quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Revitalização - Tito - O pastor revitalizador

TITO - O pastor revitalizador

O nome de Tito é mencionado 13 vezes nas cartas de Paulo.
Em II Coríntios (2:13; 7:6; 7:13-14; 8:6; 8:16; 8:23; 12:18)
Em Galatas (2:1; 2:3)
Em II Timoteo (4:10)
Em Tito (1:4)

Observo que Tito foi alguém muito presente no ministério de Paulo. Ele o acompanhou em Jerusalém, o serviu de consolo em um momento difícil e sempre esteve a disposição para o apoiar segundo a necessidade das igrejas. A convivência com Paulo e a intensa participação no dia a dia das igrejas em crise contribuíram para a formação do perfil de Tito como um pastor revitalizador. Certamente muito do que Tito aprendeu foi na “fogueira”, não sem acompanhamento e orientação.
Observando Tito aprendo que:

     1.O revitalizador precisa ter um mentor (1:4)

Paulo o chama de verdadeiro filho. Conforme passagens mencionadas acima vemos uma estreita relação de discipulado. A convivência forma Tito. Ao observar como Paulo fazia e tendo a oportunidade de replicar, Tito aprende a plantar e revitalizar igrejas. É benção ter um mentor experiente para auxiliar a fazer gestão da revitalização. O mentor:

A) Auxilia o revitalizador a manter o foco (1:4-5)
Há um foco bem definido na missão de Tito como revitalizador da igreja em Creta. Paulo o orienta sendo presente através de contato (1:4) lhe enviando uma carta. O revitalizador precisa do apoio de seu mentor através de contato o auxiliando a recalibrar o foco de sua missão (1:5).

B) Auxilia o revitalizador com palavras diretivas e encorajamento (1:13; 1:15)
O mentor de Tito o empodera e o encoraja. É muito importante no processo de revitalização que o pastor revitalizador possa contar com pessoas que o empoderem e o encorajem a seguir com sua missão.
Fica evidente que Paulo é o responsável pela igreja em Creta. Entretanto, o princípio de mentoria numa revitalização permanece. É saudável que o pastor revitalizador voluntariamente se submeta a um cuidado de mentoria pessoal e ministerial. Todo pastor revitalizador deveria pensar em ter alguém que invista tempo em sua vida lhe fazendo perguntas e o auxiliando a manter o foco.

      2.O revitalizador é um capacitador e formador de líderes (1:5-9; 2:7; 3:13)

Ao observarmos as atribuições de Tito fica evidente que em um processo de revitalização, seu principal trabalho é formar liderança. Neste sentido o revitalizador:

A) Identifica líderes e os constitui (1:5-9)

I. Ter intencionalidade em identificar líderes (1:5)
No processo de revitalização a principal atribuição do pastor revitalizador é formar líderes. Uma igreja que cresce não se sustenta sem uma boa base de líderes. Talvez seja esse o seu maior desafio em todo o processo.

II. Ter critérios claros para selecionar os líderes (1:6-9)
O revitalizador precisa ser uma pessoa com critérios claros para identificar líderes. Observo que as igrejas que mais tem crescido e se revitalizado possuem um clara trilha de formação de líderes. A falta de critérios compromete o surgimento de líderes saudáveis. Esse tema abordaremos mais detalhadamente em outro tópico.

B) É modelo de liderança (2:7-8)
O líder sempre é modelo, mas numa fase de revitalização o ensino e a conduta do pastor revitalizador falará mais alto. Uma igreja que precisa de revitalização necessita de um modelo vivo que evidencie que o que está sendo proposto dá certo. Ele é o modelo de que a oração, o testemunho, a reverência, enfim, tudo o que é e faz realmente é possível. O pastor revitalizador também deve ser modelo dos critérios que estabelecerá na formação dos líderes. O líder modela pelo que faz e pelo que não faz todo o tempo. Ninguém pode oferecer o que não recebeu.

C) Forma equipes para enviar (3:13)
Esse aspecto é interessantíssimo. Penso que o destaque especial de Paulo a Zenas e a Apolo revela que eles mereciam uma atenção especial e possivelmente fossem os melhores líderes. Esses certamente foram trazidos por Tito para uma proximidade maior, não para que ficassem com ele em Creta, mas para serem preparados e enviados.

      3.O revitalizador deve ser hábil em relacionamentos interpessoais (1:13; 1:15; 3:8-11)

O Pr Ziel Machado sempre cita uma frase de sua mãe quando aborda relacionamentos na igreja. “Viver com os irmãos no céu, oh que glória! Viver com os irmãos na terra é outra história.” O pastor revitalizador certamente enfrentará conflitos nos relacionamentos. Toda mudança ou ajustes geram conflitos. Então o que fazer?

