terça-feira, 27 de outubro de 2015

Devocional 27/10/2015 - Ir à sinagoga segundo o seu costume

TEMA: Ir à sinagoga segundo o seu costume

TEXTO: "Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler." Lucas 4:16

OBSERVAÇÃO
Jesus foi criado em Nazaré e tinha como hábito no dia do Senhor ir à sinagoga. Jesus tinha como costume se reunir com outros para comungar.

PRÁTICA
Há 24 anos semanalmente no dia do Senhor tenho me reunido como igreja. Numa época em que cresce os chamados desigrejados, o costume de Cristo registrado por Lucas me leva a um confronto com essa realidade atual. Cristo sempre priorizou o dia do Senhor para se reunir e, por isso, estabeleceu a Sua Igreja, palavra esta que significa ajuntamento. Por princípio e costume Cristo deixa o ensinamento e o exemplo que no dia do Senhor o meu lugar é estar reunido como igreja, ou seja, me ajuntar com santos do Senhor para edificação na Palavra.

ORAÇÃO
Querido Pai, oro neste dia para que Tu me guardes de não priorizar o Teu dia para ajuntamento. Que nada seja mais importante do que estar na comunhão dos irmãos em Tua presença para comungar e edificar. Oro em especial por aqueles que têm invertido suas propriedades ou se decepcionaram com a instituição igreja, para não perderem esse princípio tão essencial que Cristo nos ensinou tanto por princípio como por exemplo.

ADENDO
"E não deixemos de nos congregar, como é COSTUME de alguns, antes, quanto mais vemos que o dia se aproxima." Hebreus 10:25
Por que nos reunimos como igreja no domingo e não no sábado?
O sábado judaico foi substituído pelo domingo, o dia do Senhor. Sábado era o dia até que houve a ressurreição de Cristo e o domingo desde então, e há de assim continuar até o fim dos tempos (Atos 20:7; I Co 16:2)será o Dia do Senhor. Cristo ressuscitou no domingo (MT 28:1-6) "primeiro dia da semana". Ele apareceu aos discípulos no domingo (Jo 20:19) "primeiro dia da semana". O Espírito Santo veio depois do shabbat (ao cumprir o dia de Pentecostes - que encerra no sábado), no primeiro dia da semana veio o Espírito Santo. A igreja deveria se reunir para cultuar e ofertar ao Senhor no "primeiro dia da semana" (I Co 16:2). É chamado de O Dia do Senhor para os cristãos por causa da ressureição, o domingo. Cristo estabelece um novo paradigma e desde então o domingo, reconhecido como o primeiro dia da semana após o shabbat se torna o nosso Dia do Senhor.