sexta-feira, 23 de abril de 2021

23.04.2021 - TEMA: Não viva de favores

 TEMA: Não viva de favores

TEXTO: E assim, pelos filhos de Hete, se confirmou a Abraão o direito do campo e da caverna que nele estava, como propriedade para servir de sepultura.  Gênesis 23:20

OBSERVAÇÃO

Sara morre e Abraão precisa enterrá-la. Entretanto, ele está em terra estrangeira e as pessoas dali estavam oferecendo a Abraão. Porém, esse comportamento de Efrom não se tratava de generosidade, mas era parte de um costume comum de barganha no antigo Oriente. Caso Abraão recebesse o “presente”, isso o obrigaria a retribuir com um presente ainda mais valioso. O valor apresentado e pago por Abraão é muito alto, mas ele não toma favores e passa a tomar posse da terra.

PRÁTICA

Um servo de Deus deve ter discernimento para saber receber bençãos e não ser orgulho, mas perceber se existem interesses nas boas ações das pessoas. Uma vida de favores não é saudável. Não é o padrão de Deus. Aprendo que devo ter esse discernimento da parte de Deus. Um presente de grego não é bom e pode comprometer a minha relação com as pessoas.

ORAÇÃO

Deus, obrigado porque a Tua palavra me ensina. Dá-me discernimento para não agir por impulso diante dos favores e mimos. Desejo sempre estar dependente de Ti em minhas decisões. Tu és o meu futuro!