domingo, 9 de maio de 2021

SÉRIE REFORMA EM FAMÍLIA | 09.05.2021 - A IMPORTÂNCIA DOS FUNDAMENTOS

A importância dos fundamentos

 A importância dos fundamentos

Daniel 1

Nós vivemos na era da pós-modernidade. A sociedade pós-moderna tem enfrentado mudanças diversas e que desestruturam os seus fundamentos. Neste contexto desfavorável, a família, principalmente cristã, tem sofrido com os constantes desafios, que por vezes, tentam romper com os princípios bíblicos sobre a família.

Um pastor estudioso apresentou alguns perigos que as famílias são expostas nesta era pós-moderna. Elenco aqui: a) Educação materialista. Afinal de contas, a sociedade atual te valoriza pelo que você tem e não pelo que você é; b) Educação ateísta. com o enfoque materialista, consumista, influência, poder, fama e tantos outros recursos humanos, o homem declara que não precisa de Deus. Muitas vezes pensamos numa filosofia ateísta na qual se nega a existência de Deus, mas nem sempre é se apresenta desta maneira. c) Educação relativizada. a alguns anos atrás as verdades eram absolutas. Valores morais e éticos eram observados e repassados de pai para filho. Mas hoje tudo mudou. Temos dificuldade com a verdade. Temos dificuldades com valores absolutos. Temos dificuldades com padrões morais e éticos. A sociedade tornou-se autônoma, independente, e “cada cabeça é uma sentença”.

Na questão da fé, a situação é ainda mais complexa. Quando Deus é o centro da vida do homem e a autoridade sobre a Bíblia, vemos a Bíblia como revelação inspirada de Deus para o homem, para que o homem medite nela e se relacione com Deus. Entretanto, atualmente, o homem tem sido colocado no centro e é ele quem dirá o que tem que ser, logo, muitos olham para a Bíblia como um livro manipulado e Deus passa ser somente um conceito como meio de manipular as pessoas. Agora, a Bíblia já não é mais um livro para se meditar, mas para se criticado no sentido de se fazer uma análise avaliativa para dizer se o que ela ensina serve ou não serve para os dias atuais porque o homem precisa se relacionar com a sociedade.

Nós precisamos reafirmar e viver segundo os nossos fundamentos. É possível viver segundo os nossos fundamentos. Daniel é de Judá. O povo de Judá quebrou a sua aliança com Deus e, como castigo, veio sobre eles a Babilônia que os subjugou. A Babilônia nesse contexto é o lugar do exílio, da vergonha e do sofrimento do povo de Deus. Mas, a Babilônia também simboliza a degradação moral, a idolatria e o materialismo. Ela representa bem a era que vivemos. É lugar de provação, mas também é lugar de oportunidade.

Jesus orou pelos seus discípulos da seguinte maneira: “Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do mal.” (João 17:15)

1.Os fundamentos são consolidados ou perdidos em casa (v.1-2)

a)Ezequias abriu as portas para que a Babilônia entrasse em Jerusalém. (II Reis 20:12-18) Aprendo um poderoso princípio aqui. Antes mesmo dos filhos irem para a Babilônia cativos, foi permitido anos antes que a Babilônia entrasse no palácio, na habitação real. Ezequias expôs tudo o que possuía para aquele que viria a ser o inimigo do seu povo futuramente.

b)Uma geração pagou o preço pela falta de discernimento de um líder. O Rei Ezequias falhou. Anos mais tarde, no reinado de Jeoaquim, a Babilônia sitia Jerusalém e leva o que Israel tinha de mais precioso. Os utensílios da casa do Senhor. Não diz quais utensílios foram levados, mas podemos mencionar alguns que possivelmente foram levados. A Pia de bronze que era utilizada pelos sacerdotes para lavarem suas mãos e pés antes de ministrarem na Casa do Senhor. O Altar de incenso que simboliza a adoração, a oração e louvor.

O que podemos aprender?

