domingo, 30 de maio de 2021

SÉRIE REFORMA EM FAMÍLIA | 30.05.2021 - LIÇÕES PARA MANTER A FAMÍLIA SAU...

Lições para manter sua família saudável

 Lições para manter sua família saudável

João 2:1-11

Casamentos e lares enfrentam crises. O site Consultor Jurídico publicou uma em 06 de março deste ano com dados alarmantes. Segundo a reportagem, o segundo semestre de 2020 registrou o maior número de divórcios registrados em cartórios no Brasil. A tendência de alta é confirmada pelo IBGE. Segundo a entidade, o número de divórcios no país cresceu 75% em cinco anos. Só em julho de 2020 foram 7,4 mil, o que corresponde a 260% acima da média comparado com meses anteriores.

Um advogado renomado do Brasil e especialista em Direto da Família, Dr Luiz Kignel listou para o site InfoMoney cinco motivos da perspectiva dos homens e cinco motivos da perspectiva das mulheres que os levam à separação:

 

HOMENS

MULHERES

1. Relacionamento extraconjugal

1. Problemas de relacionamento do próprio casal – desgaste da vida em comum e falta de respeito no convívio

2. Problemas de relacionamento do próprio casal – desgaste da vida em comum e falta de respeito no convívio

2. Problemas de relacionamento com a família do cônjuge

3. Problemas de relacionamento com a família do cônjuge

3. problemas de relacionamento com os filhos

4. Falta de dinheiro

4. Falta de dinheiro

5. Problemas de relacionamento com os filhos 

5. Relacionamento extraconjugal

 

Fonte: Luiz Kignel

Não pretendo neste sermão discorrer sobre o divórcio, mas diante deste triste fato, quero trazer lições a partir da narrativa de João a respeito da família abençoada e gostaria que você percebesse como é possível evitar esses cinco grandes problemas seguindo os princípios aplicados nesta palavra. Todos os cristãos dentro dos limites do relacionamento familiar, seja você casado, divorciado ou solteiro. As lições que aprendemos com este relato servem como uma palavra preventiva. para promover a saúde do lar, bem como orientar seus filhos e filhas a constituírem lares saudáveis e abençoados.

 1.    Jesus dá prioridade para a família em seu primeiro sinal (v.11)

Família não é apenas um grupo ou um fenômeno social. Família é a pedra fundamental da criação de Deus. Jesus apresenta Deus como Pai nos evangelhos revela que Deus tem uma grande família. Deus está interessado na família. Portanto:

a)    Jesus prioriza a família. O princípio, o início a seus sinais ocorrem em uma festa de casamento. Não é a cura de um coxo. Não é a ressureição de um morto. Não é a cura de um cego, mas é transformar água em vinho em uma festa de casamento.

b)   Jesus manifesta a sua glória na família. Jesus revelou o seu poder e a sua santidade aos discípulos em uma festa de casamento. Jesus manifesta a sua glória na família. Onde Jesus é convidado e requisitado, Ele manifesta o seu poder glorioso.

c)    Jesus é crido em um ambiente de família. Os discípulos creram Nele. Esse é o grande ponto. É na família, experimentando a presença e a glória de Jesus que Ele é crido. Seu lar deve ser um lugar de fé. Seu lar deve ser um lugar onde seus familiares experimentam o poder da glória de Jesus. Muitos lares estão descrentes porque se vive uma religião. Ir aos cultos aos domingos não é suficiente para que nossos filhos creiam em Jesus. Eles precisam reconhecer a glória de Jesus em nossas vidas. Onde Jesus é reconhecido? Ele é reconhecido através de mães, pais e filhos que vivem no Espírito de Cristo.


2.    Jesus é convidado para o casamento (v.2)

Um casamento judeu durava, idealmente, sete dias. A cerimônia, em se tratando de uma virgem, só ocorria no quarto dia da festa. Os anfitriões convidavam o maior número de pessoas possível, sobretudo pessoas ilustres, como os mestres famosos. Jesus certamente já era um mestre muito conhecido e morava em Nazaré que ficava a cinco quilômetros de Caná.

Nós temos o costume de convidar as pessoas mais importantes do nosso círculo de amizade para o casamento. Os mais íntimos são convidados para serem padrinhos. A pergunta que eu te faço é: Quando você convidou Jesus para entrar na sua vida e na sua família, o que aconteceu? Jesus entrou em algumas casas e quero ver com você:

a)    Jesus entrou na casa de Pedro (Lucas 4:38-39). Na casa de Pedro Jesus levou cura.

b)   Jesus entrou numa casa em Cafarnaum (Marcos 2:1-12). Naquela casa eles desceram um paralítico pelo telhado e Jesus levou restauração.

c)    Jesus entrou na casa de Levi (Lucas 5:29-32). Levi era um cobrador de impostos e naquela casa Jesus levou perdão.

d)   Jesus encontrou na casa de Jairo (Marcos 5:35-43). Para aquela casa Jesus levou vida ressuscitando a filha de Jairo.

e)    Jesus entrou na casa de Zaqueu (Lucas 19:1-10). Jesus viu a fé daquele pequeno homem e disse que lhe convinha entrar em sua casa. Portanto, na casa de Zaqueu Jesus leva salvação.

f)     Jesus entrou na casa do fariseu Simão. Esse foi um convite infrutífero (Lucas 7:36-49). O convite do fariseu foi um convite que não trouxe nenhum fruto para a casa dele. Jesus foi convidado como apenas mais um. Ele não foi tratado com honra e não foi lhe feito cortesias.

