segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A mensagem e o mensageiro!

Deus sempre usou profetas para confrontar o pecado do seu povo e chamá-los ao arrependimento. A principal função do profeta é falar em nome do Senhor segundo as palavras do próprio Deus. O profeta é um mensageiro, portanto, o portador ou o porta-voz daquele que o comissiona. O profeta não é maior que a mensagem que carrega.
Houve nos tempos da antiga aliança um profeta em Judá chamado Jeremias. Antes da sua chamada como profeta, por nascimento ele já contava com o status de sacerdote.
Uma grande e bela carreira lhe era garantida como sacerdote. Sua função seria apenas oferecer sacrifícios e cuidar das tarefas diárias do templo. Não teria Jeremias nenhuma outra função senão a de ter uma boa relação com o povo e cumprir as ordenanças de Moisés.
Porém, Deus o separa para profeta. Não seria uma tarefa fácil, afinal de contas, confrontar Judá que se encontrava numa situação de prostituição religiosa, governada por reis corruptos e corruptores não era nada nobre ou que lhe trouxesse status tal qual a função de um sacerdote.
O que me chama mais a atenção na vida de Jeremias é a fidelidade dele a Deus. Ele não buscava aprovação de homens, não pregava o que era bom aos ouvidos dos homens, e principalmente, nada fazia segundo suas convicções pessoais. Foi ele um homem fiel a Deus de forma irrestrita. Não negociou a mensagem em busca da aprovação de homens. Isso me faz recordar o apóstolo Pedro, Paulo e demais homens comissionados por Cristo que foram fiéis à sã doutrina como mensageiros de Cristo. Eles não eram maiores que a mensagem, antes a mensagem era mais importante que a própria vida deles.
Lembro-me de filmes épicos onde os mensageiros, enviados por reis, após a entrega da mensagem voltavam decapitados pelo mesmo caminho que vieram, guiados por seus cavalos sem negociar a mensagem de seus reinos em detrimento da própria vida.
Os pastores, líderes e pregadores da palavra de Deus são profetas! Ao abrirem suas bocas profetizam segundo a Palavra de Deus revelada. Anunciam em nome do Senhor ao mundo e aos rebanhos que lhe são confiados a vontade de Deus para suas vidas.
Entretanto, quando proclamamos, fazemos segundo a vontade de Deus e em nome do próprio Deus? Também surge outra questão: Quem o povo tem ouvido ou quer ouvir? No capítulo 26 do livro do profeta Jeremias nos mostra o contraste entre dois profetas que falavam em nome do Senhor.
A semelhança entre Jeremias e Urias consistia em que ambos falavam em nome do Senhor e eram profetas que denunciavam a rebeldia da nação que violava a aliança com o seu Deus.
Porém, a grande diferença consiste em que Jeremias falava ao povo diretamente as palavras do Senhor, enquanto que Urias profetizava segundo as palavras de Jeremias.
O que reforça esse entendimento é a postura que cada um deles terá diante da ameaça que recebem. Jeremias, ameaçado pelo povo e pelos sacerdotes, ousadamente não se intimida e diz a eles: “estou entregue em vossas mãos para que façam o que quiser....fiquem cientes que derramam sangue inocente”. Entretanto, Urias ao receber uma ameaça de morte por parte do rei, temendo por sua vida, foge para o Egito.
O resultado foi a morte de Urias e a preservação da vida de Jeremias.
Aprendo algumas lições preciosas aqui quanto a anunciar a mensagem do Senhor. Os mensageiros fiéis a Deus que o envia e os comissiona:
  1. Não temem em anunciar a sua mensagem;
  2. Não negociam a sua mensagem;
  3. Não temem pelos resultados da mensagem;
  4. Não buscam aprovação pessoal através da mensagem.
O verdadeiro comissionado sabe para quem faz e o que faz.
Continua...
No amor de Cristo,
Rodrigo, Pr.

Santidade e o Nosso Bairro

Veículos violados por jovens e adolescentes e outros furtados.

A incidência de usuários de drogas cada vez maior, a violência aumentando, a falsa perspectiva de uma vida melhor através das facilidades de lucro prometido pelo tráfico, o abuso sexual, a pedofilia dentre outros crimes tem assolado o nosso bairro. A pergunta que me faço é: O que a igreja pode fazer? Orar? Sem dúvida! Mas, e a ação?

A passividade e o silêncio das igrejas ao redor do bairro são preocupantes.

De fato, o mundo jaz no maligno, entretanto, isto não significa que devemos assistir de camarote e com uma indignação passiva.

A igreja de Jesus Cristo é chamada para derramar amor sobre a sociedade.

Nos tempos de Jesus, o próprio Deus encarnado habitou entre nós, cheio de graça e verdade. Vimos a sua glória como o Unigênito do Pai. O próprio Deus se aproximou de nós e por meio dessa aproximação seu amor foi derramado no mundo.

Ele amou os discípulos até o fim. Ele foi a manifestação de amor do Pai, que doou seu próprio filho ao mundo.

Assim se manifestou a santidade no mundo corrompido pelo pecado.

Quando esteve na casa de Zaqueu, sua presença de amor foi tão impactante a ponto de gerar arrependimento e frutos de justiça.

Quando esteve diante da mulher adúltera, constrangeu seus acusadores e sua atitude de amor a constrangeu a abandonar o pecado e se tornar uma discípula dele.

Com suas ações e palavras, Jesus nos ensinou e nos comissionou a fazer o mesmo. O nosso bairro precisa de santidade.

Somos os discípulos de Cristo e temos o seu amor em nós. Quanto mais cheios do amor de Deus, mais ousados nesse amor seremos para transformar o nosso bairro e os nossos vizinhos.

Enfim, somos ministros da reconciliação no amor de Deus! Reconciliar o homem pecador com o Deus santo. Nosso cartão de visita é o amor.

Sejamos santos! Sejamos cheios do amor de Deus! Exerçamos o ministério da reconciliação no mundo.

No amor de Cristo,

Rodrigo, Pr.