domingo, 12 de fevereiro de 2017

Sermão 12/02/2017 - O restaurador de espelhos - I João 3:8

"O restaurador de espelhos" 
I João 3:8

Na semana passada vimos que o coração e a visão de Deus para a Sua criação é restaurar todas as coisas sob o Seu domínio. Deus, então, elabora um plano de redenção, de resgate para anular o poder do pecado e de satanás e restaurar a Sua criação. Hoje Deus quer nos revelar acerca da obra de Cristo em nossas vidas.

O plano mestre de Deus para a sua vida e vida com abundância, isto é, vida plena. E para que você entenda isso quero pedir que você pegue seu celular e ligue a câmera no modo reverso ou pegue um espelho. Veja-se no espelho. Se você movimentar o celular ou espelho para cima ou para os lados, poderá ver outros reflexos que não são o seu rosto. Quando Deus nos fez na criação do mundo (Gênesis 1:26-28), Ele ficou satisfeito. É como se Ele estivesse se vendo no espelho ao olhar para Adão. Deus viu um reflexo pleno de sua própria imagem. O próprio caráter da santidade de Deus estava olhando para si mesmo. Mas, aquela imagem tinha vontade própria. Imagine você que a sua imagem projetada do outro lado da câmera ganha vida e começa a falar com você e essa imagem toma o celular ou o espelho da sua mão e muda a projeção da imagem. Sinistro, não? Eu entraria em choque. Bom, assim somos nós. Um reflexo da imagem de Deus com vontade própria que em Adão resolveu mudar a imagem de lugar mudando a direção. 

Como isso ocorreu? Como o espelho pode voltar a refletir novamente a imagem correta? Como, de que maneira, e através de quais passos, o espelho pode voltar a refletir Deus? 

1) O espelho foi distorcido através das obras do Diabo.
Satanás é o autor do mal. Ao ser criado por Deus, satanás foi dotado de liberdade, mas ele abusou dessa liberdade introduzindo o mal na criação. Ele deu lugar à tentação. Abre-se satanás 1) Ao orgulho 2) À vontade própria. Veja uma passagem que revela o coração do maligno: "Subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo" (Isaías 14:13-14) Ele foi homicida desde o princípio e é mentiroso e pai da mentira. (João 8:44) O Diabo vive pecando desde o princípio (I João 3:8). Satanás é mal desde o início da história do mundo. Ele deu origem ao pecado e tenta os outros ao pecado. 
Sendo satanás todas essas coisas, no Éden ele toma uma serpente e mistura a verdade de Deus com a falsidade e planta a semente maligna no coração do homem conforme está escrito em I Joao 2:16 - a) Vontade/desejo da carne (porque a árvore era boa para alimento); b)Vontade/desejo dos olhos (era agradável aos olhos); c) orgulho da vida (porque era desejável para tornar alguém sábio). Eva desacredita da Palavra de Deus e essa descrença da lugar ao orgulho, o mesmo pecado de satanás. 
A partir disto o espelho desordena. O homem vive para si egoisticamente. Ele cria deuses segundo o que acredita. O espelho se volta para o dinheiro, se volta para vícios, se volta para a prostituição, se volta para si próprio. Esse espelho reflete tudo, menos Deus. É uma imagem de total descrença em Deus. A vida de Deus foi extinta só homem e glória dele se partiu. O homem se torna impuro, infeliz, cheio de pecado, cheio de culpa é de medo. Essas são as obras do Diabo no homem.

