domingo, 23 de agosto de 2020

CULTO 23.08.2020 - Você também é um deles - PR RODRIGO

23.08.2020 - Você também é um deles!

Você também é um deles!

Mateus 26:73 

Estamos numa série de mensagens cujo tema é CHAMADOS PARA ESTAR COM ELE. Refletindo sobre os reflexos de estarmos com Jesus, me veio à mente esse relato em que Pedro nega a Jesus. Uma empregada se aproximou de Pedro e disse que Pedro também esteve com Jesus (v.69). Depois, outra empregada viu e reconheceu dizendo: Este também esteve com Jesus (v.71). Logo em seguida, alguns dos que estavam ali disseram: “você também é um deles...seu modo de falar denuncia” (v.73).

Quem de nós não ficaríamos felizes em dizer que estivemos com Jesus? Há muita coisa que eu poderia explanar a respeito desta passagem, mas hoje quero pensar nessa afirmação: “Você também é um deles”. Você também é um deles! O que precisa para dizerem a nosso respeito: “Você também é um deles?”

1.Não confiar em si próprio, mas na capacidade Dele de escolhê-lo para ser seu discípulo (Atos 4:13; João 17)

Iletrado significa sem estudo e inculto alguém que não desenvolveu habilidades em qualquer arte. Jesus foi um homem que andou com gente simples e investiu neles durante três anos e meio. Jesus exala graça e relacionamento com o Pai todo o tempo. Inclusive em suas escolhas para discípulos. Ele passou uma noite no monte orando só, e quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze entre eles e os chamou de apóstolos (Lucas 6:12-13). Por que Jesus escolhe aqueles homens? Jesus nada faz sem o Pai. Também somos chamados a investir em pessoas confiados na graça de Deus. Graça significa dádiva, presente, dom. Paulo dirá: “...Deus escolheu as coisas loucas o mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.” (I Coríntios 1:27-29) Jesus mesmo era um improvável aos olhos humanos. Quem conheceu e sabe o poder da graça de Deus não olha mais para si e nem mesmo para os outros segundo as suas habilidades. A obra de Deus é feita na intimidade com Deus e com o poder da Sua graça. Deus quer usar a sua vida. Ele lhe convida a um relacionamento mais íntimo e a experimentar graça sobre graça.

2.Entregar a sua agenda para que Ele defina as suas prioridades alinhadas com o Pai (Lucas 5:11; Marcos 1:35-38)

Deus te elegeu em Cristo para você viver uma vida vencedora e ela consiste em justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Romanos 14:17). Jesus vivia o Reino de Deus na terra. Como? “Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava. [...] Tendo-o encontrado, lhe disseram: Todos te buscam. Jesus, porém, lhes disse: Vamos a outros lugares...pois para isso é que eu vim.” I)Jesus cultiva relacionamento com o Pai; II)Jesus não é guiado pela multidão de vozes (aprovando-o ou não); III)Jesus sabe a agenda do Pai para Ele; IV)Jesus sabe para que veio. Quando vivemos no poder da graça não somos levados por vozes, opiniões, encantos e todo tipo de oportunidade. Somos guiados pelo Espírito de Deus.

A missão de Jesus consistia em fazer a vontade do Pai. Ele se alimentava disso. Você pode ser plenamente satisfeito! Faça da vontade de Deus o alimento da sua vida. (João 4:34) É graça meu irmão. Paulo entendeu isso tão bem: “Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.” (Filipenses 2:13). Deus não te chamou para viver jugo, mas a graça, a justiça, a paz e a alegria no Espírito Santo.  

3.Viver com os recursos e o poder que Ele provê para a sua vida e missão (João 14:12-15; Lucas 10:17; Atos 3)

Há muitos crentes conformados porque com certeza, quando sinceros em fazer a vontade de Deus, jejuaram e oraram, mas confiados nessas disciplinas não chegaram muito longe. Você quer saber por quê? Porque devemos tomar cuidado para não transformar em atos de justiça aquilo que só pode ser fruto da graça de Deus em nossas vidas. Você jejuou e orou, e por se sentir purificado e santificado acreditou que Deus iria fazer um milagre e responder às suas causas, você iria pregar muito bem, cantar e descer fogo do céu e nada disso aconteceu? Você transformou as disciplinas em atos de justiça própria. Meu irmão relacionamento com Deus deve desembocar em graça e dependência, não em mérito próprio para Deus se comover e fazer algo por você ou através de você. Deus nos chama a um caminho mais elevado, o caminho da graça! O caminho do relacionamento com o Pai. Portanto, não é você quem faz. Na verdade, a prática da oração e do jejum visa reafirmarmos nossa total dependência de Deus e nos mantermos íntimos em um relacionamento com Ele que desembocará na missão. Ele nos convida a participar da missão, por isso, os recursos vem Dele. “E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” (João 14:13-14)

Eis a fonte dos recursos: o próprio Deus. O lugar onde auferimos esse recurso: a dependência. Estar no centro da vontade de Deus, experimentando-a por estarmos afinados com Ele reconhecendo que nada somos sem Ele. Ele pode curar, prover recursos, dons, e tudo o mais por meio do Seu Espírito em nós. Não há impossíveis para aqueles que vivem na dependência de Deus.

Pastor Rodrigo