sábado, 16 de maio de 2020

Lições no Mar de Tiberíades - João 21:1-14

Lições no Mar de Tiberíades

João 21:1-14

Como vencer a pandemia? A pandemia tem trazido muito prejuízo para todos nós. Mas, e aí? Ficaremos reclusos e lamuriosos? Vamos abraçar as crises emocionais? Vamos viver um eterno luto ou vamos negar a dor e o sofrimento? Toda a agenda 2020 foi frustrada. Empregos foram perdidos. Contratos não foram fechados. Setores forem fechados. Funcionários foram realocados. Dinheiro foi perdido. Projetos não saíram do papel. Parentes foram perdidos. É duro de aceitar, mas o que fazer agora?

Esse cenário de desolação me remete aos discípulos após a morte de Jesus. Sempre refleti a respeito dessa passagem e já preguei algumas vezes nela, com o foco em Pedro, mas Deus falou muito comigo e me deu novas lições que desejo compartilhar com você que nos ajudará nessa jornada de fé e esperança para vencer a pandemia. Tudo começou no mar de Tiberíades e parecia que terminaria ali mesmo. Lembre-se que o fim aponta para o começo de algo novo.

1ª Lição: Saiba escolher suas companhias e seja uma companhia saudável

Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e mais dois discípulos de Jesus. (v.2)

A lista dos discípulos pós-morte de Jesus reunidos apresenta uma ordem bastante reveladora, em minha opinião. Tomé é aquele que precisa ver para crer. Natanael é aquele que não espera coisa boa de Nazaré. Geralmente nos atraímos por pessoas que vivem e sentem o mesmo que nós. Nos cercamos de pessoas que estão no mesmo propósito. É sugestivo que um grupo de homens frustrados e decepcionados se juntem para alimentar mais as suas frustrações. Não há aqui qualquer intenção de reação positiva ante a morte do mestre.  Estão todos frustrados. Pergunto-me com quem tenho andando nesses dias de pandemia. Quem são as minhas companhias e o que elas contribuem para uma reação positiva? Pedro é o líder. Que tipo de líder, de marido, de pai, de pastor, de patrão eu sou no cenário de caos? Que tipo de pessoas eu atraio?

Você é povo de Deus, sal e luz nesse mundo. Você tem uma viva esperança. O nosso redentor está vivo. Vamos contagiar o ambiente! E, quanto ao dia a dia, vamos nos cercar daqueles que são luz e vivermos em missão para atrair outros para a luz.

2ª Lição: Mantenha o foco no propósito que Deus lhe deu

Simão Pedro disse aos outros: - Vou pescar. Os outros responderam: - Nós também vamos com você. Foram e entraram no barco, mas naquela noite, não pagaram nada. (v.3)

Aqui claramente vemos que Pedro havia perdido o seu propósito. Quando Jesus o chamou para ser discípulo, Pedro era muito autossuficiente e seguro de servir a Jesus do seu próprio jeito. Servir a Jesus do nosso jeito nos impede de entender claramente qual é o nosso propósito de vida. Entretanto, a crise é uma grande oportunidade para revelar que muitos discípulos servem a Jesus cheio de condições e controle e uma grande oportunidade para se render ao controle de Jesus (v.18). Pedro queria servir a Jesus do jeito dele: “Então Pedro disse: - O Senhor nunca lavará os meus pés!” (João 13:8). “Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: - que Deus não permita! Isso de modo nenhum irá lhe acontecer.” (Mateus 16:22). Pedro diz: “ – Vou pescar”. Mas, o que Jesus havia dito a ele? “ – Não tenha medo! De agora em diante você será pescador de gente”. (Lucas 5:10). Ouço Jesus dizendo: “De agora em diante você tem um propósito”! Entretanto, na crise, Pedro perde o foco de seu propósito. Ilustração: “Mantenha o foco” – carregar o cálice.

O texto deixa claro que eles não pescaram nada. Por quê? Posso dizer que ao perdermos o nosso foco e propósito trabalhamos muito e não produzimos nada. Até pessoas que estão conosco também ficam sem foco e caminham para a direção errada. A noite que é para ser de descanso, só torna um tempo de trabalho perdido. Quando perdemos o foco e o propósito, trabalhamos no escuro.

Se você não tem clareza do seu propósito, verdadeiramente você está perdido. Quem tem Jesus, possui um claro sentido de propósito e missão. Se você ainda não se entregou a Jesus, venha a Ele e sua vida terá um propósito.