A) Ter convicção da sua vocação e da sua missão (1:5)
Saber exatamente o que deve ser feito e estar ciente de onde se quer chegar ajuda muito o pastor revitalizador a lidar melhor com os relacionamentos interpessoais e os conflitos. Um líder inseguro quanto a sua vocação e missão certamente será engolido. Tito está em Creta por uma designação divina. O melindre e a intimidação são frutos da falta de convicção e autoridade.

B) Ter convicção e amar o suficiente para confrontar (1:13)
A convicção deve ser na sã doutrina. A sã doutrina deve modelar tanto o ensino quanto a conduta. Sendo o pastor revitalizador o modelo (2:7-8), ele confrontará pela causa maior que é a verdade visando a saúde da igreja. A igreja em fase de revitalização precisa de um líder hábil em resolver conflitos.

C) Ter convicção a tal ponto de evitar os facciosos (3:10-11)
O coração genuinamente pastoral não quer perder pessoas. Entretanto, é de suma importância saber lidar com pessoas assim, especialmente se elas têm poder de influência. A transparência e o diálogo com ações bíblicas é o caminho da saúde. Jesus nos orienta em Mateus 18:15-17 que o confronto deve ocorrer e estabelece etapas. Relacionamento resolve relacionando-se.
Uma das grandes chaves do sucesso na revitalização é a habilidade de se relacionar. É essencial para que possa haver mudanças necessárias.

      4.O revitalizador deve conhecer a cultura local (1:12-13)

Paulo descreve o modo de viver dos cretenses, logo, ele aponta para a cultura na qual a igreja está inserida. Revitalizar a luz da Palavra de Deus significa constituir uma igreja que não apenas vive uma contra-cultura, mais esteja apta a transformar a cultura na qual está inserida.

      5.O revitalizador deve ter profunda convicção doutrinária (1:13; 2:1; 2:7; 2:11-15; 3:1; 3:4-8)

A base da revitalização está na mensagem. É na pregação e no ensino do Evangelho que haverá a genuína transformação. Portanto, tanto a paixão com que se prega e ensina, quanto o conteúdo da pregação e do ensino são elementos essenciais no processo de revitalização. Não se trata de uma mensagem de auto-ajuda. Também não se trata de anunciar somente o que se tem domínio. Tem que ser pregado todo o desígnio de Deus.
Por isso, ele será capaz de repreender para que se tornem sadios na fé (1:13). Poderá ensinar e exortar (2:1; 2:6; 2:15) com toda autoridade. Sua autoridade está no conteúdo da mensagem e na vida (2:7). Ele deve conhecer tão profundo a ponto de falar com ousadia (2:8).
Vale ressaltar que se observamos os grandes avivalistas, o conteúdo de suas pregações e ensino giraram em torno da mensagem central do Evangelho. Palavras chaves na recomendação de Paulo a Tito quanto ao que deveria ser pregado com ousadia: GRAÇA; ESPERANÇA; IMPIEDADE; REGENERAÇÃO; CRISTO; SALVADOR; BOAS OBRAS; PURIFICAÇÃO; VIDA ETERNA.

Pr. Rodrigo

Revitalização - Paulo - O mentor da revitalização em Creta

PAULO - O mentor da revitalização em Creta

O mentor que orienta o Pastor que revitaliza a igreja:

      1.Tem uma clara identidade pessoal e missional (1:1)

A) Identidade pessoal
Paulo se descreve como servo de Deus. A sua identidade em Cristo define bem quem ele é. Ele não se vê além disso. Um mentor saudável não procura se auto-afirmar ou tomar o lugar de Cristo. Ele não é maior do que o Seu Senhor e tem uma atitude de submissão ao Deus da missão.

B) Identidade missional
A palavra apóstolo fala da vocação de Paulo e de sua missão. Ele é um enviado de Jesus Cristo. Como apóstolo, sua tarefa está definida por aquele que o enviou. O pastor mentor tem um perfil apostólico e muita clareza de que não se trata de uma realização pessoal, mas uma realização de Deus. Ele está a serviço do noivo da igreja. Quem define a sua agenda e missão é o próprio Cristo. Ele não busca se auto-promover, mas visa promover tão somente a fé dos eleitos de Deus. Ele busca promover o pleno conhecimen0to da verdade e não o seu conhecimento. Em suma, Paulo tem como propósito promover uma relação mais intima da noiva com o noivo. Quando pensamos em revitalização, a relação da igreja com Cristo descreve o alvo da nossa missão.

