospitalidade e um deles diz que voltaria no ano seguinte, pois, Sara daria à luz. Sara que ouvia atrás da porta, riu. Então o Senhor perguntou: “Por acaso, existe algo demasiadamente difícil para o Senhor?”. Para o Senhor, nada é impossível.

PRÁTICA

O que é impossível para Deus? Nada. Tenho promessas especiais dadas por Deus e sonhos que, se contados, poderão ser motivo de risos. Mas, Deus me chama a continuar crendo. Para o meu Deus não há nada demasiadamente difícil. Aleluia!

ORAÇÃO

Querido Deus, obrigado por essa palavra de fé e encorajamento. A cada dia fico mais convicto de que tudo o que tenho vivido faz parte de um grandioso projeto divino de fortalecimento da minha fé e esperança em Ti. Nada é impossível.

SÉRIE ESPERANÇA NA BALANÇA | 18.04.2021 - ALERTAS DE ESPERANÇA

18.04.2021 - TEMA: ALERTAS DE ESPERANÇA – Mateus 24:3-14; LUCAS 21:7-19

TEMA: ALERTAS DE ESPERANÇA – Mateus 24:3-14; LUCAS 21:7-19

(Princípio das dores)

Amada igreja, o penúltimo versículo do livro de Apocalipse deve caracterizar o anseio do coração dos cristãos de todas as eras: “Amém! Vem Senhor Jesus”. Apocalipse 22:20. O verdadeiro evangelho pregado e vivido produz como resultado o que Paulo escreveu em sua carta a Tito: “Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos. Ela nos educa para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos de forma sensata, justa e piedosa, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo.” Tito 2:11-13. Veja que para o verdadeiro cristão, seu viver deve ser marcado uma expectativa. A expectativa da bendita esperança, a volta de Cristo.

Entretanto, quanto mais estamos envolvidos com as coisas dessa vida e mais sucesso encontramos nela, mais tendemos a negligenciar a comunhão cristã com outros irmãos e nossa relação pessoal com Jesus. Ansiaremos menos por sua volta. Até pensamos: “Não volte agora não Jesus”. Por outro lado, irmãos na fé em várias partes do mundo e aqui no Brasil que enfrentam sofrimentos e perseguições e idosos e enfermos, e aqueles que vivem uma relação mais profunda e viva com Jesus, tem mais anseio pela volta de Cristo.

Para o verdadeiro cristão, a volta de Jesus é um tema sempre atual. Vale ressaltar e devemos admitir que muitos desses sinais sempre estiveram presentes; porém, à medida que os vemos se tornarem mais intensos, sabemos que a vinda do Senhor está cada vez mais próxima.

Diante de tanto sofrimento e dor que temos vivido com essa pandemia, considero mais que oportuno falarmos sobre os alertas de esperança trazidos por Jesus para orientar e direcionar a igreja de Jesus Cristo. O assunto é muito amplo e com muitos detalhes, alguns claros e outros não. Por isso, quero me concentrar com você em dos trechos que considero extremamente relevante para o contexto atual. Vamos aos seus alertas:

1.      Tenham cuidado para não serem enganados (Mateus 24:4) 

·         Cristo “fake” ("Eu sou") (v.5)

Quais são as características desses falsos Cristos para não sermos enganados por eles? Jesus nos diz no próprio evangelho de Mateus 24:23-24:

“Então, se alguém disser a vocês: “Olhem! Aqui está o Cristo!” ou: “Ali está ele!”, não acreditem. Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando grandes sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos.” A Bíblia fala que Estevão realizava grandes sinais e prodígios: “Estevão, cheio de graça e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.” Atos 6:8. Seria ele um falso cristo? Não! Estevão promovia a glória de Cristo! O fato de realizarmos grandes sinais e prodígios não nos torna falsos cristos, mas utilizarmos dos dons espirituais concedidos por Deus para autopromoção nos torna candidatos a falsos cristos. Cristo significa UNGIDO. Portanto, qualquer que toma para si a glória que pertence somente a Cristo e se coloca na condição de salvador para as pessoas, se torna um falso cristo. Se você já ouviu expressões do tipo “Venha aqui porque o poder de Deus está comigo”, ou, “eu sou ungido, aqui tem unção, venha aqui”, certamente está ouvindo um falso Cristo. Qualquer homem ou mulher que reivindique para si uma unção especial, está se colocando no lugar de Jesus. Eles ainda mencionam o nome de Jesus, mas ficam no centro das atenções no lugar de Jesus. “Que eu cresça e Jesus diminua” é o que ocorre com esses falsos cristos. Jesus nos alertou que sinais e prodígios não são evidências de que você é conhecido no céu. Veja o que Jesus disse no sermão da montanha: “Nem todo o que me diz: “Senhor, Senhor”! entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, vão me dizer: “Senhor, Senhor, nós não profetizamos em seu? Em seu nome não expulsamos demônios? E em seu nome não fizemos muitos milagres?” Então lhes direi claramente: “Eu nunca conheci vocês. Afastem-se de mim, vocês que praticam o mal.” Mateus 7:21-23.

