domingo, 4 de abril de 2021

04.04.2021 - TEMA: Faça o que é certo

 TEMA: Faça o que é certo

TEXTO: “Se fizer o que é certo, não é verdade que você será aceito? Mas, se não fizer o que é certo, eis que o pecado está à porta, à sua espera. O desejo dele será contra você, mas é necessário que você o domine.” Gênesis 4:7

OBSERVAÇÃO

Enxergo a complexidade das consequências do pecado no coração do homem e reflexo em suas ações. A intenção do coração é contemplada por Deus e fica evidente que a aceitação e a rejeição estão aí.

A forma como cada um ofertou revelou o desejo bom e mal de cada coração, despertou inveja, ira e culminou com um homicídio.

A palavra que Deus usa, segundo o Espírito Santo inspira o autor é “aceito”. A aceitação está intimamente ligada ao “fazer o que é certo”, já na intenção. Portanto, fazer o que é certo é uma disposição do coração inclinado para Deus. Não fazer o que é certo significa abrir o coração para o pecado e ir contra Deus, contra o próximo e contra mim mesmo. Cabe a mim dominá-lo.

PRÁTICA

Cristo tornou possível eu ser aceito por Deus por meio de sua obra na cruz. Ele fez o que era certo por mim, e pela fé em seus méritos, sou justificado. Por meio do Seu Espírito sou guiado em minhas intenções para aquilo que glorifica a Deus, o bem. Ele não apenas me tornou aceito, mas me tornou aceitável como um novo homem segundo à Sua imagem. Guiado pelo Seu Espírito, posso escolher e fazer o que é certo.

Todos os dias me debruçarei sobre a Palavra para encher-me da verdade que renova a minha mente para estar cada vez mais dominado pelo Espírito da verdade.

ORAÇÃO

Obrigado Jesus por me aceitar e me tornar aceitável. Obrigado porque Seu Espírito me guia a toda verdade e posso andar com uma nova disposição de coração para fazer o que é certo. Guarda-me de mim e de minhas vontades! Faça-se a Tua vontade e que o que eu fizer seja um reflexo da sua santidade em mim.

SÉRIE ESPERANÇA NA BALANÇA | 04.04.2021 - DA FRUSTRAÇÃO À ESPERANÇA - DO...

04.04.2021 - Da frustração à esperança - Lucas 24:13-32

 A Caminho de Emaús

Da frustração para a esperança

Lucas 24:13-32

 

Nessa segunda páscoa da pandemia, em um contexto de muita desesperança, angústia e frustração, quero dar início a uma série de mensagens sobre a esperança. Quero começar com o relato de uma pregação fantástica, talvez a mais fantástica. O pregador é Jesus e o público são apenas dois jovens. Jesus prega todo o antigo testamento para aqueles dois apenas ouvirem. Eles ouvem da boca do próprio Cristo a mensagem de salvação.

Como aqueles dois jovens nós não estamos livres de nos frustrarmos com esperanças e expectativas em nossa vida espiritual. Possivelmente, uma parte considerável das pessoas que me ouvem estão anestesiadas com tudo o que vem acontecendo. E anestesiadas elas ouvem as mensagens, mas com os corações frios. Diante da responsabilidade de seguir a vida, sente-se o peso das responsabilidades, mas busca-se uma força para não sucumbir. Você não pode sucumbir porque a pessoa que você ama depende de você. As contas não param. As pessoas que você lidera precisam de você. Quero hoje narrar essa história e minha esperança é que você tenha seu coração arda novamente no peito. Jesus quer conduzir você em sua jornada da frustração para a esperança.

 

1.       A frustração os afasta de Jerusalém (v.13)

Dois discípulos a caminho de Emaús. Esses dois discípulos saíram de Jerusalém no primeiro dia da semana. Eles não deveriam sair de Jerusalém. Jerusalém é o início de tudo, mas é difícil permanecer em Jerusalém! Essa foi uma Páscoa atípica na história de todas. Eles estão se ausentando de Jerusalém. Antes de sua ida ao Getsêmani, próximo de sua prisão, Jesus disse: "Esta noite serei uma pedra de tropeço para todos vocês, porque está escrito: "Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho ficarão dispersas". (Mateus 26:31). Diante da profunda decepção, da frustrada expectativa, é comum que muitos se dispersem. A pandemia tem contribuído para muitos se dispersarem. Jesus quer resgatar o seu coração. o relato mostra que esses homens estão desesperançados. Depositaram todas as esperanças em Jesus, mas o vexame foi muito grande. Justamente na festa mais importante para o povo judeu, o líder deles é crucificado. Assim, cada um vai procurar o seu caminho. É uma caminhada de questionamentos! É uma caminhada de decepção! É uma caminhada de frustração. A dor os afasta de Jerusalém. A dor pode nos afastar da nossa Jerusalém.

 

2.       A frustração os impede de reconhecer Jesus (v.14-17)

a)O coração está tomado de dor (v.14). Eles estão conversando a respeito de tudo. Não havia outro assunto. Na caminhada, não há nada mais o que falar. Com tamanha decepção, nada mais ocupa o coração e as conversas. O que domina a maior parte dos meus pensamentos e diálogos revelam o estado do meu coração. Frustrados, o que pulsa no coração é a dor. b)Os olhos estão cegos (v.16). Eles têm olhos, mas não veem. A dor é grande! Surpreendentemente Jesus está ao lado deles, caminha com eles, mas eles não o percebem. A frustração, a decepção, o estado de perplexidade são muito maiores do que a presença de Jesus. Mas, veja que Jesus está do lado deles! É Jesus glorificado, mas eles não percebem! Como?! c)As pernas sentem o peso da tristeza e paralisam (v.17). Por um momento Jesus pergunta: O que aconteceu? E eles param. A tristeza é tão grande que eles param de caminhar. Como a angústia, a tristeza, a perplexidade podem nos paralisar!

