quarta-feira, 5 de maio de 2021

05.05.2021 - TEMA: Consagrando-se a Deus

TEMA: Consagrando-se a Deus

TEXTO: Então Jacó disse à sua família e a todos os que estavam com ele: - Joguem fora os deuses estranhos que há no meio de vocês, purifiquem-se e troquem de roupa. Gênesis 35:2

OBSERVAÇÃO

Deus aparece a Jacó e chama para edificar um altar em Betel (casa de Deus). O altar é um lugar onde se presta culto a Deus. Ao erigir um altar, se estabelece um lugar, uma posição bem definida no coração e um ato de culto a Deus. Por isso, Jacó chama seu povo à consagração. Os deuses estranhos deveriam ser eliminados. Haveria a necessidade de purificação e, por fim, trocas de roupas, o que me remete ao que a justiça de Cristo fez em nós, como o filho pródigo que recebe perdão e justificação.

PRÁTICA

Quando eu era adolescente, um dos temas que mais me cativavam era a consagração. Primeiro porque era um mistério, mas ao mesmo tempo porque ela sempre esteve associada às grandes manifestações de Deus no meio do Seu povo. A postura de consagração começa no coração. Ao fazer isso, Jacó e o povo que estava com ele foi temido pelas cidades vizinhas (v.5). O inimigo passa a temer porque Deus traz terror. Um povo verdadeiramente consagrado, que elimina deuses do coração, se purifica do pecado e vive na justiça de Cristo é temido pelo inimigo e Deus opera grandes sinais e maravilhas. Deus me chama a avaliar meu coração, purificar-me e trocar as minhas vestes. Santidade ao Senhor!

ORAÇÃO

Obrigado Pai por essa preciosa palavra. Ninguém pode resistir a um povo consagrado a Ti. Purifique o meu coração e santifique a minha vida. Que o verdadeiro altar, o meu coração. Guarde o meu coração de outros deuses. Purifique o meu coração de todo pecado e que minhas vestes estejam sempre alvas diante de Ti. Santo é o Teu nome.