quarta-feira, 12 de julho de 2017

Desejando a voz viva de Deus - Habacuque 1:1-4

Desejando a voz viva de Deus
Habacuque 1:1-4

O cenário em Judá é perturbador. Há uma intensa impiedade. O profeta preocupa-se com a aparente relutância de Deus em julgar, face ao pecado, à iniquidade, à opressão e à violência na sociedade de sua época. A lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta porque o perverso cerca o justo. É no drama da vida, no dia a dia, que Habacuque deseja a voz viva de Deus, uma resposta aos seus anseios.
De semelhante modo, também estamos buscando respostas para os dramas da nossa vida. Na história de Habacuque Deus nos chama a aprendermos a ouvir a sua viva voz em meio aos momentos comuns da vida, seja na alegria, seja em momentos de decisões, seja nas aflições incompreensíveis da vida. “A verdadeira santidade não nos tira os homens do mundo, mas capacita-os a viver melhor nele e incita os empreendimentos que ajudam a restaurá-lo.” Para isso precisamos aprender a meditar na Palavra de Deus e interpretar a vida ouvindo a voz viva de Deus no dia a dia, quando acaba o gás, quando nossos filhos se casam, quando perdemos o emprego, quando mudamos de emprego, quando viajamos de um lugar para outro, quando ficamos enfermos, quando perdemos um ente querido, quando vamos liderar, quando vamos fazer discípulos, etc. Deus quer nos ensinar a desenvolver a capacidade de ouvir a Sua voz e obedecer à Sua Palavra mediante esses fatos da vida e do ministério. Isso é celebrar a vida de Deus! Isso é uma espiritualidade viva. Deseje ouvir a voz viva de Deus, pois, Ele está falando com você por meio de cada circunstância de sua vida e ministério. Percebemos que ao ouvir a voz viva de Deus, mais do que mudar uma circunstância, o Pai tem como propósito gerar em nós obediência e fidelidade. Ele muda a nós mesmos!

1.A voz viva de Deus desejada quebra o aparente silêncio, a incredulidade (Hc 1:2-4)
Há um clamor e um grito no coração de Habacuque. A justiça é torcida, pois, homens perversos controlam o sistema judiciário e derrubam decisões justas. É um grito de socorro com choro por desejar a intervenção divina na situação política e social daquela nação. Como Habacuque, muitos amargam o aparente silêncio de Deus. Você deseja ouvir a voz viva de Deus hoje? O aparente silêncio de Deus é prenúncio de que algo vai acontecer. Em Gênesis 1:1-2 revela que no meio do caos, quando Deus fala, tudo se ordena. Desejar ouvir a voz viva de Deus significa estar disposto a receber uma reordenação das coisas que não estão em ordem. A grande questão é que muitos não querem essa reordenação à maneira do Pai. Desejam ouvir a Deus, mas não estão dispostos a uma mudança na perspectiva do Pai. O nosso Deus põe ordem no caos. Para isso que serve a meditação, a vida devocional! Deus quer falar justamente no meio da tempestade e reordenar. Para o povo que esteve em cativeiro no Egito por 400 anos em clamor, veio o libertador e houve todo um processo nessa libertação de revelação de quem é Deus e como Ele trabalha. Nos 400 anos do período inter-bíblico, o próprio Deus se manifestou. O aparente silêncio de Deus é prenúncio de que algo vai acontecer, mas enquanto isso, algo nos impulsiona a Ele – o que quero dizer é: Se não fosse essa situação, Habacuque se aproximaria de Deus com grande clamor e busca?  

Ao ouvir a voz viva de Deus, mais do que mudar uma circunstância, o Pai tem como propósito gerar em nós obediência e fidelidade. Ele muda a nós mesmos!

2.A voz viva de Deus desejada traz respostas que nos levam a crises de crescimento (Hc 1:5;12-13)
I. Deus nos leva a uma crise de expectativas e nos forma de dentro para fora (v.5). A resposta de Deus a Habacuque é esquisita para um profeta que quer ver justiça. Deus quer trazer arrependimento a uma nação, porém, Habacuque só quer que Deus resolva o problema pontual da injustiça. Deus está chamando a uma nação ao arrependimento e ao crescimento espiritual. “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito diz o Senhor. Pensamentos de paz e não de mal para vos dar o fim que desejais.” Jeremias 29:11 Você já pediu a Deus intimidade, poder, unção e fé? Deus vai lhe dar intimidade, poder, unção e fé. Ele vai te desconstruir para te reconstruir. Ele te ama! Ele vai te levar por caminhos de crescimento. Me lembro do karatê-kids quando o garoto deseja aprender a lutar kung-fu. Então o professor manda ele pegar o casaco, pôr o casaco, tirar o casaco, pendurar o casaco e soltar. Esse processo deveria ser repetido diversas vezes. Até que o garoto perde a paciência, pois, acreditava que aquele movimento repetitivo fosse uma tremenda perda de tempo. Mal sabia ele que aqueles movimentos eram chaves na sua formação de kung-fu. As expectativas de Habacuque não compreendem, ou pelo menos não estão de acordo com as expectativas de Deus. Deus usa a situação para trabalhar dentro de você.
II. Deus nos leva a uma crise de fé (v.12-13). A fé é desenvolvida sob situações de crise. Saímos da zona de conforto da imaturidade para entrarmos no campo da fé madura e consistente e é aqui que a questão se torna crucial para aqueles que desejam verdadeiramente a voz viva de Deus. Essa crise de fé não é para fazer você sucumbir, mas para revelar o quão grande é o seu Deus. Deus nos tira da fé imatura e da espiritualidade raquítica que usa Deus para resolver problemas, para transformar você em um grande amigo Dele. Pessoas que ouviram a voz viva de Deus foram verdadeiros heróis da fé. “Homens dos quais o mundo não era digno” (Hebreus 11:38). Homens e mulheres que aprenderam a gerar pela fé! A viver pela fé! Aprenderam a essência da fé. Deus está conduzindo você a ouvir uma voz viva e verdadeira no meio das circunstâncias, desafios e bênçãos da vida! Suas convicções, seu modo de agir e pensar era permeado por apenas uma palavra: FÉ. Fé é dependência, é agir pela graça, é agir com os olhos no que não se vê e com convicção do que se espera Nele.