Você convidou Jesus. Como você o tem recebido? Muitos casamentos não experimentam a glória de Deus porque Jesus está ali, mas Ele não é requisitado.

3.    Jesus está no lar, mas o vinho acaba (v.3)

Deixar o vinho acabar em uma cerimônia de casamento era socialmente embaraçoso e seria motivo de piadas por muitos anos na Vila. O vinho é símbolo de alegria na Bíblia.

a)    O vinho acaba porque oferecem além do que pode dar

As demandas do casamento eram grandes. Muitos convidados! Conforme vimos na introdução, uma das coisas que esgota relacionamentos é o desgaste da vida comum e a falta de respeito devido a familiarização.  Chega um momento em muitos casamentos que um dos cônjuges acaba dando mais do que recebendo. Geralmente as mulheres tendem a oferecer mais de si em serviço e afeto do que os homens e isso pode minar a alegria do casamento. O vinho, a alegria acabam. 

b)   O vinho acaba, por isso precisamos de ajudadores para a nossa família

Naquele tempo as mulheres ficavam próximas da cozinha, no ambiente de onde saiam as refeições e as bebidas. Maria estava próxima a esse ambiente e se preocupa.

Observo que todo casamento precisa ter alguém “próximo da cozinha”, isto é, alguém com quem podem contar. Todo casal que deseja estar saudável ganha muita vantagem ao ter pessoas que olham seus pontos vulneráveis para os direcionar até Jesus. 

c)    O vinho acaba, por isso, precisamos ser cautelosos

Inevitavelmente todos os casamentos enfrentam crises. Mas, é possível fazer um trabalho preventivo. Em Cantares de Salomão 2:15 diz: “Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor”. Essa linguagem metafórica é um alerta. As raposinhas cavam ao redor das videiras cobertas de flores. Por serem pequenas, em um primeiro momento não se dá muita importância. Mas, logo percebem que justamente no período de florir, elas devastam aquilo que pode garantir o fruto. 

4.    Jesus tem uma direção para restaurar a alegria do seu lar (v.5)

Jesus tem uma palavra restauradora, mas ela precisa ser obedecida

Fazei tudo o que Ele vos disser

a)    Aos maridos

- Amem a esposa com amor incondicional e sacrificial: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”. Efésios 5:25.

- Trate a sua esposa com cuidado para que Deus não pare de te ouvir: “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.” I Pedro 3:7 

b)   Às esposas

- Sejam submissas aos maridos, sendo submissas ao Senhor. “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor.” Efésios 5:22

- Seja sábia para edificar seu lar. “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos a derruba.” Provérbios 14:1 

c)    Aos filhos

- Honrem os seus pais: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.” Efésios 6:1-2 

d)   Aos pais

- Não sejam duros demais com seus filhos: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas cria-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” Efésios 6:4. A ideia dessa passagem é que seguremos os filhos pelas mãos para guiá-los e não apenas apontar ou exigir que sigam o caminho. Caminhe ao lado do seu filho.  

Quero concluir com o trecho de um artigo escrito por Jurandir Sell Macedo Jr que escreveu para a revista Forbes sobre porque as separações grisalhas aumentaram. Ele conclui seu artigo da seguinte forma:

 

Como nos contos de fadas, os casais sonham com a convivência romântica até que a morte os separe. Porém, o longo horizonte de vida saudável, a independência financeira das mulheres e os avanços da medicina tornam mais difícil a realização desse sonho.

 

Será, então, que todos os casamentos irão acabar um dia? Felizmente, isso não é verdade. Quanto mais tempo vivemos, mais iremos mudar ao longo da vida. Para um relacionamento durar, ambos os cônjuges precisam mudar.

 

Gosto muito da história de um casal que resolveu comemorar os 30 anos de união indo ao mesmo hotel onde tinha passado a lua de mel. Tudo parecia perfeito. No quarto, os dois puderam observar os mesmos cuidados de 30 anos antes. O restaurante continuava maravilhoso, o café da manhã continuava delicioso, até o som do bar continuava divino.

Ao sair, o casal chamou o gerente geral para dar os parabéns e perguntou como era possível manter o hotel igual ao que era há três décadas. O gerente desolado respondeu: “Como assim? Nunca ficamos um mês sequer sem mudar. Nem de longe somos o que éramos há 30 anos.”

Talvez, seja esse o segredo para manter um casamento por uma vida: os dois lados devem mudar todos os dias. E a mudança contínua pode tornar tudo tão belo e funcional que vai parecer que nada mudou.

 

O que precisa ser restaurado em seu lar? O que precisa ser restaurado em seu coração? Quais das lições acima precisam ser colocadas em prática para restaurar a alegria da família?

No amor de Cristo,
Pastor Rodrigo Rodrigues Lima