domingo, 12 de março de 2017

Sermão 12/03/2017 - Os caminhos de Deus para uma vida extraordinária

Os caminhos de Deus para uma vida extraordinária
I Coríntios 1:18-25

Amados irmãos e irmãs, dando sequência à série de mensagens que Deus tem nos dado para este mês de março sobre avançar para o extraordinário de Deus, firmes no propósito de sermos uma igreja guiada pelo sopro do Espírito de Deus, tenho certeza que Deus tem mais para derramar sobre nós neste dia.
Na semana passada falamos sobre como evitar cairmos na perda do fervor espiritual e seguirmos vivendo esse extraordinário de Deus. Em fevereiro falamos sobre o plano mestre de Deus para as nossas vidas. Veja que tudo tem convergido para um propósito de sermos cheios do Espírito Santo e cumprirmos a missão de Deus. Deus quer nos levar a caminhos mais profundos para vivermos esse extraordinário. Quantos estão dispostos a pagar o preço desse desafio de viver uma vida extraordinária?
A vida de Jesus foi uma vida extraordinária. Ele viveu o caminho que o Pai trilhou para Ele. Nós também somos chamados a viver essa vida extraordinária. Esse extraordinário tinha a ver com algo não tão extraordinário assim, mas que se tornou o caminho para uma vida vitoriosa e extraordinária em Deus. O caminho da cruz. Qual é o real propósito do Evangelho, senão uma vida abundante e extraordinária? Por que muitos não vivem esse extraordinário de Deus? Por que tantas pessoas decepcionadas com igrejas, pastores e líderes? Por que tantos deturpando essa mensagem extraordinária? Por que tantos crentes feridos? Essas respostas tem a ver com a maneira como as pessoas vêm encarando o Evangelho da graça, a Mensagem da Cruz, ou o que vou chamar de os caminhos de Deus para uma vida extraordinária.
Os caminhos para uma vida extraordinária em Deus devem despertar em nós o mesmo sentimento que houve em Paulo quando escreveu: “Mas longe esteja de mim, eu gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo.” Gálatas 6:14. E mais, podem e deverão gerar em nós um tamanho contentamento em Deus que poderemos dizer: “Portanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” Filipenses 1:21

Paulo quando escreve essa carta aos coríntios está lidando com uma divisão terrível. Alguns eram partidários de Paulo, outros de Apolo, outros de Pedro e outros de Cristo. Há uma verdadeira carnalidade e muita gente decepcionada. Para corrigir esse problema, Paulo os traz à centralidade da cruz e lhes apresenta os caminhos de Deus para uma vida extraordinária. Ele quer ensiná-los a viver em unidade e na vida comum focados em Cristo, uma vez que já havia uma divisão pior em torno da mensagem da cruz. Você quer uma vida de poder e vitoriosa em Deus? Aqui está o princípio. Vamos nos focar nos caminhos de Deus para uma vida extraordinária. Não olhemos para homens, mas para a cruz!

O primeiro caminho de Deus para uma vida extraordinária...
1.O caminho da renúncia do PODER e negação do EU (v. 23)
Para entendermos porque os judeus consideram a cruz escândalo sendo convidados ao caminho da renúncia, é importante fazer um breve pano de fundo. Para os judeus, o Messias viria como uma grande força política. Vez por outra aparecia uma pessoa reivindicando a autoridade messiânica, por isso, os judeus lhes pediam um sinal. Eles realmente esperavam um messias político que derrotasse os romanos, uma vez que eles foram feitos província romana e pagavam impostos a César. Eles esperavam que o Messias estabelecesse o governo político. Também não era para menos. Há cinco capítulos nos Salmos (2; 22; 69; 72; 110) e três capítulos em Isaías (9; 11; 35) que são atribuídas ao Messias. Por isso eles tinham e tem ainda hoje tanta expectativa. Na perspectiva judaica o Messias governará nessa terra sempre vitoriosa, com excelência, justiça e glória. Seu reinado será pacífico, próspero, grandioso e glorioso.
Entretanto, Jesus é visto como o Messias esperado por muitos, mas no final ele foi pendurado no madeiro. O que significa o madeiro para o judeu? Leia Deuteronômio 21:22-23: “Se alguém houver pecado, passível da pena de morte, e tiver sido morto, e o pendurares num madeiro, o seu cadáver não permanecerá no madeiro durante a noite, mas, certamente, o enterrarás no mesmo dia; porquanto o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus; assim, não contaminarás a terra que o SENHOR, teu Deus, te dá em herança.” Diante desse texto vem o escândalo. Como podia o Messias de Deus terminar sua vida crucificado, condenado pelos seus e sob a maldição do próprio Deus? Escândalo! Veja que a questão central aqui é PODER! PODER POLÍTICO. O poder político do Messias venceria o poder político dos romanos e estabeleceria a soberania do estado de Israel, mas o Messias foi para a cruz. Escândalo! Jesus está ensinando o caminho de uma vida extraordinária. Como isso se aplica nós hoje? Assim como aqueles tentaram salvação usando o poder do Messias segundo o seu conceito de poder, muitos hoje tentam se salvar e se relacionar com Deus sem cruz.

