domingo, 24 de julho de 2016

MINISTROS DA NOVA ALIANÇA - II Coríntios 3:6

MINISTROS DA NOVA ALIANÇA
II Coríntios 3:6

É muito cômodo estar sentado no banco apenas recebendo a prestação de um serviço espiritual. Você é ministro, é membro do corpo e também precisa de funcionar.
Cada membro é um ministro e praticamos isso mais efetivamente nas células. Porém, é preciso compreender que somos ministros segunda-feira na escola, na terça-feira no trabalho, na quarta-feira em casa e assim por diante. Todos os dias você é um ministro e uma ministra de Deus. Isso é impactante e poderoso. Se todos os membros entenderem isso, a igreja cumprirá sua missão efetivamente. Isso não é uma visão do Pastor Rodrigo, mas é a visão do Novo Testamento – CRISTO EM VÓS. Deus habitando em nós. Somos raça eleita, sacerdócio (ministro) real.
Nossa visão é sermos uma comunidade bíblica saudável multiplicando discípulos, líderes, células e igrejas. Cada membro é um ministro de Deus.
Nós somos ministros do Novo Testamento, mas na prática muita gente vive no Antigo Testamento. Não dá para sermos ministros do novo com mentalidade do velho. Vamos ver as diferenças do velho e do novo testamento e nos perguntemos em qual situação nos encontramos:

1.No VT existe visitação. No NT existe habitação. (Efésios 2:22; I Coríntios 6:19)
Deus visitava e agia em momentos pontuais. Hoje, Deus habita em nós. Na teoria todos nós sabemos que somos habitação. Você crê que é habitação de Deus? Doutrinariamente cremos, mas na prática você crê que Ele habita em você todo dia e toda hora? Por exemplo: Suponhamos que seu patrão ligue no teu ramal a empresa e diz que precisa que você ore por ele porque o ambiente está pesado. Se você não tem mentalidade do Novo Testamento, o que vai acontecer com você? Certamente ficará apavorado e pensará em arrumar uma desculpa ou perguntará ao seu patrão se você pode chamar o pastor. Aí você pensa: “Poxa vida. Justo hoje que eu não acordei bem para orar. Justo hoje em que eu fiquei irado no trânsito. Como é que eu vou orar?” Então, a pessoa pensa que tem que ir ao banheiro orar para se consertar porque ela não se sente preparada.” É assim que os crentes na sua maioria vivem. Eles nunca se sentem pronto porque Deus vai e volta. Eles não vivem como habitação de Deus.  Isso é mentalidade de Antigo Testamento! Porque se você tem mentalidade de habitação, você orará e Deus vai abençoar sua empresa, sua casa, sua família, seu trabalho, enfim. Porém, muitos crentes pensam e agem como se Deus saísse e voltasse. Muita gente vem para o culto assim. Vem para o culto esperando uma visitação. Igreja, em João 15 diz que estamos enxertados na Videira Verdadeira! É Cristo em vós. Ficam sempre com a sensação de que não estão prontos para orar, expulsar demônios etc, porque a mentalidade é de visitação e não de habitação. O problema é que acreditamos que tudo depende da nossa performance. Você tem que fazer tudo certinho para Deus estar com você. Você é que não acredita que Deus habita em você! O Espírito Santo habita em você. Não vivem a promessa de Jesus que diz: "Estou com vocês todos os dias." Mateus 28:20. A frase é: “Não estou preparado”. Por quê? Porque você não se vê santinho porque não está fazendo as coisas certas. Muito bem. Na cabeça de gente assim o Espírito vai e vem. O Espírito não está lá.
Irmãos, com esse tipo de ministro nós vamos avançar para onde? Na LEI você cumpre, é abençoado. Você não cumpre, é amaldiçoado. No Novo Testamento sua justiça não vem das obras da LEI, mas pela fé. “Ninguém pode agradar a Deus por esforço próprio, cremos no Messias para sermos justificados por Deus.” Gálatas 2:16 (A MENSAGEM). Sua fé depende dos seus méritos próprios, da sua justiça própria ou dos méritos e da justiça de Cristo? Eu sou habitação de Deus.

