sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Igreja – Ambiente de cura!

Igreja – Ambiente de cura!
Celebrando juntos!
Filipenses 2:12-18

Na semana passada falamos sobre uma libertadora honestidade. Percebemos que um dos grandes problemas em não se praticar a confissão é a falta de relacionamentos profundos e sinceros. A igreja é ambiente de cura. Quando Paulo escreve aos filipenses, ele os exorta a viver esse ambiente de cura que é igreja. Eu quero ver pessoas restauradas e curadas. Quero trazer meus amigos para as nossas reuniões porque aqui há vida de Deus. Quero ver meus amigos salvos, portanto, trazê-los para este lugar para as nossas células e mentorias porque a salvação que Cristo oferece se manifesta como cura e assim a igreja se torna um ambiente de cura, de salvação pelo poder da cruz. Quando a igreja vive essa maturidade onde posso trazer as pessoas para serem restauradas pelo poder do Evangelho? Como ela manifesta ser esse ambiente de cura? Como de fato ela é igreja?

1.A igreja é ambiente de cura quando os discípulos são maduros (v.12-14)
a.Maturidade relacional. (v.12) Paulo chama a igreja a desenvolver a sua salvação. Paulo não escreve tendo em mente indivíduos, mas um grupo de pessoas que vivem juntos. Salvação como mencionamos pode significar livramento da danação eterna, mas também significa saúde. O texto deve ser lido dentro do seu contexto maior, portanto, nos versos 3, 4 e 5 está a prova de que ele está pensando no coletivo. Quando Ele diz “desenvolver com temor e tremor”, na verdade com respeito a essa saúde do corpo Paulo se refere a que os membros aprendam a resolver os seus problemas em prol do próprio corpo de Cristo. A igreja só pode ser ambiente de cura quando os discípulos desenvolvem a salvação em coletivo cuidado. Eu cuido de você e você cuida de mim. Pergunto: Você está disposto a ser cuidado? Muita gente se queixa de não recebe cuidado, porém, quando o pastor ou um líder se aproxima para cuidar, a pessoa não aceita o confronto, a assepsia necessária para cura. O que tudo isso significa? Significa que os que vão para o céu manifestam o céu em seus relacionamentos. Aprendem a lidar com conflitos. A igreja é sua família! Por que há tantas igrejas doentes? Jesus foi enfático quanto a essa maturidade – Mateus 5:23-24. Resolva o conflito antes de apresentar sua oferta. Igreja é ambiente de cura quando os relacionamentos estão maduros. A igreja unida é forte, prevalecente e vitoriosa. Jesus orou em João 17:21 essa unidade! Aleluia.
b.Maturidade espiritual. (v.13) Uma igreja que é ambiente de cura é aquela onde os discípulos são maduros espiritualmente. Paulo está dizendo o seguinte: “Vocês sempre foram fiéis na minha presença. Agora não estou mais entre vocês. Portanto, muito mais agora na minha ausência confiem que sempre quem operou em vocês foi Deus.” Maturidade espiritual é quando eu aprendi a agir sob a direção de Deus na ausência de meus líderes. É saber lidar com os problemas na dependência do Espírito Santo. Eu preciso do meu irmão, mas sobretudo, preciso depender e agir pelo Espírito Santo.
c.Maturidade no serviço aos outros (v.14) Paulo recomenda que eles sirvam sem murmurar. Paulo os orienta a não fazer a obra com descontentamento. Quando ele escreve esta carta, está preciso. Está preso porque estava em serviço a Deus (1:1; 12). Fazer a obra de Deus com murmuração promove doença na igreja e não cura. Esse descontentamento quebra a harmonia da igreja e o resultado é contenda, briga.

Uma igreja que vive um ambiente de cura é aquela onde há maturidade nos relacionamentos, maturidade espiritual e maturidade no serviço aos outros. Assim deve ser as nossas células, mentorias e ministérios.

2.A igreja é ambiente de cura quando os discípulos são puros e santos (v.15-16)
Ninguém pode dar o que não tem. A igreja de Filipos é chamada a viver essa salvação, essa saúde entre eles para manifestar essa saúde ao mundo. Eu sou o que sou.
a.Eu sou filho de Deus (v.15). Isso já define tudo. Se sou filho, sou como Ele é. Quantas pessoas sem convicção de sua nova natureza e estão sem autoridade de Deus. A bíblia diz que a minha posição como filho de Deus é estar assentado com Cristo à Sua direita nos lugares celestiais (Efésios 1:19-20).  Este lugar é acima dos principados e potestades (Efésios 1:21). Só uma coisa pode nos roubar essa convicção, o pecado. Por isso, Paulo diz: “sejam irrepreensíveis e puros/sinceros, isto é, sem mistura, genuínos, autênticos.” Assim levamos a cura, uma vez saudáveis.
b.Eu sou luzeiro no mundo (v.15). A essa referência de luzeiro, temos Mateus 5:14-16 onde Jesus define como evidenciamos essa cura, esse evangelho. Ser luz é ser sinalização, é clarear o caminho, é evidenciar o que é próprio nosso, a luz de Cristo. Eugene Peterson traduz na sua versão a Mensagem esse texto nos seguintes termos: “Apresentem-se imaculados para o mundo, como um sopro de ar fresco nesta sociedade poluída”. Um povo puro e santo está revestido da vida de Deus e da autoridade de Deus para promover cura em lares, no trabalho, no bairro etc. Somos um povo puro e santo e levamos pureza e santidade, assim promovemos cura, ou seja levamos a mensagem de salvação pelo poder da cruz que Cristo operou.
c.Eu sou o recipiente da Palavra de Poder (v.16). A preservação da Palavra da vida é o mesmo que reter. Essa Palavra de poder é que cura e salva. Ela é que santifica (João 17:17). O que é reter a Palavra da vida? Reter é como segurar uma vela acesa. Enquanto ela está em minhas mãos, a vela está acesa. Se ela cair das minhas, mãos a vela se apaga. Eu sou esse recipiente onde retenho o fogo de Deus, o poder da viva Palavra. É assim que sou mantido puro e santo! A Palavra deve estar sempre queimando em meu coração para que as pessoas vejam a chama de Deus em minha vida.

3.A igreja é ambiente de cura quando os discípulos patrocinam a cura (v.17-18)
Mais uma vez afirmo que a igreja não pode dar o que não tem. Porém, se ela tem ela transborda daquilo que possui de melhor.
Patrocinam a cura dando tudo de si para isso dentro e fora das quatro paredes. Paulo se alegra com todos eles porque eles foram seus patrocinadores. Com muito sacrifício e serviço eles sustentaram Paulo (Filipenses 4:10-19) para que essa mensagem de poder do Evangelho chegasse a outros lugares. O que é bom a gente quer compartilhar.

Rodrigo Rodrigues Lima
Pastor