quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Revitalização - Paulo - O mentor da revitalização em Creta

PAULO - O mentor da revitalização em Creta

O mentor que orienta o Pastor que revitaliza a igreja:

      1.Tem uma clara identidade pessoal e missional (1:1)

A) Identidade pessoal
Paulo se descreve como servo de Deus. A sua identidade em Cristo define bem quem ele é. Ele não se vê além disso. Um mentor saudável não procura se auto-afirmar ou tomar o lugar de Cristo. Ele não é maior do que o Seu Senhor e tem uma atitude de submissão ao Deus da missão.

B) Identidade missional
A palavra apóstolo fala da vocação de Paulo e de sua missão. Ele é um enviado de Jesus Cristo. Como apóstolo, sua tarefa está definida por aquele que o enviou. O pastor mentor tem um perfil apostólico e muita clareza de que não se trata de uma realização pessoal, mas uma realização de Deus. Ele está a serviço do noivo da igreja. Quem define a sua agenda e missão é o próprio Cristo. Ele não busca se auto-promover, mas visa promover tão somente a fé dos eleitos de Deus. Ele busca promover o pleno conhecimen0to da verdade e não o seu conhecimento. Em suma, Paulo tem como propósito promover uma relação mais intima da noiva com o noivo. Quando pensamos em revitalização, a relação da igreja com Cristo descreve o alvo da nossa missão.

      2.Tem uma clara fé bíblica e prática (1:2-3; 2; 3:1-8)

Dedicarei uma parte exclusiva à mensagem central, a dieta da pregação que visa a revitalização em outro momento. Aqui falo sobre o mentor orientador de um pastor revitalizador. Paulo é este mentor a Tito. O crer correto deve levar a um sentir correto que refletirá em um agir correto. O que levará essa igreja em Creta a ser revitalizada, em profundo relacionamento com Cristo e relevante:

I.Fé Bíblica com uma mensagem focada na missão de Deus

A) Mensagem centrada no propósito eterno de Deus (1:2-3)
O propósito eterno de Deus se revela em Cristo e tem seu olhar na eternidade.

B) Mensagem centrada no Evangelho da Graça de Deus em Cristo (2:11-14; 3:4-7)
A igreja que deve ser revitalizada concentra sua pregação no Evangelho da Graça.
Muito mais do que estratégias e fórmulas de crescimento, a igreja precisa ser conduzida por uma mensagem cristocêntrica. A forma como a igreja está estruturada deve facilitar a comunicação dessa mensagem e a ação missional da igreja.

II.Fé prática evidenciada na conduta e no testemunho:

A) O modo de vida dos obreiros (1:5-9)
Aquele que prega deve viver a mensagem que anuncia. Ele modela pelo caráter e vida. A revitalização da igreja começa com a revitalização do pastor. Tema que será abordado a parte.

B) O modo de vida dos membros (2:2-10; 3:1-2)
Os cristãos devem ser testemunhas vivas da mensagem. Aquilo que eles professam deve refletir no modo como vivem. A igreja revitalizada passa por esse processo de transformação dos discípulos que nela comungam. Ela deve ser uma comunidade de discípulos de Cristo saudáveis tanto em seus relacionamentos internos como externos. Tema que será abordado a parte.

C) O modo de vida do revitalizador (2:7-8; 15)
Aquele que está revitalizando a igreja, levantando líderes e orientando os discípulos de Cristo deve ser ele mesmo o exemplo. Tema também que será abordado a parte.
Observamos em geral, que Paulo tem uma clara teologia bíblica e prática. Suas orientações não giram em torno das necessidades das pessoas da igreja, mas gira em torno da necessidade de pregar e viver uma mensagem que transforma. Gira em torno da necessidade de assumirem a sua identidade em Cristo para o cumprimento da missão.

      3.Tem uma clara visão das gerações que compõem a igreja (2:2; 2:3-4; 2:6)

A igreja são pessoas. Revitalizar a igreja passa por uma clara compreensão das demandas de cada geração. O pastor mentor da revitalização precisa ter este claro discernimento para orientar corretamente. Paulo tem um conselho para cada geração nessa igreja.

      4.Tem uma clara visão quanto a fazer discípulos e trabalhar em equipe (1:4; 3:12-13)

Tito é chamado por Paulo de verdadeiro filho na fé. Justamente porque ele é formado e acompanhado que Paulo pode lhe confiar a tarefa em Creta (v.5). Paulo, como orientador de um revitalizador sabe que alguém só pode dar o que recebeu. Por isso, orienta a Tito que também treine e discipule a outros. Um orientador na área de revitalização precisa ter uma clara noção de trabalho em equipe e discipulado.

      5.Tem uma clara postura apologética e disciplinar (1:10-16; 3:9-11)

O mentor orientador sabe que o processo de revitalização enfrentará conflitos. Há pelos menos dois aqui descritos:

A) Conflito contra as heresias (1:10-16; 3:9)
Paulo sabe o prejuízo que existe ao tolerar qualquer mensagem cujo o conteúdo compromete a sã doutrina. Ele orientará que se deve repreender severamente tal ensinamento.

B) Conflito com aqueles que causam divisões (3:10-11)
Aquele que não ouve a voz do pastor não é ovelha. Paulo diz que essa pessoa que causa divisões deve ser evitada.
Tem uma clara ênfase no ensino, na pregação e na exortação (1:3; 1:13; 2:1; 2:6; 2:15; 3:1; 2:8; 3:13-14)
O processo de revitalização de uma igreja exige uma intensa agenda de treinamentos, capacitações, ensinos, lembretes etc. O pastor orientador deve assegurar que o pastor revitalizador está usando de todas as ferramentas possíveis para orientar a todos de acordo com a sã doutrina todo o tempo.

Pastor Rodrigo


Nenhum comentário:

Postar um comentário