Um falso cristo não promove a glória do verdadeiro Cristo, mas promove a sua própria glória e procura estabelecer seu próprio reino utilizando o nome de Cristo. Um evangelho de espetáculo.

Mas, ele não existe sozinho. Se a nossa motivação em seguir a Cristo está mais ligado ao que Ele pode oferecer do que pelo que Ele já ofereceu, facilmente cairemos nas lábias de um falso cristo. Hoje temos assistido a falsos evangelhos que se promovem através das necessidades das pessoas. Entretanto, não há convite ao arrependimento e ao abraçar a cruz de Cristo. Jesus deixou muito claro o que é seguir a Ele: “Arrependei-vos”. Hoje as igrejas estão cheias, mas vemos poucas evidências de arrependimento e mudança de vida. Ele diz: “Por que vocês me chamam “Senhor, Senhor”, e não fazem o que eu mando?(Lucas 6:46) Muitos querem o que Jesus pode oferecer para ter um bem-estar nessa terra (seja dinheiro, saúde, estabilidade etc.), mas poucos querem abraçar a mudança de vida que a cruz de Cristo promove e o negar-se a si mesmo e segui-lo. Um verdadeiro discípulo de Cristo não será enganado porque a motivação dele vai além do que procurar soluções de problemas, mas a motivação dele é se parecer com Jesus numa evidência real de arrependimento e mudança de vida. O alvo dele é o próprio Jesus. Tenham cuidado para não serem enganados. 

·         Profetas “fake” (v.11)

Além de exercerem os mesmos sinais e prodígios que os falsos cristos, os falsos profetas são também chamados de falsos mestres. A segunda carta de Pedro no capítulo dois tem uma vasta lista das características desses falsos mestres, mas quero destacar apenas duas muito relevantes para o nosso contexto:

a)      Procuram agradar mais as pessoas do que a Deus e pregam o que elas querem ouvir.

Na Galácia havia esse tipo de pregador a respeito dos quais Paulo confrontava e dizia aos seus ouvintes: “Por acaso eu procuro, agora, o favor das pessoas ou o favor de Deus? Ou procuro agradar pessoas? Se ainda estivesse procurando agradar pessoas, eu não seria servo de Cristo.(Gálatas 1:10). Paulo escreverá para Timóteo: Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, se rodearão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.” (II Timóteo 4:3-4).

Perceba que tanto os falsos mestres quanto os seus ouvintes no fim dos tempos relativizarão a verdade de Deus. É o que temos visto acontecer hoje e será cada vez mais forte. E assim, sutilmente, muitos serão enganados. A palavra de Deus perde autoridade diante das bandeiras ideológicas e os crentes perdem a sua convicção nas verdades de Deus. Não se prega mais arrependimento. Prega-se uma tolerância a um estilo de vida pecaminoso. Esse é um sinal dos tempos.

b)     Fazem do evangelho um negócio lucrativo

Veja o que Pedro escreveu a respeito deles: “Movidos por avareza, eles explorarão vocês com palavras fictícias. Mas, para eles, a condenação decretada há muito tempo não tarda, e a destruição deles não caiu no esquecimento.” (II Pedro 2:3). Os falsos profetas e mestres buscam mais os seus bens do que o seu bem. Estão mais preocupados com eles mesmos do que com os seus ouvintes. Mas, perceba! Eles só enganam porque encontram um público a quem enganar.