      2.Tem uma clara fé bíblica e prática (1:2-3; 2; 3:1-8)

Dedicarei uma parte exclusiva à mensagem central, a dieta da pregação que visa a revitalização em outro momento. Aqui falo sobre o mentor orientador de um pastor revitalizador. Paulo é este mentor a Tito. O crer correto deve levar a um sentir correto que refletirá em um agir correto. O que levará essa igreja em Creta a ser revitalizada, em profundo relacionamento com Cristo e relevante:

I.Fé Bíblica com uma mensagem focada na missão de Deus

A) Mensagem centrada no propósito eterno de Deus (1:2-3)
O propósito eterno de Deus se revela em Cristo e tem seu olhar na eternidade.

B) Mensagem centrada no Evangelho da Graça de Deus em Cristo (2:11-14; 3:4-7)
A igreja que deve ser revitalizada concentra sua pregação no Evangelho da Graça.
Muito mais do que estratégias e fórmulas de crescimento, a igreja precisa ser conduzida por uma mensagem cristocêntrica. A forma como a igreja está estruturada deve facilitar a comunicação dessa mensagem e a ação missional da igreja.

II.Fé prática evidenciada na conduta e no testemunho:

A) O modo de vida dos obreiros (1:5-9)
Aquele que prega deve viver a mensagem que anuncia. Ele modela pelo caráter e vida. A revitalização da igreja começa com a revitalização do pastor. Tema que será abordado a parte.

B) O modo de vida dos membros (2:2-10; 3:1-2)
Os cristãos devem ser testemunhas vivas da mensagem. Aquilo que eles professam deve refletir no modo como vivem. A igreja revitalizada passa por esse processo de transformação dos discípulos que nela comungam. Ela deve ser uma comunidade de discípulos de Cristo saudáveis tanto em seus relacionamentos internos como externos. Tema que será abordado a parte.

C) O modo de vida do revitalizador (2:7-8; 15)
Aquele que está revitalizando a igreja, levantando líderes e orientando os discípulos de Cristo deve ser ele mesmo o exemplo. Tema também que será abordado a parte.
Observamos em geral, que Paulo tem uma clara teologia bíblica e prática. Suas orientações não giram em torno das necessidades das pessoas da igreja, mas gira em torno da necessidade de pregar e viver uma mensagem que transforma. Gira em torno da necessidade de assumirem a sua identidade em Cristo para o cumprimento da missão.

      3.Tem uma clara visão das gerações que compõem a igreja (2:2; 2:3-4; 2:6)

A igreja são pessoas. Revitalizar a igreja passa por uma clara compreensão das demandas de cada geração. O pastor mentor da revitalização precisa ter este claro discernimento para orientar corretamente. Paulo tem um conselho para cada geração nessa igreja.

      4.Tem uma clara visão quanto a fazer discípulos e trabalhar em equipe (1:4; 3:12-13)

Tito é chamado por Paulo de verdadeiro filho na fé. Justamente porque ele é formado e acompanhado que Paulo pode lhe confiar a tarefa em Creta (v.5). Paulo, como orientador de um revitalizador sabe que alguém só pode dar o que recebeu. Por isso, orienta a Tito que também treine e discipule a outros. Um orientador na área de revitalização precisa ter uma clara noção de trabalho em equipe e discipulado.

      5.Tem uma clara postura apologética e disciplinar (1:10-16; 3:9-11)

O mentor orientador sabe que o processo de revitalização enfrentará conflitos. Há pelos menos dois aqui descritos:

A) Conflito contra as heresias (1:10-16; 3:9)
Paulo sabe o prejuízo que existe ao tolerar qualquer mensagem cujo o conteúdo compromete a sã doutrina. Ele orientará que se deve repreender severamente tal ensinamento.

B) Conflito com aqueles que causam divisões (3:10-11)
Aquele que não ouve a voz do pastor não é ovelha. Paulo diz que essa pessoa que causa divisões deve ser evitada.
Tem uma clara ênfase no ensino, na pregação e na exortação (1:3; 1:13; 2:1; 2:6; 2:15; 3:1; 2:8; 3:13-14)
O processo de revitalização de uma igreja exige uma intensa agenda de treinamentos, capacitações, ensinos, lembretes etc. O pastor orientador deve assegurar que o pastor revitalizador está usando de todas as ferramentas possíveis para orientar a todos de acordo com a sã doutrina todo o tempo.

Pastor Rodrigo