sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Tapando as brechas. Colocando-se na brecha - Ezequiel 22:23-30


Tapando as brechas. Colocando-se na brecha
                                                             Ezequiel 22:23-30                                                           

Ezequiel foi um profeta do Reino do Sul (Judá). Ele havia se tornado um importante sacerdote em Jerusalém (Ezequiel 1:3) um pouco antes de ser levado para o cativeiro da Babilônia. Ele foi levado cativo para a Babilônia e estima-se que ele foi chamado pelo Senhor para ser profeta durante o seu quinto ano no cativeiro (Ezequiel 1:2) e lá exerceu essa vocação por pelo menos 22 anos (Ezequiel 29:17). Sua missão não era fácil, pois, deveria denunciar as razões pelas quais o povo de Deus foi levado ao cativeiro. Ele veio a denunciar as brechas que foram abertas e chamar o povo ao arrependimento. Veja como Deus é tão gracioso! Deus não quer seu povo na escravidão, antes, levanta profetas em meio ao cativeiro, na situação de opróbrio e vergonha, destruição, apatia e indiferença para restaurar o seu povo.
Neste tempo da graça, todos que caem em si encontram o favor de Deus e são livres do cativeiro espiritual. Deus ainda tem profetas falando em nosso meio.
A nação de Judá abriu brechas que os levou para o cativeiro. Cativeiro é lugar de escravidão. Trabalhar muito e não construir nada. É lugar de vergonha e desprezo. Príncipes e homens poderosos perdem sua posição sendo humilhados, lançados em fornalhas e covas. É lugar de perca de identidade. Eles perdem a sua terra, precisam aprender uma nova língua e novas comidas. É uma tentativa de mudar a mentalidade.
As brechas que abriram portas para o cativeiro babilônico revelam os mesmos princípios e resultados de uma vida no pecado. Quais brechas foram abertas que se revelaram tão devastadoras para o povo de Deus? Por que Deus não desistiu do seu povo? Como se colocar na brecha? Que lições aprendemos com essa passagem? O que Deus deseja de nós? É o que veremos hoje.

1.A brecha da familiarização (v.26)
O grupo em destaque nessa passagem são os sacerdotes. Os sacerdotes eram a elite espiritual do povo de Deus. A função dos sacerdotes era ser uma ponte entre Deus e o povo. Eles tinham a função de ensinar a Palavra de Deus para o povo - “Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é mensageiro do Senhor dos Exércitos.” Malaquias 2:7-9. Eles eram os mensageiros do Senhor para o povo de Deus. Eles ministravam ao povo e a Deus. Entretanto, o que temos aqui é um cenário um pouco diferente relatado por Ezequiel.
a.Transgridem a lei do Senhor. O primeiro passo para a familiarização é a transgressão da Palavra de Deus. Observamos um padrão da ação do diabo em como afastar as pessoas da vontade de Deus. Como ele faz isso? Colocando a dúvida e a incredulidade no coração das pessoas. Quando uma pessoa entra numa crise de qualquer natureza, a primeira coisa que o diabo abalou no coração dela foi a confiança na Palavra de Deus. A Palavra de Deus diz: “Vocês não devem comer dele, nem tocar nele, para que não venham a morrer” (Gênesis 2:16), mas a dúvida vem e diz: “Foi isso mesmo que Deus disse..”?[...] “É certo que vocês não morrerão” (Gênesis 3:4). Observe um outro padrão da ação de Satanás. Ele age quando Deus parece estar aparentemente ausente. Mas, Deus nunca está ausente. Deus está confiando que a fidelidade à Sua Palavra seja mantida quando Ele parece não estar presente. Esse é um poderoso aspecto da fé dos verdadeiros fiéis. Você não precisa estar no monte 24 horas por dia para ser fiel a Deus. Você precisa simplesmente crer na Palavra! Você não precisa estar 24 horas na presença da sua esposa ou marido para não cair em adultério. Você simplesmente precisa ser fiel à aliança, à sua palavra dada a ela ou a ele no altar no dia que disse sim. Porém, a incredulidade e a desconfiança, fruto da familiarização leva à queda. Os sacerdotes a transgredirem a lei do Senhor.
b.Profanam as coisas santas. Não fazem distinção (diferença) entre o santo e o profano e não ensinam essa diferença. Esse é o coração da familiarização. Quando o santo e o profano são a mesma coisa. Os sacerdotes perdem a expectativa. Não havia mais nada de novo para eles. Era uma rotina de rituais e agendas. Logo, a irreverência tomou conta do coração deles e já não viviam de coração conforme à aliança. Deus já não era a paixão deles, por isso, não ensinavam! Esse ensino consiste na vida! Havia azeite para as lâmpadas do templo, mas não havia vida neles. Às vezes estamos tão cheios do “azeite”, mas a vida não está acompanhando essa realidade. Sabe por quê? O azeite não vai parar de fluir enquanto houver pessoas precisando ser ministradas. Mas, isso não significa que há aprovação de Deus. Deus quer restaurar o altar do nosso coração e fazer uma fusão entre unção e vida! Não haverá profanação, mas avivamento! Tape hoje a brecha da familiarização e se coloque na brecha! Deus tem PRESENÇA DELE para você.

