sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

LIDERANÇA - A LEI DO LIMITE

 

A LEI DO LIMITE

A capacidade de liderança determina o grau de eficácia da pessoa

John Maxwell é um líder fantástico! Ele realmente é alguém que agrega valor às pessoas e as potencializa para que se multipliquem em outros líderes. Ele destaca porque é importante focarmos em aumentar a nossa capacidade de liderança dizendo: “quanto mais baixa a capacidade de liderança de uma pessoa, mais baixo o limite em seu potencial. Quanto maior a capacidade de liderar, maior o limite em seu potencial. Por exemplo: se sua liderança vale 8, então, sua eficácia não pode ser superior a 7. Se sua liderança é de apenas 4, então sua eficácia não será superior a 3.”

Por isso vemos tantos líderes inseguros ou com pouco impacto. Um líder que não desenvolve sua capacidade de liderança e está no topo de uma organização com uma nota 8, poderá se sentir ameaçado com alguém com nota 9 abaixo dele.

Ele diz: “O sucesso pessoal sem capacidade de liderança tem eficácia limitada. Sem capacidade de liderança, o impacto da pessoa é apenas uma parcela do que poderia ser com uma boa liderança. Quanto mais alto você quer chegar, mais precisa de liderança. Quanto maior o impacto que pretende ter, maior precisa ser sua influência. O que você realizar é determinado por sua capacidade de liderar os outros.”

Por isso desejo muito que você dê valor esse conceito! Você pode ser um líder de líderes. Você pode fazer realmente a diferença e entender que precisa liderar primeiramente a si. Você deve trabalhar para aumentar a sua capacidade de liderar.

A capacidade de liderança sempre é o limite da eficácia pessoal e da organização. Se a liderança de uma pessoa é grande, o limite da organização é alto. Se não é, a organização é limitada.

Quando equipes talentosas não vencem, estude a liderança. Por exemplo: quando a Apple foi criada no final dos anos 1970, Steve Wozniak era o cérebro por trás do computador Apple. Seu limite de liderança era baixo, mas esse não era o caso do seu sócio, Steve Jobs.

Você pode avaliar sua capacidade de liderança pelos seguintes indicadores: (dê notas para si de 0 a 10)

·         Habilidade com as pessoas 

·         Planejamento e pensamento estratégico 

·         Visão 

·         Resultados

 

Como um líder pode trabalhar para aumentar a sua capacidade de liderar? Quero me fazer valer da Bíblia de Estudo do Discipulado e da experiência de David Kornfield, bem como de minha pequena experiência para lhe oferecer caminhos para aumentar a sua capacidade de liderança: 

1.      Ser uma pessoa ensinável

O que é “ensinável”? Ensinável é a qualidade de uma pessoa pronta; desejosa e faminta por ser ensinada e crescer; aberta à instrução e à formação; motivada a aprender; marcada por fazer boas perguntas; aquela que realmente quer entender a verdade para viver/liderar melhor.

Vamos falar de três tipos de ensináveis: 

a)      Ensináveis da mente – amam estudar; querem aprender e crescer quanto ao seu conhecimento e domínio de um assunto. É elogiável, mas superficial; 

b)     Ensináveis no coração – realmente querem crescer, não apenas ganhar conhecimento. A verdade penetra em seu íntimo e brota para dar vida. Vai além da mente, mas não é suficiente. O ativismo pode sufocá-las; 

c)      Ensináveis como estilo de vida – Isso envolve a mente e o coração, dando continuidade ao que aprenderam para colocar tudo em prática.

Nós precisamos de líderes ensináveis como estilo de vida. Esses são os que vencem os limites da liderança.

2.      Viver uma cultura de avaliação e supervisão

Qual foi a última vez que você fez uma avaliação séria de sua vida, trabalho, desempenho profissional, ministério? O líder ou aqueles que desejam crescer precisam abraçar essa cultura. Estamos falando de uma avaliação formativa, não apenas informativa. Empresários precisam aplicar essa avaliação em si e em pessoas que exerçam funções chaves em suas empresas. O mesmo para pastores e líderes.

Se queremos ampliar nossa influência e desenvolver os membros de nossas equipes, nós e nossas equipes precisarão ser avaliados e supervisionados.

3.      Participar de eventos de capacitação

Quando foi a última vez que você participou de um evento de capacitação de mais de um dia ligado à sua área? Quando chefiei um escritório de contabilidade, sem formação contábil, sabia que precisava me manter antenado para evitar problemas com os funcionários e os clientes. Eu sabia o que era necessário para que não houvesse atrasos de entregas de declarações e gerenciava todos os departamentos. Fiz cursos básicos em todas as áreas do escritório, contábil, fiscal, RH, legal, para fazer esse gerenciamento. Participei de treinamentos para desenvolver minhas habilidades. Você pode rever sua nota nas áreas de: a) habilidade com pessoas; b) planejamento e pensamento estratégico; c) visão; d) resultados; e pensar: que tipo de evento devo participar para me tornar mais capaz?

Como pastor não deixo de participar de eventos que podem ampliar minha capacidade de liderar.

4.      Dar seguimento aos eventos de capacitação

Esse é um valor que aprendi no MAPI (Ministério de Apoio a Pastores e Igrejas). Pesquisas mostram que 94% dos participantes de treinamentos não mudam em nada. Quase todos os que mudam (6%) tomam os primeiros passos dentro de quatro dias do evento.

Você precisa levar a sério o seu crescimento! Portanto, a pré-capacitação e o pós-capacitação é tudo! Por exemplo: me propus a fazer lives sobre liderança. Isso é muito bom para você, mas é exponencialmente melhor para mim. Eu estou dando seguimento à leitura que fiz para me avaliar e me aprofundar.

5.      Abraçar oportunidades de crescimento

Você pode ver surgir a oportunidade de liderar um pequeno grupo na igreja. Pode ser a oportunidade de ser um monitor de classe na escola. Poder ser a oportunidade de galgar posições em sua organização.

Seu superior pode estar delegando algo a você e financeiramente não lhe trará nenhum benefício no momento. Entenda que não existe apenas ganho financeiro, mas também o ganho de habilidades e competências. São situações como essas que você pode aprender a pensar e agir como líder.

6.      Ter um mentor/discipulador

Deixei essa por último de propósito. Considero essa, além do coração ensinável, uma das mais importantes ações que você tomar quanto ao seu crescimento. Eu tenho um mentor! Sozinho não! Ninguém cresce sozinho. E vou mais além! Se você se tornou um discípulo ou está sendo mentoreado, considere seriamente ter um discípulo para repartir o que você recebe. Quando ensinamos, aumentamos exponencialmente nossa habilidade de compreensão daquilo que aprendemos.

Portanto, tenha alguém que enxergue os seus pontos cegos como líder.

Para refletir: 

a)      Dos quatro indicadores de avaliação de sua capacidade de liderança ( a) habilidade com pessoas; b) planejamento e pensamento estratégico; c) visão; d) resultados), qual é a sua nota mais baixa e o que fará para melhorar a sua nota em termos práticos?

b)      Das 6 ações para aumentar a sua capacidade de liderança, qual delas é urgente e tomará uma séria atitude para mudar sua realidade?

No amor de Cristo,

Pastor Rodrigo