terça-feira, 8 de setembro de 2015

Devocional 08/09/2015 - Circuncidado no coração!

TEMA: Circuncidado no coração!
TEXTO: "Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus." Romanos 2:29

OBSERVAÇÃO
Paulo neste trecho de sua carta confronta religiosos e judeus que julgam ser melhores do que os gentios por praticarem a lei, se esquecendo que até mesmo a atitude de arrependimento é ação de Deus, e portanto, não são melhores que os gentios. Além disso, confiando na prática da lei, pecam porque vivem hipocritamente a sua religiosidade, pois, caem no mesmo pecado que condenam dos gentios que pecam sem conhecimento da lei. A verdadeira espiritualidade consiste em viver uma transformação interior cujo o louvor (reconhecimento) não vem daquilo que os homens vêem, mas daquilo que Deus vê no coração e é fruto da graça de Deus na vida do homem. Ele mostra que este é o verdadeiro judeu e que verdadeiramente está em aliança com Deus.

PRÁTICA
Aprendo o que devo e o que não devo nesta passagem. Não devo julgar ninguém porque até mesmo o meu arrependimento é fruto da atuação do Espírito Santo que me convence. Não sou melhor do que ninguém, mas a graça de Deus opera em mim. Porém, se dou lugar à carne mesmo cincunciso de coração, maior rigor há para mim. Não devo viver minha vida cristã sob uma religiosidade cujo o parâmetro de santidade é o outro homem ao meu lado, mas Jesus. Não vivo para aprovação (louvor) de homens, mas por meio do Espírito posso alegrar o coração de Deus em um relacionamento transformador que reflete de dentro para fora a minha nova vida em Cristo e ter a Sua aprovação e trazendo glória ao Seu nome diante dos homens. Não posso cair em extremos do legalismo ou da falsa segurança que posso viver no pecado e dando lugar a ele barateando a graça. Ambas são armadilhas do meu próprio EU. Nasci do Espírito! Tenho a circuncisão do coração e vivo para a Glória de Deus!

ORAÇÃO
Querido Pai, obrigado por Tua Palavra que inspira. Que eu diminua e Ele cresça. Encha-me do Teu Espírito. Sou grato pela atuação do Teu Espírito em minha vida que me convence e consola e posso viver uma vida voltada para Ti com a Tua marca em meu coração aprovado por Ti e distante daquilo que me afasta de Ti. Que tudo o que eu fizer e disser seja reflexo dessa circuncisão, desta marca da Tua aliança. Que eu sempre tenha a Tua Palavra gravada em meu coração vivificando-me!