quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Devocional 03/09/2015 - Quem é o seu Deus?

TEMA: Quem é o seu Deus?
TEXTO: "e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis." Romanos 1:23

OBSERVAÇÃO
Paulo está iniciando sua carta aos romanos e construíndo seus argumentos para chegar à conclusão de que não há nenhum justo. Ele começa descrevendo a situação de idolatria e depravação dos gentios. Fico refletindo que hoje os deuses em meu mundo chamado ocidente só se ampliaram e, se ele fosse descrevê-los acrescentaria o dinheiro, o corpo, o sucesso, o tempo, o conhecimento, etc. Não há problema em nenhum deles em si, mas quando ocupam ou impedem que Deus seja o centro, se tornam deuses.

PRÁTICA
Faço uma análise do meu coração para saber se não há nada que além de Cristo seja o centro da minha vida cúltica. Sou propenso ao conhecimento, ao ministério e ao meu ego. Devo sempre submetê-los ao senhorio de Cristo para que eu não seja dominado por algo que penso ter domínio. Eis a questão. Se eu não submetê-los ao domínio de Cristo e acreditar que os domino, eles se tornarão um deus.

ORAÇÃO
Querido Pai, me ajude a reconhecer sempre que sou pobre de espírito. Renuncio a mim mesmo para ganhar a Ti. Seja o centro da minha vida. Ocupe o lugar principal e me dê discernimento para não cair nas ciladas e no domínio das coisas dessa vida e do meu entendimento. Quero ama-lo sempre e acima de tudo.