terça-feira, 13 de abril de 2021

13.04.2021 - TEMA: Como um servo de Deus toma decisões

TEMA: Como um servo de Deus toma decisões

TEXTO: “Não está toda a terra aí diante de você? Peço que se afaste de mim. Se você for para a esquerda, irei para  a direita; se você for para a direita, irei para a esquerda. Ló ergueu os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era bem regada, como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, até a região de Zoar. Isto foi antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra.” Gênesis 13:9-10

OBSERVAÇÃO

Ló era sobrinho de Abrão. Esse rapaz fez a jornada com o seu tio, mas ambos prosperam a tal ponto de não conseguirem viver na mesma terra, tamanha era a quantidade de posses. O que distingue um servo de Deus é a maneira como ele toma as suas decisões. Ló escolhe o que é, aos seus olhos, obviamente melhor. O texto faz comparações. Era como o jardim do Senhor, isto é, um lugar de delícias. Era uma terra próspera como o Egito. Eles haviam passado por um período difícil de fome, o que os levou ao Egito. Talvez, pelo seu histórico de privações na jornada com o seu tio, Ló decide pelo que é aparentemente melhor, e possivelmente, com pressuposições e experiências bem plausíveis. Entretanto, Abrão sendo o mais velho, demonstra nessa atitude uma confiança sem igual. A benção de Deus está com Abrão, independente do lugar.

 PRÁTICA

Como um servo de Deus toma decisões? Planejar, calcular, organizar, antever, tomar conselhos é muito importante, mas a motivação do coração e a confiança em Deus revelarão o servo de Deus, na hora de tomar decisões. Muitas vezes, tomar decisões com a confiança em Deus parecerá não ser a mais inteligente aos olhos dos outros, mas será a mais sábia. Abrão queria paz. Ele não quer ter desentendimento com o seu sobrinho, por isso, um elemento é a paz. Ele não faz uso da prerrogativa de ser o mais velho e escolher o que é melhor. Ele abre mão. Ele agiu por ego, descendo ao Egito no tempo da fome. Não errará neste sentido mais uma vez. Ele anda debaixo de uma promessa. Esse é outro elemento. O servo de Deus, guiado por uma convicção divina, anda debaixo de uma promessa e não de direitos. Promessa e direitos serão incompatíveis.  

Com paz, debaixo de uma promessa e totalmente desprovido de egoísmo é que devo tomar minhas decisões no Senhor.

 ORAÇÃO

Senhor, obrigado por essa palavra poderosa. Peço que me livres do egoísmo. Que Cristo movendo em mim, seja o meu guia nas decisões. Sejam as decisões movidas por paz, fé e confiança em suas promessas. Modela as minhas motivações e glorifica o Teu nome.