segunda-feira, 5 de abril de 2021

05.04.2021 - TEMA: Juízo e misericórdia através da genealogia

TEMA: Juízo e misericórdia através da genealogia

TEXTO: “Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou Matusalém. Enoque andou com Deus; e, depois que gerou Matusalém, viveu trezentos anos e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. Enoque andou com Deus e não foi mais visto, porque Deus o levou para junto de si. [...] Todos os dias de Matusalém foram novecentos e sessenta e nove anos; e morreu.” Gênesis 5:21-24; 27

OBSERVAÇÃO

Como a genealogia é capaz de revelar profundas lições. Enoque andava com Deus. Ele é o primeiro em toda a Bíblia e genealogia, cuja morte não será mencionada como nos demais. Ele foi tomado por Deus. Será o bisavô de Noé. Ele profetiza, certamente, a respeito da destruição do dilúvio e Judas, utilizando o advérbio “também”, em sua carta faz uma menção para que tipo de pessoas foi descrita tal sentença aplicando ao seu contexto imediato de pessoas promíscuas, blasfemas e gananciosas. “Foi a respeito deles que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, o sétimo depois de Adão, dizendo: ‘Eis que o Senhor vem com milhares de seus santos, para exercer juízo contra todos os ímpios a respeito de todas as obras ímpias que praticaram e a respeito de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele””. Judas 14,15. Matusalém era filho de Enoque e avô de Noé. Em um primeiro momento, olhando para a genealogia, parece vermos apenas mais informações numéricas. Matusalém morre no ano do dilúvio, mas não morre no dilúvio. Faça a conta matemática: Matusalém gera seu filho Lameque (pai de Noé) aos 187 anos. Lameque gerará Noé aos 182 anos. Basta somar 187 com 182 e concluiremos que Noé nasceu quando Matusalém tinha 369 anos. O dilúvio veio à terra quando Noé tinha 600 anos. Assim, somando 369 de Matusalém (idade quando Noé nasceu), com os 600 anos de idade de Noé, quando veio o dilúvio sobre a terra, Matusalém soma 969 anos.

PRÁTICA

A história e o momento dessas duas personagens bíblicas falaram profundamente ao meu coração a respeito do juízo e da misericórdia de Deus. Conforme menciona Judas, Enoque profetiza juízo. Matusalém será o homem mais velho da Bíblia que morrerá coincidentemente no ano do juízo, o dilúvio. Deus anunciou sua sentença aos homens nos tempos de Noé, mas eles rejeitaram. A palavra de Deus é fiel e verdadeira. Ele é longânimo não querendo que ninguém pereça. Assim como Enoque, Matusalém e Noé, devo permanecer fiel a Cristo anunciando a sua mensagem de salvação, o tempo da graça, pois chegará o dia do juízo. Devo marcar a minha geração, em especial os meus filhos, com esta mensagem para que os meus descendentes continuem a anunciar o ano aceitável do Senhor.

ORAÇÃO

Pai, que palavra maravilhosa. Assim como Enoque, Matusalém e Noé, que eu seja um mensageiro as boas novas que trazem salvação e juízo. Que os meus descendentes sejam fiéis a Ti e proclamem a mensagem de salvação. Traga sobre nós o Teu descanso.