domingo, 19 de junho de 2016

Crise – Uma oportunidade para ver o poder de Deus agir

Crise – Uma oportunidade para ver o poder de Deus agir
I Samuel 16:13; 17:4-11

INTRODUÇÃO

Fale-se muito de busca de poder em nossos tempos. Acredito que nunca se fizeram tantas campanhas sobre busca poder, entretanto, nunca se viu tanto descrédito aos evangélicos como nos dias de hoje. O fato é que os homens estão cheios de si e Deus está pouco em evidência.
Mas o que é poder? No dicionário Houaiss existem milhares de idéias e exemplos para definir a palavra PODER, aliás, esta é uma palavra que soa gostoso no íntimo do ser humano. Os experimentados afirmam que 3 coisas derrubam um homem: DINHEIRO, SEXO E PODER.
Porém, o poder que o homem mundano procura é completamente diferente do poder de Deus. John Owen, renomado teólogo puritano do século XVII afirmou que:
Não teremos nenhum poder de Deus, a não ser que sejamos convencidos de que não temos nenhum poder em nós mesmos.
A passagem que lemos mostra um jovem que recebeu poder de Deus, isto é, o Espírito de Deus que passou a nele habitar, Davi. Entretanto esse poder se manifesta em um momento de crise de uma nação. Li um livro onde o autor escreveu o seguinte título: Você pede poder e Deus lhe concede pressão, isto é, crise. Há muitas reflexões sobre esta passagem especificamente, especialmente acerca de superação de lutas, temos aqui evidências preciosas de uma pessoa que tem uma vida de poder como Davi dentro dos conceitos aqui definimos.

Uma pessoa diante da crise vê o poder de Deus agir quando:

1.Vê a crise como divinas oportunidades (v. 24; 26)
I.Os homens viam um gigante X Davi via um incircunciso filisteu, isto é, um homem fora da aliança de Deus que, portanto, não tinha a benção de Deus em contraste com seu povo escolhido. A VISÃO do homem cheio do poder de Deus está vendo a crise com as perspectivas de Deus. Assim foi com Josué e Calebe em contraste com os demais espias enviados à terra que deveriam possuir.
II.Os homens fugiam (FUGA) X Davi se enchia de coragem em Deus para enfrentá-lo. Ambrosie Bierce certa feita disse: “O covarde é ágüem que em emergências perigosas pensa com as pernas.A FUGA é uma característica muito comum de pessoas que não estão cheias do poder de Deus. Fogem das responsabilidades, fogem dos problemas, saem de casa, abandonam casamentos, famílias, mudam de igreja, param de vir a igreja...a FUGA não é o método de Deus. Provérbios 24:10 diz: “Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena”. Entretanto Davi era um homem cheio de coragem. Podemos afirmar como outro teólogo, C.T. Studd: “Não posso suportar a covardia. Recuso-me a fazer do meu Deus e Salvador uma mera ficção”.
Davi foi um homem cuja sua coragem provinha de seu profundo relacionamento com Deus. O próprio Davi que escreveu o Salmo 144 relatou: “Bendito seja o SENHOR (adora) rocha minha (lugar seguro), que me adestra as mãos para a batalha e os dedos, para a guerra (que treina para a guerra); minha misericórdia e fortaleza minha, meu alto refúgio e meu libertador (valente libertador), meu escudo, aquele em quem confio e quem me submete o meu povo (protetor da sua vida). É ele quem dá aos reis vitória; quem livra da espada maligna a Davi, seu servo.”
III.Os homens temiam o gigante X Davi temia a Deus - John Witherspoon, proeminente ministro presbiteriano disse: “Somente o temor a Deus pode livrar-nos do temor dos homens.” Apenas homens e mulheres cheios do poder de Deus compreendem essa verdade. A quem você tem temido? NÃO HÁ LIMITES PARA AQUELES QUE VIVEM UMA VIDA DE PODER, POIS, O PODER DE DEUS QUE NELES HABITA NÃO TEM LIMITAÇÕES. Portanto, uma pessoa cheia do poder de Deus enfrenta as adversidades como divinas oportunidades.

Uma pessoa diante da crise vê o poder de Deus agir quando:

2.A crise da auto-estima é superada na dependência de Deus (v. 28-29; 33; 42-44)
I.Davi enfrentou 3 julgamentos: a) Eliabe (v. 28-29) – Inveja; ciúmes; ira; crítica: Sua reação (v.30) – Separou-se dele. Não dar ouvidos é uma grande sabedoria. Eclesiastes 7:21 diz: “Não apliques o teu coração a todas as palavras que se dizem...” Jesus foi expulso de sua cidade, Nazaré pelos seus próprios pares. Jesus foi crucificado por seu próprio povo. Natanael disse: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?” b) Saul (v. 33) – Foram feitas COMPARAÇÕES com Golias. I.) Comparações físicas; II.) Comparações de habilidades de guerra; III.) Comparações com o tempo de preparo. “Guerreiro desde a mocidade”; IV.) Sua reação (v. 34-37): Ele revelou ter coragem; Força física; Dependência de Deus. Davi sabia quem era em Deus! O Senhor não faz comparações físicas, o Senhor não avalia habilidades de guerra e não considera a capacidade humana. Desde a escolha de Davi, ele teve de lidar com comparações, porém, Deus disse a Samuel quando achou que Eliabe, pelo seu porte era o escolhido: “Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.” (I Sm 16:7)
Princípios que aprendemos: a) O Espírito de Deus nos dá a habilidade e a capacitação que precisamos; b) No Reino de Deus os parâmetros não são mundanos, entretanto, cheio de paradoxos; c) A convicção do que somos e quem Deus é e do que Ele pode fazer nos leva a superar comparações. II.Golias (v. 42-44) – Desprezo; Zombaria; Maldição; Ameaça. O filisteu desprezou Davi a) Por ver seu tamanho. Ele se sentiu ofendido. “Não tem alguém maior do que esse moleque?” b) Pelas armas que ele (Davi) escolheu para usar. Golias era experimentado na guerra. Estamos sujeitos ao desprezo pela nossa idade, pela nossa incapacidade humana, pelo nosso tamanho físico, pela nossa eloqüência, pela nossa história, pelo nosso passado, etc. Pedro e João foram vistos com desprezo pelo Sinédrio: “Ao verem a interpridez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se” (At 4:13a). Qual foi a reação de Davi? Sua reação (v. 45-47): a) Tu vens com armas X Vou contra Ti em nome do Senhor dos exércitos; b) Tu me ameaças X O Senhor te entregará nas minhas mãos; c) Amaldiçoas-me por seus deuses X Saberão que há Deus em Israel; d) O SENHOR SALVA sem armas humanas.