3ª Lição: Ainda que não percebamos, Jesus sempre estará presente e a sua Presença é garantia de que algo acontecerá

Ao romper o dia, Jesus estava na praia, mas os discípulos não reconheceram que era ele. (v.4)

Jesus está na praia, mas os discípulos não o reconhecem. O desapontamento, a frustração, a falta de propósito e estar cercado de pessoas no mesmo espírito de descrença, nos cegam. Olhar para as circunstâncias, por mais difíceis que sejam, podem nos cegar quanto a perceber a presença de Jesus conosco. Mas, Jesus está presente e onde Ele se faz presente, sempre algo acontece. Tenha santa expectativa no Senhor

Você pode ser um instrumento de Jesus para pessoas desalentadas nesse mundo caótico. Muitos precisam ver Jesus ao lado deles e você e eu podemos manifestar Jesus. Veja o que Jesus disse: Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: “Venham, benditos de meu Pai! Venham herdar o Reino que está preparado para vocês desde a fundação do mundo.  35Porque tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; eu era forasteiro, e vocês me hospedaram; 36eu estava nu, e vocês me vestiram; enfermo, e me visitaram; preso, e foram me ver.” 37 — Então os justos perguntarão: “Quando foi que vimos o senhor com fome e lhe demos de comer? Ou com sede e lhe demos de beber? 38E quando foi que vimos o senhor como forasteiro e o hospedamos? Ou nu e o vestimos? 39E quando foi que vimos o senhor enfermo ou preso e fomos visitá-lo?” 40 — O Rei, respondendo, lhes dirá: “Em verdade lhes digo que, sempre que o fizeram a um destes meus pequeninos irmãos, foi a mim que o fizeram.” (Mateus 25:34-40)

 4ª Lição: Resgate em sua memória as preciosas experiências que teve com Jesus e lembre-se de que Ele ainda pode fazer hoje

Jesus lhes perguntou: - Filhos, será que vocês têm aí alguma coisa para comer? Eles responderam: - Não. (v.5)

Fora do propósito, eles não têm nada a oferecer a Jesus. Eles não têm nada para si mesmos. Por estarem fora do propósito porque olham para as circunstâncias, nem mesmos as poderosas experiências com Jesus lhes traziam esperança. Eles tiveram experiências de pescas maravilhosas. Viram a multiplicação de pães e peixes, mas naquele momento eles não tinham nada a oferecer. A crise tem a capacidade de cegar a nossa memória. Quantas experiências de milagres eles tiveram na presença de Jesus.

Traga à sua memória aquilo que lhe dá esperança! Se você ainda não teve experiências com Jesus, eu creio que essa é a oportunidade para você abrir o seu coração.

5ª Lição: Seja guiado pela Palavra de Deus dada a você e foque o propósito

Então Jesus disse: - Joguem a rede à direita do barco e vocês acharão. Assim o fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes. (v.6)

Jesus lhes dá uma palavra diretiva. “ – Joguem à rede do lado direito e vocês acharão”. Na Bíblia, o lado direito simboliza a justiça de Deus. O lado direito é o local onde ficam os justos. Faço aqui uma analogia. Pedro negou a Jesus! Os discípulos se afastaram de Jesus. A situação difícil na qual eles se encontravam ao ver Jesus sendo preso os conduziu a um afastamento. Veja que as situações difíceis podem ser um grande perigo que nos levam ao afastamento de Jesus. Eles o abandonaram no momento mais difícil. Esse momento difícil que estamos vivendo não pode ser desculpa para nos afastarmos de Jesus. Como nos afastamos de Jesus? Quando diz que não consegue ler a Bíblia e orar por causa da situação difícil, é um afastamento de Jesus. Entretanto, Jesus cria uma oportunidade para revelar-se! Entendo que jogar ao lado direito é o mesmo que dizer: “Eu justifico vocês que se afastaram por causa da dificuldade”. “Eu posso prover novamente”. Mas, o mais surpreendente desse verso é Jesus restaurando o propósito deles, pois, como ocorreu o chamado de Pedro? Veja Lucas 5:4-11. Jesus se revela no propósito, é preciso ser guiado pela Palavra de Jesus e manter-se no propósito. A palavra de Jesus àqueles pescadores era: “Vocês serão pescadores de gente”.

6ª Lição: Jesus quer ter intimidade com você

Ao saltarem em terra, viram ali umas brasas com peixe por cima; e também havia pão. [...] Jesus disse a eles: - Venham comer. Nenhum dos discípulos ousava perguntar: “Quem é você?” Porque sabiam que era o Senhor. Jesus veio, pegou o pão e deu a eles. (v.9; 12-13)

Jesus se revela e os alimenta. Comer em grupo é um símbolo de comunhão e intimidade. Jesus deseja ter profunda comunhão com os discípulos. Aqui Jesus está reestabelecendo a comunhão com os seus discípulos em meio a frustração. Em Apocalipse 3:20 Jesus faz um convite à igreja de Laodicéia a que eles abram a porta e banqueteiem com Ele. Jesus estava do lado de fora. Jesus servir pão e peixe aos seus discípulos. Jesus quer nos alimentar e revigorar a nossa fé. Jesus nos convida à intimidade.