2.A brecha dos relacionamentos quebrados (v.6-7; 9-12)
A desestruturação da nação de Judá se deu no núcleo familiar. A estratégia do diabo não mudou. Ele tenta destruir a igreja desestruturando as relações familiares e a própria igreja como a grande família de Deus.
O Espírito Santo usa o profeta Ezequiel e revela uma cadeia de relacionamentos quebrados usando a expressão “derramar sangue” pelo menos três vezes nesse trecho (v.6; 9; 12). A criminalidade e o índice de mortos eram muito elevados e Deus estava observando isso na nação de Judá a partir das relações na família. E hoje? Nos tempos da nova aliança Jesus disse: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento. Eu, porém, vos digo que todo aquele que (sem motivo) se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento no tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.” Mateus 5:22-23. O Espírito Santo inspirou João escrevendo: “Toda pessoa que odeia seu irmão é homicida, e sabeis que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo.” I João 3:15.
Nessa era em que vivemos, os relacionamentos são descartáveis. É muito comum haver quebra de relacionamentos. O que desejo destacar é que uma brecha se abre quando não resolvemos um pecado, um conflito ou uma ferida emocional. David Kornfield explica na Bíblia de Estudo do Discipulado alto interessante: “O que acontece quando não resolvemos logo um problema destes? Consciente ou inconscientemente nos justificamos. Nós argumentamos que não foi exatamente um pecado; nos explicamos e nos justificamos. Se outra pessoa estiver envolvida, argumentamos que ela errou (claro que é bem pior do que nós) e que essa dor justifica a nossa reação. Começamos a construir um autoengano. Não percebemos o mal que criamos e nos escondemos em nossas explicações e justificativas.” A nação de Judá se destruiu pela falta de perdão! A falta de perdão adoece, torna a pessoa cativa de mágoas e não trata as feridas. Essa brecha é devastadora! Tape a brecha dos relacionamentos quebrados hoje! Deus cura todas as suas enfermidades e sara todas as suas feridas emocionais. Deus quer restaurar seu coração hoje! Entre na brecha do perdão!  

3.A brecha da falta de oração (v.30)
Deus procurou entre os profetas, os sacerdotes, os príncipes e o povo alguém que reconstruísse a muralha e se colocasse na brecha diante dele, mas não encontrou nenhum! Isso é muito forte!
Esse muro era o muro da justiça e da santidade. A pecaminosidade havia se tornado tão grave que Deus buscou uma pessoa de ora­ção que intercedesse pela cidade pecadora, mas não achou ninguém. Mas, aqui encontramos a poderosa resposta para reverter esse quadro. Oração! Quando Deus revelou a Abraão que destruiria Sodoma e Gomorra, este se colocou na brecha da oração em favor de Ló. Deus age em resposta à nossa oração! Nós somos ministros de Deus e temos autoridade no nome de Jesus para expulsar demônios, curar enfermos e fazer sinais e maravilhas. Por isso, o diabo tenta nos paralisar e temos tanta luta para orar! “Se somos fracos na oração, somos fracos em toda parte”. Oração produz avivamento! Oração produz intimidade! Deus quer você na brecha da oração e assim, você romperá com a familiarização e terá relacionamentos saudáveis. Para concluir, quero mais uma vez falar sobre os sintomas de que você possa estar enfrentando uma batalha espiritual e o que a legalidade ao pecado produz. 1. Falta de paixão espiritual. Perde a empolgação e perde a disposição. A alegria de orar e ler a Bíblia. Você perde a leveza para liderar. 2. Frustração extrema. Sente um negócio ruim por dentro. Quando a angústia tem motivo de perdas significativas é normal. Agora quando persiste é ataque espiritual para destruir você.  3. Confusão sobre o propósito. Aumenta pressão. Acha que não é a pessoa certa no lugar certo. Quer sair, fazer outras coisas. 4. Falta de paz. A tentação tira a paz. Pensamentos veem na sua mente e não saem. Acusações. Imoralidade. Pornografia. Erotismo. Inquietação toma conta de sua mente. Isto leva a exaustão. As vezes está ligado às necessidades, como dinheiro. Facilmente irritado. Podendo pregar de maneira irritada, é mais um desabafo. 5. Lentidão e cansaço. As coisas não rendem. Não avançam. Perde a criatividade. Não quer fazer nada. Principalmente quando se repete por dias e semanas, até meses. 6. Forte desejo de desistir. Vontade de desistir. 7. Ser tentado a voltar para antigas amarras. Pessoas e coisas antigas voltam a lhe tentar. Práticas pecaminosas nos rondam querendo nos dominar. A mente fica embotada. 8. Dúvida a respeito do chamado sobre o qual tinha plena convicção. Fica pensando novamente se não foi coisa da minha cabeça. Se acha uma fraude.
Deus quer dar um basta nisso hoje! Vamos tapar as brechas e nos colocarmos na brecha! Tem favor de Deus para a sua vida hoje.

No amor de Cristo,
Pastor Rodrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário