domingo, 2 de abril de 2017

TEMA: Uma vida vibrante movida pela glória de Deus! Êxodo 33:7-11

Uma vida vibrante movida pela glória de Deus!
Êxodo 33:7-11

Deus quer para você uma vida vibrante movida por sua glória.
O que significa vibrante? Vibrante significa intenso, forte, animado, eufórico, entusiasmado, extasiado, enfim alegre.
As crianças são os seres mais vibrantes que existem. A criança é movida por uma inquietação contínua. Até dizemos: "Essa criança parece que está com formiga. Essa criança não para". Por quê? Porque ela é intensa, eufórica, continuamente extasiada. As crianças em casa querem o tempo todo brincar, pular e estar em constante movimento. Enfim, elas são vibrantes.
Deus quer que você tenha uma vida vibrante Nele. A glória de Deus, o anseio por sua Presença é o que tornará a nossa vida vibrante. Se queremos romper com aquilo que nos intimida e participarmos de um propósito gloriosamente eterno dando sentido à nossa existência, então devemos estar constantemente motivados e vibrantes, devemos ter fome pela glória de Deus. Você só está pleno se está imerso em Cristo. O que nos move a buscar a Deus é uma santa insatisfação, um apetite espiritual por mais de Deus. Você deve ter o mesmo "gemido de Davi" (I Crônicas 13:12 - quando quer levar a Arca), "Eu quero a glória de Deus! Eu quero a Presença de Deus!" Uma santa insatisfação!

Mas, não tem como viver a glória de Deus sem fazer uma escolha, uma decisão como fez Moisés (Hebreus 11:24-26). Eu tenho que deixar o Egito e ter uma nova disposição de coração. Tudo o que é bom tem um custo e tem um preço a pagar. Disposição de desviar o coração daquilo que me afasta de Deus ou o coloca em segundo plano na minha vida.

Como se dá essa vida vibrante?
1.    Buscar a Deus sempre (v.7)
a)    Veja que Moisés "costumava". Não vai ter glória de Deus se não buscar a Deus dia a dia. Qual é a razão pela qual nos reunimos no domingo e nas células? Eu desejo a glória de Deus!
b)    "Bem longe do arraial". Moisés tinha muito claro que não seria no meio da muvuca. Ele possivelmente avisava à sua esposa para não permitir que fosse interrompido. Qual é o seu horário de estar bem longe do arraial? Separar um tempo revela que Deus é nossa prioridade. A W Tozer chamando sua congregação a pensar se Deus e Seu Reino era a sua maior prioridade elaborou 7 perguntas: 1.O que mais desejamos? 2.O que mais ocupa a nossa mente?3.        Como gastamos nosso dinheiro? 4.O que fazemos com o nosso tempo livre. 5.De que companhia desfrutamos? 6.A quem e a que admiramos? 7.Do que rimos?
A vida vibrante nasce dessa incessante busca de Deus.

Como se dá essa vida vibrante?
2. Entrar na tenda (v.9)
A glória só desce se entrar na tenda. O que isso significa? Significa que Deus só está inteiro para aquele que é inteiro com Ele. Deus tem prazer numa adoração sincera. Ela não é sentimental apenas. Ela é um reflexo de uma vida transformada. O coração sincero diante Dele é um reflexo do que há dentro e fora, por atos (vida; conduta) e por pensamentos. É reflexo do amor sacrificial que renuncia a si mesmo, o pecado e o mundo por amar a Deus e Sua Palavra. Que as palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua Presença, rocha minha e redentor meu.
A vida vibrante é uma vida sem peso e sem máscaras. É uma vida plena e inteira diante de Deus e dos homens.

Como se dá a vida vibrante?
3. Aprofundar o nível de relação com Deus (9-11)
a)    "Falava o Senhor". Eu preciso aprender a orar. Minha oração muitas vezes parece um furto e não uma relação. Se eu somente saqueio Deus, então não vou ouvi-lo. Deus quer falar com você e comigo. Qual foi a última vez que você ouviu Deus falar? Ele dizendo: "Essa a direção que eu dou em sua vida para...". Salmo 34:18
b)    "Face a face". Deus fala tá perto que você sente o hálito Dele. Muitos estão atras de recados e terceiros. Quem tem intimidade com Deus não precisa de recados.
c)    "Fala como amigo". Amigo é alguém que compartilha da sua intimidade e dos principais momentos da sua vida. Com quem você tem andado? O que Deus fala a seu respeito?
A vida vibrante é fruto do prazer da intimidade com Deus.

Rodrigo Rodrigues Lima,
Pastor