I.Não facilite abrindo as portas para os valores deste mundo. Seja cuidadoso para que os valores do Reino de Deus sejam vivenciados em seu lar. Essa batalha espiritual já está ganha para aqueles que vivem o Reino de Deus com seus cônjuges e filhos. Não brinque com o pecado e não aceite que os valores sejam invertidos (Isaías 5:20)

II.O diabo quer roubar o que é do Senhor em sua vida. A Babilônia levou tudo o que pertencia ao Senhor e ficou com eles em seu altar. A Babilônia tem um altar! O inimigo quer roubar nossa maior riqueza, a vida de Deus. Ele quer levar da nossa casa a “Pia de Bronze”, isto é, a santificação pela Palavra. Quer levar “O Altar de Incenso”, isto é, a vida de oração do nosso lar. Não permita. Ele quer que mudemos de altar.

A lealdade a Deus pode ser perdida ou ganha em casa!

2.Os fundamentos serão testados pelos valores da sociedade (v.3-7)

a)A Babilônia testará os fundamentos da realeza de Judá com os encantos do palácio. (v.3) Nabucodonosor nesse período era um jovem rei. Ele era visionário e queria os melhores e mais bem preparados para servir em sua corte em questões políticas. Por isso é tão estratégico!

b)A Babilônia testará os fundamentos na tentativa de aculturar a realeza e a nobreza de Judá. (v.4) O que define uma cultura? Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social. Nabucodonosor queria que aqueles jovens ganhassem todos os conjuntos de ideias, comportamentos e práticas do povo babilônico.

c)A Babilônia testará os fundamentos imprimindo um rótulo de identidade na nobreza de Judá (v.7). O chefe dos eunucos lhes dá outros nomes: Daniel passa a ser Beltessazar que significa "o tesouro (ou os segredos) de Bel"; Hananias passou a se chamar Sadraque que significa "a inspiração do sol", Misael passou a se chamar Mesaque "aquele que pertence à deusa Sesaque" e Azarias passou a se chamar Abede-Nego "servo de Nebo", um deus da Babilônia. No objetivo de aculturá-los, eles recebem um novo nome tentando imprimir uma nova identidade.

O que podemos aprender?

I.Os encantos dessa sociedade materialista tentarão destruir os fundamentos dos lares. Você e eu somos da realeza celestial. Somos filhos de Deus. Você poderá chegar a posições elevadas com a permissão de Deus, mas não se esqueça de quem você é. Você pode estar na Babilônia. Cabe a nós ensinarmos aos nossos filhos os verdadeiros valores. Mais importante que ter, é ser. Isso você pode inculcar na mente de seus filhos. Inculcar que tudo vem de Deus e é para Deus, como na oração de Davi em II Crônicas 29. Satanás testou Jesus oferecendo a ele alimento, fama e poder, mas Jesus sabia que ele era. Você terá muitas oportunidades preciosas neste mundo, mas é nessas horas que sua lealdade poderá ser testada pela vaidade das oportunidades. Guarde o seu coração.

II.A sociedade pressionará para imprimir valores que abalam os fundamentos dos lares. É preciso aprender a língua, a comunicação para estar inserido na cultura? Aprenda! É preciso compreender os valores deste mundo para lidar com ele? Aprenda. Deus quer abençoar a muitos neste mundo. Devemos encarar este mundo não apenas como inimigo, mas como nosso campo de missão e de oportunidades. As pessoas estão sedentas por valores. O sermão da montanha de Jesus nos ensina como devemos viver neste mundo segundo os valores do Reino. Não devemos ser hotis, devemos ser como Jesus.

III.A sociedade quer rotular você, mas você tem a marca de Jesus. Você é um empresário, um ajudante geral, um bancário, um caixa, um cabeleireiro, entretanto, você é da realeza celestial. O mundo pode querer imprimir um rótulo em você. Ele pode querer dar novos nomes a você: o ganancioso, o ingrato, o infiel, o duas caras, mas você sabe que você é. Você é da realeza celestial.