Os falsos mestres usam o nome de Jesus como pretexto para se autopromoverem e se enriquecerem às custas de soluções para o sofrimento das pessoas. Não estão chamando as pessoas ao arrependimento. Por isso, Jesus diz: “Tomem cuidado”.

No fim dos tempos, esses alertas de esperança precisam ser anunciados.

2.      Não fiquem assustados (Mateus 24:6-7) 

O segundo alerta de Jesus para seus discípulos é: “Não fiquem assustados”. Nós estamos diante de uma grande batalha espiritual. Apocalipse 12 relata: “O dragão ficou irado com a mulher e foi travar guerra com o restante da descendência dela, ou seja, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus”. (Apocalipse 12:17). A mulher e a descendência dela aqui representa o povo de Deus, a igreja de Cristo. A batalha mortal ainda não acabou. Jesus voltará para buscar a sua noiva! Mas, ainda estamos sujeitos aos males daqui. Jesus diz: Não se assustem, pois: haverá:

A)    Desestabilidade política 

Nação se levantará contra nação (v.6)

Por que nações se levantam contra nações? Por causa de interesses políticos e financeiros. Precisamos estar atentos a esses sinais. A igreja prega contra a injustiça e promove o Reino de Deus, mas precisamos tomar cuidado. Tem havido muita contenda e discórdia por causa de ideologias políticas que estão sendo postas acima do evangelho.

B)    Catástrofes naturais e econômicas 

Grandes terremotos, epidemias (v.7; Lucas 21:11) e fome em vários lugares (v.11)

Vejo vez por outra pessoas questionando o caráter de Deus por causa da maldade no mundo, como se Deus fosse o causador da maldade. Como consequência, toda a criação passou a sofrer. Veja a palavra de Deus a Adão em Gênesis: “E a Adão disse: - Por ter dado ouvidos à voz de sua mulher e comido da árvore da vida que eu havia ordenado que não comesse, maldita é a terra por sua causa; em fadigas você obterá dela o sustento durante os dias de sua vida.” (Gênesis 3:17). Por isso, temos terremotos, epidemias e fomes em vários lugares que se intensificarão na medida em que a volta de Cristo se aproxima. Mas, essa mesma criação que sofre, espera a manifestação dos filhos de Deus. Veja o que Paulo escreveu: “A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será libertada do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação a um só tempo geme e suporta angústias até agora.” Romanos 8:19-22. Mas, sabia que todo esse sofrimento na terra, essas dores, são como dores de parto para gerar algo glorioso que nós desfrutaremos na glória como filhos de Deus! Jesus diz: NÃO SE ASSUSTEM!

C)    Desestabilidades relacionais e sociais 

Perseguição aos cristãos (v.9); Traição e ódio ao povo de Deus (v.10); Aumento da iniquidade e esfriamento do amor (v.12)

A perseguição, assim como os demais sinais, já existe. Ela é severa em alguns países, velada em outros e inexistes em outros ainda. Entretanto, ela existe desde que a igreja nasceu. Jesus, o fundador da igreja, foi perseguido! A perseguição cresce junto com a igreja. Traição e ódio existem na igreja desde que ela foi fundada. Jesus foi traído por Judas. Paulo foi prejudicado por Alexandre, o ferreiro (II Timóteo 4:14). Enfim, Jesus nos alerta! NÃO SE ASSUSTEM! Pessoas se surpreendem com o mal, e até decidem abandonar a comunhão da igreja. Não se assustem com os escândalos! Não se assustem.

3.      Tomem a decisão de testemunhar (Lucas 21:12-19)

Por fim, o que você, a igreja, deve fazer nesses dias? Você, a igreja, deve espalhar a mensagem de esperança. Você, a igreja, deve ser resiliente e aproveitar as oportunidades. Esses tempos são de: 

Maior oportunidade para testemunhar (v.13) 

Maior dependência para testemunhar (v.14-15) 

Maior perseverança em testemunhar (v.16-19)  

Tomemos a decisão de testemunhar.

O diabo sabe que lhe resta pouco tempo (Apocalipse 12:12), mas há uma voz no céu proclamando (Apocalipse 12:10-11). Nós o vencemos por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram, e mesmo diante da morte, não amaram a própria vida.

No amor de Cristo,

Rodrigo Rodrigues Lima