Ao ouvir a voz viva de Deus, mais do que mudar uma circunstância, o Pai tem como propósito gerar em nós obediência e fidelidade. Ele muda a nós mesmos!

3.A voz viva de Deus desejada revela os verdadeiros fiéis (Hc 2:1-4)
Até aqui muita gente já abandonou a fé, deixou a igreja, está mudando de igreja e procurando em pessoas e lugares o que só pode ser encontrado em Deus. Nesse momento de crise, muitos ficam pelo caminho, mas Habacuque não! A pessoa que deseja ouvir a voz viva de Deus através de uma vida devocional consistente e meditar sobre a sua vida com o olhar em Deus diante das circunstâncias, das bênçãos e desafios sempre estarão no mesmo lugar: “Na sua torre de vigia e vigiando para ver o que Deus dirá”.
I.Os verdadeiros fiéis amadurecem quanto a ouvir a voz de Deus (v.1). Muitos têm a tendência de buscar ouvir a voz viva de Deus somente e unicamente mediante a crise. Certamente, as crises nos aproximam mais de Deus. Mas, a maior beleza consiste em desejar ouvir a voz viva de Deus na crise, na benção, nos desafios, enfim, em todas as estações da vida, em todos os ciclos e momentos, pois, descobrimos que não meditar, não viver em constante conexão com a voz viva de Deus é pisar em lugares instáveis. Essa maturidade vem com as crises de fé.
II.Os verdadeiros fiéis sabem que a confiança em si traz a queda (v.4). Eles não viverão por si. Viverão descansando na fidelidade a Deus. Você líder irá frutificar porque vive pela fé e não na força do braço. Você vai tomar uma decisão, porém não a tomará sem a certeza de que ela glorifica a Deus. Você passará vitorioso pelas tribulações e confiante porque sabe onde está posta a sua fé. O justo não vive para si, mas por fidelidade a Deus. a) A fidelidade não depende do que Deus faz, depende de quanto entendemos nossa relação com Ele. b) A fidelidade é baseada em quem é Deus para nós. c) A fidelidade é uma decisão que nós tomamos. Eles decidiram ser fiéis. Veja comigo Hebreus 11:4-39.

Ao ouvir a voz viva de Deus, mais do que mudar uma circunstância, o Pai tem como propósito gerar em nós obediência e fidelidade. Ele muda a nós mesmos!

4.A voz viva de Deus desejada produz anseio por avivamento (Hc 3:2)
Ouvir a voz viva de Deus também é refletir nos feitos de Deus. Ouvir a voz viva de Deus também é relembrar os atos de Deus. Habacuque está dizendo aqui: “Faz novamente o que o Senhor fez em nossas vidas.” Relembrar o que Deus opera em tempos de crise, traz esperança! O propósito de Deus é que Ele se torne o único ponto de referência em sua vida de maneira que ouvi-lo não seja opcional, mas uma necessidade! Quando estamos no meio de uma crise podemos estar sem um ponto de referência. Qual é o seu ponto de referência? O nosso ponto de referência sempre será o Senhor e o que Ele faz. O fim de todas essas coisas igreja amada é que o nosso comportamento muda como resultado do encontro com o Deus vivo! A nossa maneira de se relacionar com Deus muda. A nossa maneira de se aproximar do Pai muda. Nosso coração é transformado desejando mais a Sua Presença e experiências com Ele. É com esse espírito que você deve fazer suas devocionais e meditar! A meditação gera em nós arrependimento e obediência. A obediência e a fidelidade é o fruto da meditação. Habacuque ouve a Deus não porque possui capacidade especial, mas porque estava disposto a ouvir a Deus e mudar! Isso é avivamento, isto é, a Palavra de Deus queimando o nosso coração e mudando os nossos hábitos.

Ao ouvir a voz viva de Deus, mais do que mudar uma circunstância, o Pai tem o propósito gerar em nós obediência e fidelidade. Ele muda a nós mesmos!

5.A voz viva de Deus desejada produz verdadeira adoração (Hc 3:17-19)
Habacuque começou cheio de interrogações. Habacuque termina cheio de exclamações! A vida daquele que deseja ouvir a voz viva de Deus muda de interrogações para exclamações. A vida daquele que deseja ouvir a voz viva de Deus muda de gritos e clamores para louvor e adoração. A vida daquele que deseja ouvir a voz viva de Deus deixa uma fé vacilante com expectativa no que Ele faz para uma fé convicta firmada em quem Ele é.
É por isso que insistimos que você tenha uma vida de meditação na Palavra de Deus através da vida devocional diária. Percebemos que a situação de Habacuque não muda, pois as circunstâncias permanecem as mesmas. Entretanto, Habacuque não é mais o mesmo após ouvir a voz de Deus.

Ao ouvir a voz viva de Deus, mais do que mudar uma circunstância, Deus tem como propósito gerar em nós obediência e fidelidade. Ele muda a nós mesmos!


Rodrigo Rodrigues Lima, Pastor