sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Unidade é o segredo!

"Unidos para alcançar esta geração" é o tema da minha denominação - Igreja Metodista Livre do Brasil até 2014.
Quando penso em unidade, logo me vem a mente a torcida do Corinthians, apesar de torcer para o São Paulo.
Devemos tirar o chapéu para essa torcida que é realmente unida e acredita no seu time. No mundial eles investiram muito dinheiro, alías, muitos abriram mão de suas economias e deixaram de comprar bens para assitir a uma partida no mundial de clubes. Unidos em torno do mesmo propósito eles foram a força do time na final do torneio.
Vendo o jogo, na arquibancada havia uma faixa bem grande no meio do estádio: VILA MORAES e pensei: "Será?" Realmente era o que pensei. Fiquei sabendo que um grupo de pessoas aqui do meu bairro ajudaram um grupo de corintianos e se mobilizaram para comprar passagens para o Japão com o compromisso de colocar uma faixa na final. ELES CONSEGUIRAM! Por que?

1. Porque os que se comprometeram abriram mão de alguma coisa para investir.
Se não houver comprometimento e renúncia, a unidade não será fato e o propósito não será alcançado. Eles certamente investiram tempo, diálogo para convencimento etc...
O oposto disso é: Não se comprometir, não renunciar e não investir tempo.

2. Todos tinham o mesmo propósito.
Eles se uniram em torno do mesmo objetivo. Uns poucos apenas iriam, mas todos acreditavam no mesmo propósito e não acharam absurdo investir naquela causa que era unir forças para dar um empurrão no time no Japão.
O oposto disso é: Não acreditar no mesmo objetivo

3. Com certeza superaram as diferenças.
Quem foca um objetivo com outros supera as diferenças. Essa é uma chave importante da unidade. 
Unidade não é unanimidade, mas a capacidade de superar as diferenças com o fim de atender um propósito.

Enfim....aí eu penso:

E a igreja? E as placas de igrejas?
Sabe, tenho pensado muito sobre o meu bairro e as imediações. 
Vejo que temos uma grande e poderosamente ferramenta para um grande mover de Deus me nossos bairros: O AMOR DE DEUS, O EVANGELHO, A ORAÇÃO....
Minha oração hoje é para que diante do caos que estamos vivendo, as igrejas se unam no mesmo propósito, superem as diferenças e se comprometam pela causa do Evangelho! 

Jesus orou assim: "a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam  eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste." João 17:21
Se observarmos Atos 2:42-47, foi bem o que aconteceu para que o evangelho experimentasse uma rápida propagação naqueles dias.
Perseveravam....na comunhão, no partir do pão, nas orações....tinham tudo em comum e dia a dia Deus acrescentava os salvos.

Unidade é o segredo.
No amor de Cristo,
Rodrigo, Pr.