domingo, 19 de setembro de 2021

O CONHECIMENTO MAIS PODEROSO DO MUNDO - PARTE 2 - SÉRIE REDESCUBRA O SEU...

O CONHECIMENTO MAIS PODEROSO DO MUNDO – PARTE 2 EFÉSIOS 1:15-23

 

O CONHECIMENTO MAIS PODEROSO DO MUNDO – PARTE 2

EFÉSIOS 1:15-23

Na semana passada concluímos que o conhecimento mais poderoso do mundo é o pleno conhecimento de Deus. Ter um pleno conhecimento de Deus significa ter um correto e preciso conhecimento de Deus, por meio de um profundo e íntimo relacionamento com Ele. Quem conhece a Deus não é mais o mesmo. Tem seus olhos iluminados e é capaz de compreender a esperança de sua vocação. Vivemos que essa vocação consiste em um chamado à comunhão com Cristo e para a santidade, um chamado para liberdade e para a paz e um chamado para o sofrimento e para a glória. Hoje seguiremos abordando o que mais esse conhecimento de Deus nos revela a respeito de nós mesmos.

1.    Riqueza da glória da sua herança nos santos (v.18)

“Riqueza da glória da sua herança” – Para que você possa entender qual é a abundância gloriosa das coisas espirituais às quais você tem direito, em consequência de ser feito filho de Deus. Todas as bençãos espirituais já mencionadas que desfrutamos aqui e agora. Mas, também, fala dessa herança futura. Paulo escreve que o Espírito Santo é a garantia de que receberemos essa herança. Creio que a grande pergunta é: No que consiste essa herança? Não gosto muito de jogar palavras ao vento sem dar um fundamento bíblico. O novo testamento nos apresenta no que consiste essa herança:

a.Como filhos herdeiros, seremos como Ele é (I João 3:1-2). “Vejam que grande amor o Pai nos tem concedido, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. Amados, agora somos filhos de Deus, mas ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.. Essa visão será transformadora e fala dessa herança. Seremos plenamente como Jesus no corpo e no caráter!

b.Veremos a Deus e a Cristo e o adoraremos. (Apocalipse 22:3-4). “Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o adorarão, contemplarão a sua face, e na sua testa terão gravado o nome dele”. Estaremos livres de maldição. Estaremos diante do trono. Nós o adoraremos. Contemplaremos a sua face. Teremos o nome Dele gravado em nossa testa. Estar diante do trono fala de nossa intimidade. Ter o nome gravado na testa comunica que somos Sua propriedade!

c.A herança que Ele nos dá é de uma família de santos. (Apocalipse 7:9)Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestes brancas, com ramos de palmeira nas mãos”.

Por que devemos orar para que os nossos olhos sejam iluminados para sabermos qual a riqueza da nossa glória na herança dos santos? Para que tenhamos uma profunda relação com Deus que nos faça ansiar com expectativa pelo céu. Para nos fazer viver plena e intensamente na terra como cidadãos dos céus. Além disso, produzir em nós uma profunda gratidão. Os crentes de hoje são tão insatisfeitos e vivem tão carentes, como se eles não tivessem uma posse, uma herança que, como Pedro descreve, não murcha, não se corrompe, não envelhece porque é eterna.

2.    A suprema grandeza do seu poder sobre nós (v.19)

O poder de Deus é algo muito maior do que podemos imaginar ou que as palavras possam expressar. Paulo tenta colocar em um conjunto de palavras sinônimas o que é esse poder. 1) Poder = dunamis (dinamite); 2) Eficácia do grego que significa energia; 3) Força é força mesmo; 4) Poder aqui no final é vigor. Em mim e em você opera um poder que é como uma dinamite, uma energia, uma força e um vigor. Possivelmente se Paulo vivesse em nossos tempos, ele diria: “A suprema grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a sua superior nuclear energia e o seu vigor superior à de uma bomba de hidrogênio.” Antes de compreendermos que poder é esse que opera em nós, Paulo nos dá uma amostra do que esse poder foi capaz de fazer:

a.Esse foi o poder que ressuscitou Jesus dentre os mortos (v.20)

Irmãos, a morte é uma inimiga amarga e implacável. Sentimos isso mais de perto durante essa pandemia. Ela chegará a todos nós um dia. E depois da morte, o que temos é a decomposição. A Bíblia relata que no primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao túmulo e viu que a pedra da entrada tinha sido removida. Enquanto Maria Madalena foi avisar sobre isso aos discípulos, a outra Maria permaneceu à entrada do túmulo chorando. Ela viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus tinha sido colocado. Então eles perguntaram: Mulher, por que você está chorando? Depois Jesus é quem pergunta, mas ela não o reconhece supondo ser o jardineiro. Jesus então disse: “Maria” e ela exclamou Raboni! Jesus ressuscitou para uma vida totalmente imortal, gloriosa e livre. Sabe por quê? Porque o poder que é como uma dinamite, o poder que é como uma energia nuclear, o poder que dá força, o poder que dá vigor ressuscitou Jesus dentre os mortos. E esse poder opera em nós. Em I Coríntios Paulo discorre mais sobre essa ressurreição e fala afirma: “Eis que vou lhes revelar um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade e o que é mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “Tragada foi a morte pela vitória.” “Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?” O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”. 1 Coríntios 15:51-57

b.Esse foi o poder que entronizou Jesus Cristo sobre todo mal (20b-22)

Jesus sentou-se à direita nos lugares celestiais, isto é, ele foi promovido a um lugar de honra e de suprema autoridade executiva nos céus. O Salmo 110:1 diz: “Disse o Senhor ao meu senhor: “Sente-se à minha direita, até que eu ponha os seus inimigos por estrado dos seus pés.” Jesus está acima de todo principado e potestade, poder e domínio, isto é, acima de demônios, acima de governantes de todas as épocas e gerações. Sabe no que isso implica irmãos e irmãs? Implica em que nós enquanto igreja de Deus estamos na mesma posição. “E juntamente com ele nos ressuscitou e com ele nos fez assentar nas regiões celestiais em Cristo Jesus”. Efésios 2:6

Nenhum mal tem poder sobre nós. Esse poder opera em nós. Ainda há crentes ainda temem maldições, mal olhados, mal agouro etc. quem está em Cristo não há inveja, força maligna, força espiritual, demônio ou qualquer poder dessa vida que possa contra ele. Esse poder que entronizou Jesus, a palavra de Deus diz: “esse poder é sobre nós”.

c.Esse foi o poder que instituiu Jesus como cabeça da igreja (v.22b-23)

Cristo como cabeça de todas as coisas, é uma clara afirmação de que Ele está acima de tudo o que é material e espiritual. Jesus é domina sobre o universo e sobre todos os seres do universo. Deus deu a Cristo como cabeça à Igreja, portanto, como soberano. O mesmo soberano sobre o universo é o soberano sobre a igreja. A igreja é a plenitude de Cristo, isto é, ela o completa porque a palavra plenitude vem de estar pleno, completo. Da mesma forma, Cristo é a plenitude da igreja, porque é Ele quem a completa.

O que a igreja deve temer? O que você e eu devemos temer? Se tivermos um pleno conhecimento de Deus. A igreja nada deve temer! Nós estamos em Cristo. Cristo está em nós. Esse poder opera em nós.

No amor de Cristo,

Pastor Rodrigo Rodrigues Lima