domingo, 16 de agosto de 2020

CULTO - 16.08.2020 - O Padrão de Jesus - PR RODRIGO

16.08.2020 - O PADRÃO DE JESUS

O PADRÃO DE JESUS

Lucas 9:23

 Continuando a série CHAMADOS PARA ESTAR COM ELE, quero meditar com vocês a respeito do padrão estabelecido por Jesus para aqueles que desejam ser seus discípulos, seus seguidores. Existe um padrão para estar com Ele de verdade. Esse padrão começa com uma condição.

Observe que ele usa a palavra se. O se significa que Jesus no dá liberdade de escolha. Um jovem rico ouviu o chamado de Jesus para ser seu discípulo, mas foi embora (Marcos 10:17-22). Ele ouviu o que teria de enfrentar e considerou que o preço era alto demais. Marcos conta que Jesus olhou para o homem e o amou (v.21), apesar de saber qual seria a escolha dele. Jesus, porém, não correu atrás dele nem mudou as palavras do chamado. Jesus, antes de tudo, disse que precisamos calcular o preço (Lucas 14:28).

 Jesus usa três expressões marcantes para descrever o seu padrão, a trilha menos percorrida: negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

1.      Negue-se a si mesmo

Confesso que durante muito tempo pouco compreendi a respeito desse assunto. Ele ainda continua sendo pouco compreendido, o que impede que vivamos o máximo potencial de nossa vida cristã no que tange a nossa relação com Deus e com a Sua missão. Negar significa “resistir”, “rejeitar” ou “recusar”. Em resumo, significa dizer “não”.

Um exemplo prático do que significa esse negar, é o exemplo de Pedro quando confrontado três vezes e acusado de ter conhecido Jesus. Ele disse enfaticamente: “Não conheço o homem de quem vocês estão falando”. Pedro resistiu, rejeitou, recusou ser associado a Jesus e disse um sonoro não: “Eu não conheço esse homem”.

Negar-se a si mesmo é dizer: “Não conheço a pessoa”.

a)      Negar-se a si mesmo não significa negar nossa dignidade

Toda pessoa é digna de respeito Pensamos que negar a nós mesmos é permitir, por causa de Jesus, que as pessoas nos desrespeitem. Não é tolerar uma relação abusiva em nome de Jesus. Não! Não é isso. Não é tolerar qualquer preconceito e falta de consideração porque eu sou de Jesus. Não! Não é negar nossa dignidade. Quando Paulo está em Jerusalém e estavam para açoitar Paulo, ele evocou o direito o direito a um julgamento digno como cidadão romano. Obvio que ele estava sofrendo por Cristo, mas ele não precisava naquela situação negar sua dignidade. “O próprio comandante ficou com medo quando soube que Paulo era romano, porque tinha mandado amarrá-lo”. (Atos 22:29)

b)     Negar-se a si mesmo não significa negar nossos sentimentos

O próprio Jesus manifestou seus sentimentos diante da morte. Ele ficou profundamente triste! Ele não negou seus sentimentos. Outros pensam que negar-se a si mesmo é sinônimo de infelicidade. Muitos pensam que ser um discípulo de Jesus é viver carrancudo e com cara de sofrimento. Tem muita gente querendo se fazer forte diante do sofrimento em nome de Jesus considerando que isso seja negar-se a si mesmo, mas isso tem outro nome. É desumanizar-se! Jesus foi o humano perfeito que existiu e nunca negou seus sentimentos.

Negar-se a si mesmo significa negar nossa autossoberania. Significa dizer não ao deus que está em mim, recusar a obedecer às exigências do deus que está em mim. Significa dizer um não decisivo ao “Senhor EU”. Paulo exemplifica bem isso: “..já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”. Jesus não quer que você deixe de ser um empresário bem sucedido! Ele quer que você diga que Ele é o Senhor absoluto de sua empresa e não você e viva segundo os padrões divinos e não seus. Ele não tem problema que sejamos ricos e tenhamos sucesso profissional. O problema é você querer seu senhor e servir ao dinheiro. Ele é a majestade e não você. A única maneira de fazer isso é dizendo para si próprio: “Eu não me reconheço como deus de minha vida.” Só há um Deus em minha vida e seu nome é Jesus!

