domingo, 12 de abril de 2015

Espírito Santo - O Consolador (Parte 1)

Tema: Espírito Santo - O Consolador
João 20:22

Amadas irmãs e amados irmãos, concluímos a série sobre a cruz no mês de março. Houve um grande mover de Deus em nosso meio trazendo salvação, libertação, milagres e cura na alma. Glória seja dada ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Orando a Deus e pedindo direção para o mês de abril, claramente Deus falou ao meu coração de falarmos sobre O ESPÍRITO SANTO E A VIDA NO ESPÍRITO.
Por que falar sobre o Espírito Santo em sequencia à cruz? Porque após a ressurreição de Jesus e sua estada com os discípulos 40 dias antes de subir aos céus “e, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes.” (Atos 1:4). Que promessa é essa? O batismo com o Espírito Santo. Ela vai ocorrer no dia de Pentecostes, isto é, sete semanas após a Páscoa, 50 dias após a Ressurreição de Jesus, na Festa da Colheita. Falaremos mais disso nos próximos sermões.
Por que falar sobre o Espírito Santo e a Vida no Espírito? 1. Obviamente porque a vinda do Espírito Santo é o evento mais significativo após a páscoa e que concede poder à igreja. Deus quer que tenhamos uma compreensão clara e profunda da atuação do Espírito Santo na vida da igreja; 2. Precisamos orientar a igreja sobre o que significa viver a Vida no Espírito; 3. Deus nos deu uma visão para a igreja, a Visão Celular. Uma igreja em células só pode avançar através de pessoas que vivem ousadamente no poder do Espírito Santo; 4. Precisamos ter experiências com Deus.
As evidências de uma igreja cheia do Espírito Santo são relatadas em Atos 2:42-47. Ela segue o ensino dos apóstolos, a vida em comunidade é vibrante, a prática da oração é natural e intensa, vemos no meio dela sinais e maravilhas, há harmonia entre os crentes. Os cultos no templo e nas casas são vibrantes e alegres, com muito louvor a Deus e, principalmente, Deus acrescenta o número de salvos. Quantos querem uma igreja assim? Vamos mergulhar nesse propósito de uma vida no Espírito Santo, pois, como diz o Manual da Igreja em concordância com essa Palavra Ele (o Espírito Santo) dá o amor de Deus e torna real o senhorio de Jesus Cristo no crente, para que tanto Seus dons de palavra como de serviço possam atingir o bem comum, edificar e aumentar a igreja. (§ 107)
O texto que lemos, um único versículo, nos mostra que Jesus sopra sobre os seus discípulos o Espírito Santo. Essa palavra soprar é a mesma usada em Gênesis quando Deus soprou o fôlego de vida no homem. Jesus sopra o Espírito Santo com o objetivo de dar vida ao ministério dos discípulos. Sem o Espírito Santo, o ministério não tem vida! O Espírito lhes é concedido para lhes dar poder para executar a missão que receberam. O Manual da Igreja dirá que o Espírito Santo é derramado sobre a Igreja pelo Pai e pelo Filho. Ele é a vida e o poder da Igreja para testemunhar. (§ 107)
Jesus, em suas últimas conversas com os discípulos descreve o papel do Espírito Santo. Ele o chama de O CONSOLADOR. Consolador vem do grego parácletos que significa “chamado, convocado a estar ao lado de alguém; alguém que argumenta a favor de outro no tribunal diante do juiz, o intercessor, o conselheiro de defesa, o assistente legal, enfim, o advogado; O ajudador, amparador, assistente, alguém que presta socorro”. Jesus promete aos seus discípulos esse consolador. O Espírito Santo é o nosso consolador. A pergunta que lhe faço então é a seguinte: Por que precisamos desse Consolador? Quais as implicações de termos esse Consolador? A partir de hoje e nas próximas mensagens veremos isso. O Espírito Santo é o nosso consolador! Portanto, o Espírito Santo...