2.No VT se adorava a Deus em Jerusalém. No NT é em Espírito e em Verdade. (João 4:23-24)
Na mentalidade do velho testamento você adora a Deus em um lugar. A proximidade com Deus era geográfica. O judeu não podia adorar em qualquer lugar. Ele tinha que ir à Jerusalém e oferecer sacrifícios lá a Deus. Por isso, o salmista queria habitar na casa do Senhor. No Novo Testamento Deus não habita mais no prédio da igreja. O local onde nos reunimos é apenas o prédio da igreja. Isso não fui eu quem disse, mas Estevão. Ele disse: “Entretanto, não habita o Altíssimo em casas feitas por mãos humanas.” Atos 7:48. Como chamar o prédio da igreja de Casa de Deus? O local onde a igreja se reúne não é Casa de Deus. Casa Deus são as pessoas, a verdadeira igreja reunida, as pedras vivas. Veja comigo I Pedro 2:4-10. Somos o lugar onde Deus habita. Você e eu somos “casa ambulante de Deus”. Veja: 1) Você não pode estar mais perto de Deus do que você está. Ele está dentro de você. Somos habitação. Porém, com mentalidade do Antigo Testamento pensamos que quando pecamos ele não está mais em nós. Um dia, John Wesley tratando sobre o pecado na vida dos crentes escreveu: Em II Coríntios 5:17 diz que somos novos criaturas e as coisas velhas se passaram. Todos esses se tornaram inegavelmente novos; grandemente mudados do que eles eram; e, ainda assim, embora eles sejam novos, eles não estão totalmente novos. Ainda, ele sente, para sua tristeza e vergonha, restos do velho homem, também a decadência manifesta de seus temperamentos e afeições, anteriores, posto que eles não podem obter vantagem alguma sobre ele, por quanto tempo ele vigia junto à oração.” Portanto, devo crer pela fé! Deus habita em mim e não sairá de mim mesmo que restos do velho homem se manifeste por um momento. John Wesley ainda dirá: “todo bebê em Cristo é santo, e ainda assim, não completamente. Ele está salvo do pecado; ainda assim, não inteiramente: O pecado permanece, embora não reine.” Vamos fazer a prova dos 9: “Há alguém aqui que não se irou essa semana novamente? Porém, compreenda querido que você não é mais escravo e é justificado pelos méritos de Cristo. Você é um ministro de Deus e se arrepender do seu pecado. Aí irmãos, o culto vira uma verdadeira agonia! As pessoas chegam aqui tentando “trazer” a Presença de Deus. Quem aguenta viver desse jeito? O fardo fica muito pesado. Você fica fazendo força para Deus vir: chorar, arrepender etc. Quem vive assim sempre se sente só e sempre tem medo de uma confrontação espiritual. Irmãos é pela fé!

3.No VT a unção era derramada somente sobre reis, sacerdotes e profetas. No NT a unção é sobre todo crente. (I João 2:20; 27)
A unção é o Espírito Santo (I João 2:20; 27). O Espírito Santo permanece em nós. A unção que recebemos permanece em nós. Os ministros de Deus no Novo Testamento tem a unção sobre a sua vida. Se você errar, Ele o corrige. Tem gente que pensa que o pastor consegue ter unção toda semana mesmo tendo lutas e ele não. Porém, a unção permanece não por causa do título. O pastor simplesmente crê. Se você brigou ou se chateou, a unção continua. Esse negócio de sentir é um problema. Não se anda pelo que sente e vê. Se anda pela fé! Pelo que crê! Deus habita na vida do ministro e da ministra de Deus. Vivemos pela fé na Palavra. Ela é fiel.
Irmãos, precisamos ter clareza. Quando você entregou sua vida a Jesus, o Espírito Santo passou a habitar em você. Agora o convite é para você desenvolver um relacionamento íntimo e pessoal com Cristo, por meio do Espírito que habita em você. Você se torna parecido com aquele que você convive. Na medida que você cresce no seu relacionamento com Deus, você se torna Santo como Ele é. Seus valores são reordenados e na prática você vive na unção de Cristo vivendo a verdade de Deus. Andai no Espírito! Vivei no Espírito! Essa unção não é um iô-iô. Mas, tem gente que acredita que a unção é fruto de desempenho. Não! É fé! É relacionamento. Você é um ministro de Deus e a unção está sobre você.

4.No VT havia intermediários entre Deus e os homens, a classe sacerdotal. No NT todos são feitos sacerdotes (I Pedro 2:9).
Sacerdote significa ministro. Somos ministros de Deus (II Coríntios 5:19). Enquanto acharem que somente o pastor é ministro, a visão não terá efeito. O pastor não está em todos os lugares. O pastor não está no seu trabalho, mas você está. Portanto, lá no seu trabalho está um ministro e uma ministra de Deus. E Deus habita nesse ministro e nessa ministra. Deus ouve a todos os ministros Dele. Por isso você pode liderar um célula e ministrar sobre as pessoas. Você não está no Antigo Testamento. Na prática tem gente que pensa como católico. Você precisa de uma pessoa “X” revestida de autoridade (como se o cristão não tivesse autoridade em Cristo), para resolver seu problema. Na mentalidade católica você procura um santo “x” para uma causa “x” para ter sua solução. Aí você diz: “Eu não penso assim.” Quer ver? Tem gente que pensa que só a oração do pastor tem poder porque ele é a autoridade. Preste atenção meu irmão: Se Jesus quisesse conceder super-poderes a um grupo de clérigos, ele não teria chamado pescadores humildes e simples, mas ele teria ido ao templo e escolhido discípulos entre os sacerdotes. Não estou dizendo que não há poder quando oramos uns pelos outros, mas o problema é fazer de pessoas com títulos nossos intermediários. Isso atrapalha imensamente a visão de que cada crente é um ministro. Isso é terrível! As pessoas começam a achar que líderes são melhores do que outros. É indiscutível que Deus concede dons espirituais de cura, palavras de conhecimento etc, mas isso não faz de uma pessoa mais especial do que outra. Quem muda a sua vida não é uma pessoa, mas Deus. Fale com Deus! Homem nenhum muda sua vida. Seja um ministro e seja um discipulador que transmite a visão de que todos são ministros.

Que Deus levante um exército de ministros neste lugar.

Perguntas para reflexão:
1. Em Cristo Jesus você é um ministro. O que lhe impede de se ver como um ministro e uma ministra de Deus?
2. O que mudará na sua atitude daqui em diante como ministro e ministra da Nova Aliança? Deus te chamou para gerar. Cite lugares e dias onde você é um ministro.
3. Seu líder está lhe preparando para que assuma uma posição de ministro. Leia II Timóteo 1:8. Leia esse texto para um irmão e profetize esta palavra na vida dele.