Podemos ficar impedidos de reconhecer a Jesus quando o nosso coração está tomado de frustração, os nossos olhos estão cegados e as pernas paralisam quando a dor domina o coração. Depressão, ansiedade e angústia minam a fé e saqueiam a esperança.

 

3.       A frustração manifesta melancolia (v.18-21)

a)A pergunta toca na ferida (v.18-19). A pergunta de Jesus toca na ferida. Isso me remonta a Elias na caverna quando Deus lhe pergunta: "Que fazes aqui Elias"? Será que Deus não sabe o que está acontecendo? No caminho da dor e da frustração, é preciso falar!

Elias fala com Deus! Cleopas fala com Jesus. Elias e Cleopas tinham algo em comum. Ambos estavam em um momento em que a dor está mais forte do que a Presença de Deus diante deles. Eles são como eu! Humanos! Humanos não tem a visão do todo e precisam desabafar quando sua mente não compreende toda a dor e a frustração. Então, segundo a ótica humana deles, explicam tudo!

É preciso externar a dor, o ponto de vista, o sofrimento para que haja cura. b)A explicação revela o pus da ferida: "Esperávamos que fosse ele...". Provérbios 13:12 diz: "Esperança adiada faz adoecer o coração". As expectativas frustradas de um emprego, de uma faculdade, de um dinheiro que estávamos contando que chegaria, a cura, o milagre, enfim, a demora em passar esta pandemia, a esperança adiada faz adoecer o coração. Aqui está a razão pela qual os discípulos estavam machucados. Por um momento, esperavam que fosse ele, mas a circunstância minou a fé deles! A circunstância minou o coração deles. Infelizmente, em minha experiência com aquele galpão eu também adoeci. "Esperávamos que fosse ele!" Mas, não aconteceu como queríamos. A dor precisa ser compartilhada!

 

4.       A frustração manifesta apatia frente a alegria e a fé (v.22-27)

a)Eles não se entusiasmam com as boas notícias (v.22-24). Não tem jeito. Quando a dor é muito forte, a esperança está adiada e o coração adoecido, o questionamento está grande e não conseguimos enxergar a Deus e duvidamos, podemos até ficar irritados porque a alegria e o entusiasmo dos outros deixa em maior evidência o triste sentimento que está no nosso. Eles foram surpreendidos, as não se entusiasmaram. A eles foi compartilhada visões de seres angelicais, mas não se entusiasmaram. A eles foi dito que Jesus ressuscitou, mas eles não se entusiasmaram. Na verdade, a pergunta na dor é: "Como Deus está nesse negócio? Ele nos enganou? b)Eles não conseguem crer (v.25-27). Elias, na caverna, passou um tempo desacreditado. A tristeza, a perplexidade e a cegueira infelizmente nos roubam o discernimento. Ficamos insensatos, isto é, perdemos a capacidade de entender os fatos e a verdade de Deus. Jesus os traz para as Escrituras. A resposta para aqueles fatos estava nas Escrituras. Para pessoas sem fé, somente as Escrituras podem fazer o coração arder no peito novamente. A dor suprime a alegria e podemos estar sem entusiasmo. A dor suprime a fé e podemos estar sem esperança.

 

5.       A frustração é vencida pela viva esperança (v.28-32)

Foi uma jornada. Que jornada! Com Jesus ao lado, com o coração entristecido, chegando no destino, Jesus faz menção de seguir viagem, mas eles O convidam para ficar com eles. Jesus não é invasivo. Mas, as suas palavras provocam neles um desejo por sua companhia. Jesus sabe como falar ao coração sem que soubessem que era Jesus. Será que você já não pensou em desistir? Talvez tenha sido o mês passado. Talvez tenha sido na semana passada. Talvez hoje. Para as mulheres que foram embalsamar seu corpo ele disse - "Maria", de forma que somente ela saberia ser ele. A Palavra restaura a fé e a esperança. Existem três tipos de provações que podem minar a nossa fé e roubar a esperança. A tentação, as tribulações e o tempo de espera. Mas, é justamente nesses momentos em que Deus parece estar ausente que nossa fé é testada. Abraão recebe uma promessa e Deus parece sair de cena. Começa uma jornada na qual Deus aparecerá em alguns momentos para manter a fé de Abraão firme. Noé recebe uma palavra e confiado naquela palavra ele cortará madeiras por cem anos sem nunca ter visto uma gota de chuva descer do céu. Quando você não tiver nada em que se apoiar, volte-se para a Palavra e para as promessas. Elas são suficientes para aquecer seu coração. Continue a jornada! Continue cortando madeiras! Ouça a verdade do Evangelho e creia na obra da cruz e do perdão de Deus em Cristo por você. Não aceite mais a apatia. Decida que a partir de hoje você se unirá a Deus para viver uma nova história, um novo ciclo de fé e esperança. Para estes dois, ao partir o pão e dar a eles, seus olhos se abriram. Neste dia de Santa Ceia, ao partir o pão e beber do cálice Deus quer abrir seus olhos para a realidade do Cristo ressuscitado! 

 

No amor de Cristo,

Pastor Rodrigo Rodrigues Lima