Irmãos, a cruz continua sendo escândalo para aqueles que confiam no poder humano e em sua própria capacidade de se salvar. Todo aquele que confia na sua própria força se escandaliza com a cruz. A cruz foi escândalo para Pedro. Ele disse a Jesus: “por ti darei a própria vida.” João 14:37. Mas Jesus disse: “Antes que o galo cante você me negará três vezes”. João 14:38. Enquanto não negarmos a nós mesmos, continuaremos negando a Cristo. Na auto-suficiencia de Pedro, suas máscaras caíram. Pedro se esforça por Jesus (João 18:26), Pedro se parece com Jesus (Mateus 26:73), Pedro foi visto com Jesus (Mateus 26:69), mas nada disso foi suficiente. Ele queria servir a Jesus do seu jeito e por isso a cruz se tornou escândalo. Quando Pedro fracassa, Jesus ressurreto vai restaurá-lo e dirá mais ou menos assim: “Pedro, você não morreria por mim? Apascenta as minhas ovelhas.” A esse  Pedro ressurreto Jesus vai ensiná-lo que cruz não é auto-suficiência. Veja João 21:18-20. Você tem pedido poder para Deus e só tem sido colocado em situações de grande pressão. Quanto mais poder você pedir a Deus, mais pressões você enfrentará para que seja colocado em situações de aparente fraqueza. Essa é a grande benção da contradição. Veja que o mesmo ocorre com Moisés. O mesmo ocorre com José no Egito. Quanto menos poder humano e menos EU, mais poder de Deus é derramado sobre nós.

O segundo caminho de Deus para uma vida extraordinária...
2.O caminho das contradições e da dependência (v. 23)
Na cultura grega a crucificação era um método de execução pública que combinava humilhação e tortura e para eles os deuses eram muito poderosos e a fonte de sabedoria. Como poderia Deus ser crucificado? A grandeza era a natureza do pensamento grego em todos os aspectos. De repente, alguém diz que os homens mataram Deus numa cruz? A cruz continua sendo loucura para aqueles que se sentem contrariados em seus pensamentos de grandeza e auto-suficiência. Os discípulos de Cristo são chamados à dependência de um Deus que se entregou. O que Ele fez foi para ser o modelo e abriu um caminho para a vida extraordinária. A vida extraordinária é loucura porque ela nos convida para o caminho das contradições. Os paradoxos da vida com Deus. Um teólogo chamado Paul Althus diz: “crer significa viver em contradição constante com a realidade que se vê e confiar no que não pode ser visto.” Cristo morre para nos dar vida. Ele se faz o menor de todos para ser exaltado sobre todos. Ele nos convida ao mesmo caminho. Para viver com Cristo, precisamos morrer para nós mesmos. Se somos os últimos, Nele somos feitos os primeiros. O menor de todos entre nós é o maior. Quem perde a sua vida vai achá-la. É dando que se recebe. Deus nos chama ao caminho da dependência. Você tem sido humilhado, rejeitado, desprezado, sofrido com muita dor e está angustiado? Esse é o caminho da sua vitória. Não nos gloriemos nas bênçãos que temos recebido meus irmãos (Romanos 5:3-5; II Coríntios 12:7-10). Quanto mais descermos, ais seremos exaltados. Temos celebrado tantas bênçãos espirituais que temos recebido, mas não é colocando os olhos nelas que manteremos uma vida de poder. É, antes de tudo, mantendo o coração humilde e quebrantado. É nos derramando diante Dele. Diminuindo cada vez mais para que Ele cresça. Assim estaremos sempre de pé diante da Sua Presença. É loucura? Sim! É a grande benção da contradição. O caminho de Deus para uma vida extraordinária.

O terceiro caminho de Deus para uma vida extraordinária...
3.O caminho do PODER da cruz e do Espírito Santo (v. 24)
I.Poder (Veja Isaías 53)
a.Na fraqueza Dele na cruz, daquele Messias que aos olhos dos judeus é fraco e sem poder, que nos olhos dos gregos ele é loucura, nós experimentamos poder. Ele foi erguido, subindo como escândalo e loucura na cruz, mas para nós é poder de Deus (v.2-3)
b.Ele nos libertou do poder da escravidão do pecado. Suas feridas nos curaram. (v.4-5;10;12b) Traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades nos libertou do poder do pecado. “Àquele que não conheceu pecado, se fez pecado por nós; para que, Nele, fôssemos feitos justiça de Deus.” II Coríntios 5:21
c.Fomos reconciliados com Ele (v.11) Fomos feitos justos. Somos contados na família de Deus. Justos e justificados. Ele nos livrou do nosso EGO. Tomar a cruz, portanto, é LIBERDADE! Que maravilhoso poder! É o poder de Deus para transformação de todo o que crê.
Nós estamos sendo chamados a experimentar essa vida de PODER. Ele foi prensado no largar de azeite e Dele foi extraído o óleo do Espírito. Você também é prensado para ser extraído um poder sobrenatural. O poder para vencer o pecado, para cumprir a missão e se dar como Ele.
II.Sabedoria de Deus (Veja Romanos 3:21-26)
Como pode Deus ser justo contra o pecado e salvador dos pecadores ao mesmo tempo? Deus se torna homem sem pecado, para que por meio do sacrifício de um homem sem pecado Ele satisfaça a sua própria justiça. Essa é a loucura! A loucura de Deus é mais sábia do que a sabedora dos homens.

Rodrigo Rodrigues Lima, Pastor