3.Os fundamentos dão sustentação ao caráter diante da sociedade (v.8-13)

a)A força do caráter de Daniel e de seus amigos os leva a uma decisão de lealdade a Deus, segundo os seus fundamentos. (v.8). Daniel não titubeia. Santidade e vida com Deus é uma escolha que você toma pela graça de Deus. Você conhece o fiel nas situações mais decisivas de sua vida. O sacerdote não está lá para ver se Daniel e seus companheiros estão sendo leais a Deus. Eles simplesmente decidem tomar uma decisão sem necessidade de aprovação de quem quer que seja. Comer daquela comida significava uma ruptura de fé com Deus, pois, para os judeus a comida não era simplesmente uma questão de alimentação, mas de rito religioso. É nessas horas que viveremos de acordo com aquilo que cremos.

b)A força do caráter de Daniel e de seus amigos mantém a real identidade deles. (v.7). Quem são eles? Daniel não é "o tesouro (ou os segredos) de Bel", Beltessazar. Não! Seu nome significa “Deus é meu juiz”. Hananias "a inspiração do sol", Sadraque. Não! Seu nome significa “favorecido de Deus”.  Misael não é "aquele que pertence à deusa Sesaque". Não! Seu nome significa “quem é o que Deus é?”. Azarias não é "servo de Nebo". Não! Seu nome significa “Javé ajudou”. Aleluia! Eles são da realiza do povo de Deus. Eles sabem quem são e por isso não temem em se posicionar para manterem sua lealdade a Deus.

O que podemos aprender?

I.O seu caráter será revelado nas situações mais decisivas de sua vida e revelarão os seus fundamentos. Você agira de acordo com o que você crê. Aquele que é leal a Deus não teme em tomar decisões para manter sua fidelidade a Deus. A Babilônia (o mundo) é a oportunidade de manifestarmos o caráter de Deus através das nossas vidas.

 II.O seu caráter revelará a sua real identidade e seus fundamentos. Quero afirmar que você é da realeza celestial. Você é filho de Deus e agirá segundo o caráter de Deus em sua vida.

A conclusão é que vale a pena ser fiel aos seus fundamentos. Os fundamentos trazem benefícios no meio da sociedade (v.17-21)

a)Viver segundo os seus fundamentos, uma lealdade a Deus é retribuída com generosidade da parte de Deus. (v.17; 20) A situação não era confortável para os servos de Deus, mas Deus honrou a lealdade deles. Deus os colocou em posição de destaque e honra. Eles foram proeminentes diante dos demais.

b)Viver segundo os seus fundamentos, uma lealdade a Deus foi retribuída influência. (v.19) Eles passam a servir o rei. Essa é uma poderosa posição de influência.

O que aprendemos?

I.Deus prospera os fiéis onde quer que estejam. A lista é enorme. Abraão, Moisés, José, etc. Deus o fará prosperar onde você estiver.

II.Deus amplia a nossa influência na Babilônia. Nesse mundo Deus quer levantar homens e mulheres fiéis a ele para tomar posições elevadas e manifestar o caráter de Jesus. Não é o lugar que marca o homem e a mulher de Deus, mas é o homem e a mulher de Deus que marcam o ambiente onde estão. Deus vai aumentar a sua influência.

No amor de Cristo,

Pastor Rodrigo Rodrigues Lima

09.05.2021 - TEMA: O Senhor está comigo

TEMA: O Senhor está comigo

TEXTO: O Senhor Deus estava com José, que veio a ser homem próspero e estava na casa de seu domo egípcio. Gênesis 39:2

OBSERVAÇÃO

Deus estava com José. Entretanto, vale ressaltar que José temia a Deus. Diferente de seu irmão Judá, conforme relatado o capítulo 38, José era um jovem que não queria pecar contra Deus. Ele tinha firmeza de caráter e resistia ao pecado. Por isso, Deus era com José e ele prosperava mesmo como escravo ou na cadeia. O importante não é o lugar ou a condição em que se encontra, mas o coração fiel a Deus.    

PRÁTICA

A história de José me inspira. Não importa em que condição me encontro, desde que eu seja fiel a Deus e longe do pecado. Temer ao Senhor é tudo, pois, isso me coloca com Ele e Ele comigo. Creio que a benção de Deus é comigo onde quer que eu colocar as minhas mãos. Glória a Deus!

ORAÇÃO

Querido Deus, o Senhor está comigo. Ajuda-me a seguir fiel a Ti obedecendo à Tua Palavra. Que meu coração sempre seja guardado do pecado. Creio que a Tua benção está comigo onde quer que eu esteja.