Mas, Jesus veio para restaurar os espelhos! Aleluia 

2) O espelho tem conserto por meio da manifestação de Jesus Cristo
Como Jesus se manifestou para restaurar o espelho? Como Ele tem se manifestado? 
Jesus se manifestou como o sacerdote de Deus - Jesus saiu pregando as boas novas do Reino. Em Mateus 7:29 diz que "ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas e fariseus". Falava com sabedoria e poder de Deus. Como Ele restaura o espelho? Se satanás envenena Eva com a descrença, através da Sua verdade pregada é ensinada Jesus nos capacita a crer Nele. Ele ilumina os olhos do nosso entendimento. Ele veio para desfazer as obras do Diabo. Ele veio para restaurar o espelho de maneira que reflita a imagem do Pai. 
Jesus se manifestou por meio de sinais e maravilhas. Em Atos 2:22 Pedro dirá aos judeus: "O Nazareno, varão, aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais...". João ao enviar seus discípulos para saber se Jesus era mesmo quem esperava, Jesus mandou lhe responder. Vejamos Mateus 11:4-6; Acabou a farra de satanás. Mateus 12:28 - é chegado o Reino de Deus. Ele veio para desfazer as obras do Diabo no seu lar, na sua vida, neste mundo.
Jesus manifestou a si mesmo, sabe como? João 1:29 - "Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". Se satanás implantou a semente do pecado no homem abundando sobre o homem o pecado, Jesus manifestou a sua superabundante graça. 
Jesus se manifestou no sacrifício - Isaías 53:4-5 (Tomou sobre si...traspassado pelas iniquidades...fomos sarados). 
Jesus se manifestou na cruz. Tudo o que o Diabo queria é que Jesus cedesse as tentações (Mateus 4). Porem, na cruz 1) Jesus derrotou satanás. Ele amarrou o valente e o saqueou. Na cruz ele desapossou todos os tiranos espirituais do Universo descura autoridade falsa e os obrigou a marchar humilhados pelas ruas; 2) Jesus venceu a morte. Veja Romanos 5:17 e I Coríntios 15:50-57. Todos que morrem em Cristo ressuscitarão. 3) Jesus nos deu acesso ao pai. (Hebreus 10:19-22). 

Jesus se manifesta em nós (Gálatas 2:20). Eis aqui o alvo do restaurador de espelhos. É com ciúmes que por nós anseia o Espirito, que ele fez habitar em nós. (Tiago 5:8). Cristo é manifestado interiormente em nós, quando somos capazes de dizer com confiança: "Meu Senhor, e meu Deus". E é por assim manifestar a si mesmo em nossas corações que ele efetivamente "destrói as obras do Diabo".

Mas, talvez você pergunte assim: "Por que ainda sinto fraqueza física, doença, dor, e milhares de enfermidades, próprias da carne e do sangue? Por que ainda tenho ainda limitação de entendimento? Sabe por que? A fim de que nossa humildade não seja afetada e sejamos tomados de orgulho e venhamos a nos separar dele mais uma vez. Até que a morte seja totalmente vencida quando ressuscitarmos pela segunda vez, na sua vinda, estaremos sujeitos ao subjugo da morte. 

Jesus, o restaurador de espelhos veio para nos revelar a verdadeira religião. A verdadeira religião consiste na restauração do homem. Somos como espelhos andando por aí refletindo a imagem do Criador. 

Como as pessoas procuram vencer o Diabo, o mundo e a sua carne? Criando regras de conduta e comportamento. Fazem promessas, fazem votos e no final caem no mesmo erro. Então, elas se culpam e se punem porque fracassaram mais uma vez. Vivem em constante culpa e acusação. Quando temos justiça própria, nos decaímos da graça e distorcemos o espelho. A justiça própria é uma forma de dizermos que não precisamos da obra de Cristo. Por que para muitos é difícil ser cristão? Por que é difícil servem espelho restaurado? Porque acham que seguir regras, seguir deveres. Não! Não conseguiremos. O espelho só é restaurado quando muda-se o foco! O pecado não permanece mais porque Ele está em nós. 
 A vida cristã se torna um fardo pesado e insuportável. Jesus disse que o fardo é leve e o jugo é suave (Mateus 11:29-30), mas você não sente essa leveza. Outros, em contrapartida, confiam tanto que estão livres pelo amor de um Deus perdoador que convivem com o pecado como se ele fosse normal diante de Deus. Carregam o fardo e tentam ignora-lo como se tudo estivesse bem. 

Olhe na sua câmera reversa ou veja no seu espelho. Como está o seu reflexo? Deus quer restaurar a sua alma, sua alegria, a sua fé, o seu ministério. Ele quer que você seja um reflexo pleno da sua imagem.

Rodrigo Rodrigues Lima
Pastor