quarta-feira, 29 de julho de 2015

Devocional 29/07/2015 - Cuida de ti e da doutrina!

TEMA: Cuida de ti e da doutrina!
TEXTO: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes." I Timóteo 4:16

OBSERVAÇÃO
Paulo ensina a Timóteo que este deveria cuidar bem de si mesmo e da doutrina e como consequência ele preservaria a si mesmo e o povo dos perigos de heresias, lobos mercenários e tornaria perseverantes em Cristo. Cuidar de si mesmo neste contexto é exercitar-se na piedade, aplicar-se à leitura, não ser negligente com o dom, meditar nas orientações recebidas e receber cuidado (mentoria/discipulado), pois, era isso que Paulo estava fazendo ao escrever essa carta ao jovem líder. Cuidar da doutrina é expor "estas coisas", ordenar, ensinar "estas coisas", aplicar-se à exrotação e ao ensino e não ser negligente com o dom.
Assim é um líder saudável que gera vida e saúde!

PRÁTICA 
Deus me dá o privilégio e a responsabilidade de preservar a vida cristã dos meus ouvintes e a minha própria vida cristã através do cuidado comigo mesmo e com a doutrina. Como líder sou chamado a influenciar pessoas pela Palavra e mentoria/discipulado. Não posso ser negligente com a mentoria que tenho recebido e com as mentorias e supervisões que tenho ministrado. Deus me encoraja mais e mais a ter a postura de Timóteo quanto a estes conselhos e me encoraja a ter a postura de Paulo quanto ao cuidado com as pessoas, especialmente líderes. A base de tudo é a Sua Palavra.

ORAÇÃO
Querido Pai, obrigado por essas preciosas lições. Não me deixe ficar acomodado. Me quebre a cada dia para que eu seja sempre servo e pronto a receber cuidado através de conselhos, confrontações divinas através de pessoas e faça-me diligente e zeloso para cuidar da doutrina. Que Cristo seja exaltado sempre!