Uma pessoa diante da crise vê o poder de Deus agir quando:

3.A crise das comparações dá lugar a uma convicção de que o que somos e temos vem de Deus (v. 38-40)
I.Saul põe em Davi o que é seu (v. 38). Em primeiro lugar vemos que as pessoas tentam por em nós o que elas acham que precisamos ter, ou nos comparam com outros dizendo a nós o que devemos fazer. Isso é uma crise. Veja o que Saul faz com Davi: a) Sua armadura; b) Seu capacete; c) Sua couraça; d) Sua espada. As pessoas olham para nós esperando que supramos suas expectativas, Intelectualmente; Fisicamente; Profissionalmente. Muitas pessoas olhavam para Jesus e cada um de alguma forma: Na trecho do evangelho conhecido como a confissão de Pedro vemos isso Mateus 16:13-20: Comparam Jesus a João Batista; Elias; Jeremias; Algum dos profetas. As pessoas tinham expectativas errôneas quanto ao Messias. “E vós, quem dizeis que sois?”.
Quando queremos superar as expectativas das pessoas e aceitamos as imposições delas; a) Não saímos do lugar; b) Nos frustramos; c) Decepcionamos e somos decepcionados. Por que existem tantas pessoas frustradas na vida profissional, na vida ministerial e na vida familiar? Porque desperdiçamos oportunidades; Porque temos expectativas muito altas; Porque nos preocupamos como o que os outros pensam acerca de nós e nos comparamos. NOSSA FRUSTRAÇÃO MUITAS VEZES É FRUTO DE NOSSA FALTA DE INTIMIDADE COM DEUS. Deus é Deus de paz e não de confusão. Na falta de paz, confundimos a voz de Deus e causamos é muita confusão para nós e para os outros. A batalha estava acontecendo, mas Davi estava seguro em Deus. Saul era precipitado, mas Davi tinha paz. E então, o que fazemos?
I.Colocamos máscaras: Máscara do legalismo; Máscara da autoconfiança; Máscara da Piedade; Máscara do povo zeloso e de boas obras. Davi poderia ter dito: Eu não lutarei, porque vocês não sabem lutar. Por que? Porque poderia se comparar. COM ISSO NÃO CONSEGUIMOS ANDAR. Porém, como Davi estava cheio do Espírito de Deus: Ele tirou aquilo de sobre si (v. 39). Ele foi como pastor para a guerra e não como guerreiro: a) Ele estava com o seu cajado; b) Ele pegou a sua funda; c) Selecionou algumas pedras.
Deus usa aquilo que somos, quando não queremos superar expectativas de ninguém e muito menos sermos aquilo que não somos. O que habilita Davi para a guerra não é a sua capacidade, mas a sua FÉ.
Precisamos nos despir daquilo que pesa sobre nós e que não nos permite andar: I. Tirar as máscaras a) Há alguém que falha? b) Há alguém que erra? c) Será que estamos num desempenho de cristãos? Todos parecem tão forte que não é possível haver fracos e então precisamos fingir que somos fortes para sermos aceitos, porém, colocamos uma redoma de vidro em volta de nossas fraquezas. II. Definir o que somos a partir de Deus e não do outro - Lucas 18:9-14 – Parábola do fariseu e do publicano; III. Encararmos a realidade da vida cristã, portanto sermos pessoas e não personagens. Muitos querem viver uma vida cristã de cinema e viram personagens. Personagens não tem defeitos e nem problemas, mas pessoas tem defeitos e problemas; Personagens buscam identidade em pessoas, mas pessoas buscam identidade em Deus; Personagens buscam aprovação dos outros, mas pessoas são aprovadas por Deus; Personagens focam estruturas, mas pessoas focam pessoas; personagens relacionam-se por interesse, mas pessoas se relacionam por amor e amizade; personagens usa as pessoas, mas pessoas ama pessoas; personagens tem visão de grandeza, mas pessoas tem visão de servo; personagens tem sua vida baseada no fazer coisas, mas pessoas tem sua vida baseada no gerar e no SER DE DEUS.

Vivemos diante de crise sim, mas crise de integridade nas igrejas e crises internas porque não sabemos o que somos e o que Deus quer de nós. Aquilo que somos e fazemos deve ser baseado na nossa relação com Deus e ao numa representação. DAVI FOI BEM SUCEDIDO PORQUE FOI SEMPRE O QUE FOI. Temente a Deus! Deus é quem define o que fazemos; Deus é quem define o que seremos; Deus é quem define o nosso valor.
Rodrigo Rodrigues Lima
Pastor