1.O Consolador é o nosso ajudador (João 14:16-17)
O Espírito Santo é uma pessoa em relação conosco, a própria pessoa de Deus em sua atividade relacional manifesta em nós. Os discípulos estão tristes e desconsolados porque ficarão sem Jesus. Como cumprirão a missão? Como enfrentarão as dificuldades sem Jesus? Assim muitos de nós também sentimos isso. A partir do dia em que você entregou sua vida a Jesus, o Espírito Santo passou a habitar em você porque se tornou filho de Deus. “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!” Gálatas 4:6. “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”. Romanos 8:16. Como viveremos a vida de Deus longe do pecado, como carregaremos a cruz e cumpriremos a missão de Deus delegada a nós? Só por meio do Espírito Santo igreja. Por que tem tanta gente frustrada e que não consegue vencer o pecado se somos livres do poder do pecado? Porque não tem contado com a ajuda do Consolador, do nosso ajudador! Paulo dirá: “Andai no Espírito e jamais satisfareis as vontades da carne.” Gálatas 5:16. Em suma, só é possível viver uma vida cristã plena se vivemos com a ajuda do Espírito. O poder que ressuscitou Jesus dentre os mortos é o mesmo que habita em nós. Veja: “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita”. Romanos 8:11. Você tem passado por lutas e provações? O Espírito Santo é o nosso ajudador! “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste (ajuda) em nossa fraqueza (lutas); porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis”. Romanos 8:26. Você se vê inseguro quanto a servir a Deus em Sua obra? Se sente impotente e limitado como os discípulos? Você tem o poder do Espírito Santo em sua vida. Atos 1:8. Jesus nos garantiu sua presença todo o tempo para todos os momentos! Ele o faz por meio do Seu Espírito. Pergunto: Em que você precisa do auxílio de Deus? Encha-se de Deus, encha-se do Espírito Santo que é o seu ajudador!

2.O Consolador é o nosso professor (João 14:25-26)
Irmãos, os discípulos não teriam mais o Mestre Jesus ao lado deles para ensiná-los pessoalmente. Como se dará então o conhecimento das coisas de Deus? Por meio do Seu Espírito Santo habitando neles. Essa verdade é a mesma para nós. Precisamos do Espírito Santo para abrir a nossa mente para as coisas de Deus. Por que tem muitas pessoas que não entendem as coisas de Deus e a Palavra de Deus? Porque elas não têm contado com o auxílio do professor Espírito Santo. É o Espírito Santo que testifica das coisas de Deus e nos ensina acerca delas. John Wesley faz uma pergunta interessante que serve para a nossa reflexão: “O que pode ser mais inegável do que isto, de que nossa pregação também é inútil, a menos que seja atendida com o poder daquele que tão somente penetra o coração? E que seu ouvir é inútil, a menos que o mesmo poder esteja presente para curar sua alma, e dar a você a fé que ‘se situa, não na sabedoria de homens, mas no poder de Deus’”. Sem o poder do Espírito Santo, tanto quem fala quanto quem ouve pode estar inutilmente falando ou ouvindo. Jesus nos dá o exemplo que o Espírito Santo, o professor, nos ensina de modo a transformar vidas pelo Seu Poder. Ele diz aos discípulos: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”. João 15:3. Sem esta aplicação, através do Espírito, a palavra escrita não tem poder. Em Hebreus 4:12 diz: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” A Palavra de Deus é viva e poderosa, quando é atendida com o poder do Deus vivo. Todo cristão que dá lugar ao Espírito e vive pelo Espírito será ensinado e transformado em sua vida e ações. A não transformação é evidenciada pela carnalidade. Parte do capítulo dois de I Coríntios fala do ensinamento do professor Espírito Santo, mais precisamente em I Coríntios 2:6-16. Vejamos I Coríntios 2:12-16. Se você observar o que se segue no capítulo 3 em diante, Paulo vai nos mostrar o que é ser um crente carnal e que não está aprendendo com o Espírito Santo. Eles são chamados de carnais e crianças em Cristo (I Coríntios 3:1) por causa dos ciúmes e contendas (I Coríntios 3:3), porque eles toleravam o pecado (I Coríntios 5:1-2), porque os irmãos se processavam perante o tribunal (I Coríntios 6:1-11), por causa da imoralidade sexual entre eles (I Coríntios 6:12-20), porque eles rejeitavam o homem de Deus, Paulo e não aceitavam sua autoridade apostólica (I Coríntios 9). Enfim, irmãos é um momento oportuno para fazermos uma auto-análise e vermos se temos aprendido com o Espírito Santo. Deus nos deu o Seu Espírito Consolador para nos ensinar. Pergunto: Como você se vê hoje? Você é um crente guiado pelo Espírito ou ainda precisa dar lugar ao professor Espírito Santo? Há alguma evidência de carnalidade em sua vida?
Continua...

Rodrigo Rodrigues Lima
Pastor