2.      Tome a sua cruz

Muita gente pensa que carregar a cruz é ter que suportar um marido difícil, um trabalho escravo, mas as palavras de Jesus têm um significado muito mais amplo.

Vamos considerar o contexto em que Jesus disse isso. A expressão dava a ideia da figura de um criminoso forçado a carregar uma cruz na qual ele seria executado em público. O criminoso só pegava a cruz depois de ter recebido a sentença de morte. Ele sabia, caminhando pelas ruas que era praticamente um homem morto. Ele era compelido a abandonar todas as esperanças e ambições terrenas.

Só um discípulo de Jesus entenderá o que falarei agora. 1) Em primeiro lugar. Jesus pede que seus seguidores pensem neles próprios como se já estivessem mortos, que enterrem todas as suas esperanças e sonhos terrenos, que enterrem os planos e prioridades que fizeram para si mesmos. Mas você pode me perguntar: “Você não acabou de dizer que posso ser um empresário bem sucedido, desde que eu não seja o senhor, mas deixando-o ser Senhor? Deixe-me responder com outra pergunta: “Você consagrou a Ele tudo o que você tem?” 2) Em segundo lugar. O que é consagrado a Deus não pertence a nós. Quando dissermos que Ele é o Senhor, Ele revelará um projeto e um plano maior para você e para mim. Quando dizemos que não nos reconhecemos a nós mesmos como senhor e tomamos a cruz, Jesus ressuscita nossos sonhos ou substitui pelos sonhos e planos DELE. Se você renunciou todo o controle e passou para Ele, ainda que as seus olhos muita coisa morreu, saiba que Ele só está substituindo por planos maiores e melhores. Isaías 55:8-9 “Porque os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, e os caminhos de vocês não são os meus caminhos”, diz o Senhor. “Porque, assim como os céus são mais atos do que a terra, assim os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos são mais altos do que os pensamentos de vocês.” Tomar a cruz é sair do caminho ordinário/comum de sermos nossos próprios deuses para entrarmos na jornada em abandonar todas as esperanças e ambições terrenas para abraçar sonhos e planos celestiais. 

3.      Siga-me

Seguir a Jesus é trilhar o seu caminho. É pisar onde Ele está pisando. Seguir a Jesus é investir tempo, recursos, talentos, a vida, tudo a Ele. Pedro deixou tudo para ganhar tudo! Seguir a Jesus é entregar o que não pode guardar para ganhar o que não pode perder! Vejamos Paulo em Filipenses 3:7-11.

Quais são alguns sinais de que ainda não aceitamos o desafio de Jesus em viver o seu padrão?

a)      Inveja: não ter o que os outros têm; 

b)      Competição: tentar realizar mais do que outra pessoa; 

c)      Discussões e se frustrar com expectativas elevadas a respeito de si e dos outros: necessidade de seguir o próprio caminho; sensibilidade exagerada: ressentir-se pela falta de reconhecimento, etc, ao invés de sermos realistas e aceitarmos que todos são humanos e perdoar uns aos outros. Acreditamos que merecemos tudo o que temos: casa bonita e carro novo. Fazemos planos sem pensar no Reino de Deus e gastamos os nossos recursos para implementar o nosso reino. Usamos os nossos dons para promover nosso nome, nossa reputação.

Mas, a partir de hoje, você e eu podemos dizer sim para o padrão de Jesus! Negar-nos a nós mesmo, tomar a nossa cruz e segui-lo. Um irmão disse algo essa semana que me impactou. Ele disse: “Isso não é para todo mundo”. Em seguida ele completou: “Isso é só para quem é discípulo.” O discípulo se alegra e anseia viver esse padrão.