quinta-feira, 18 de agosto de 2011

As tristes lições da ausência e omissão de um pai (II Sm 13; 14)

As tristes lições da ausência e omissão de um pai (II Sm 13; 14)

Davi teve filhos. A Bíblia registra alguns deles: 1. Amnon (primogênito) lhe deu grande desgosto; 2. Quileabe; 3. Absalão – chegou a usurpar o trono; 4.Adonias – também tentou usurpar o trono; 5. Sefatias; 6. Itreão; 7. Tamar (irmã de Absalão); 8. Salomão.

Vemos que na história deste grande homem de Deus, aquele que foi considerado o homem segundo o coração de Deus, um homem de grandes conquistas e vitórias, aponta em sua história uma terrível fragilidade. Davi, enquanto pai, foi ausente e omisso. Ao lermos os capítulos 13 e 14 de II Samuel, veremos histórias que mais parecem novela mexicana com problemas "cabeludos" que escandalizam qualquer que os leia. Amnon, seu primogênito abusa de sua meia irmã Tamar. Por sua vez, Absalão, irmão de Tamar, indigna-se com a passividade de seu pai e alimenta durante dois anos um ódio mortal por seu meio irmão beberrão tramando-lhe uma morte. O que aprendemos com Davi nesses fatos?

Aprendemos que:

v Davi foi um pai que não disciplinou seus filhos (v. 21)

Diz a palavra que ao saber do ocorrido de Amnon com Tamar, Davi muito se irou e nada mais. A Septuaginta acrescenta ao versículo: “mas, não quis afligir o espírito de Amnon, seu filho, por que o amava por ser seu primogênito

Faltou a devida disciplina a Amnon. Salomão, filho de Davi que nasceu tempos depois desses fatos e cresceu num ambiente como seus demais irmãos, e certamente conhecedor de tais histórias, escreveria anos mais tarde: Corrige a teu filho, e ele te dará descanso; sim, deleitará o teu coração. Pv 29:17. E mais Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do Seol. Pv 23:13-14

Aprendemos que:

Davi foi um pai que deixou de partilhar momentos alegres com seus filhos (v. 23-24)

Ao ser convidado por seu filho Absalão para o momento da tosquia, um período de grande festa, onde Absalão daria uma festa a todos os seus familiares, Davi prefere justificar seu desinteresse pela festa dizendo ao filho que "não queria lhe ser pesado" ainda que com muita insistência do rapaz.

Certamente muitos laços entre pais e filhos, maridos e esposas deixam de ser estreitados por serem ignorados os momentos que se podem estar juntos. A televisão, o computador, a personalidade, a preguiça e outros elementos internos e externos furtam das famílias momentos impares que serviriam para o estreitamento dos laços familiares. Vemos que Davi perdeu uma grande oportunidade, e mais, abriu brecha para a concretização de um plano que há dois anos era alimentado no coração de Absalão contra seu meio irmão Amnon. Me lembro de momentos muito agradáveis com minha família após chegar da faculdade por volta das 23h00 quando conversávamos e relembrávamos momentos marcantes de nossa história. Ainda assim fazemos quando nos reunimos para almoçar em família.

Aprendemos que:

Davi foi um pai que fez discriminação entre seus filhos (v. 25; 39; 14:24)

Além de não dar a devida atenção a Absalão, Davi procurou assassiná-lo impulsionado por uma ira que não gerou nenhuma a seu filho Amnon. Agindo com discriminação com seus filhos, Davi contribuiu para colher o que mesmo plantou anos mais tarde com a rebeldia de Absalão.


Aprendemos que:


Davi foi um pai que não apaziguou o seu próprio lar e não dialogou com seus filhos (v. 22; 26-27)

Será que Davi, um rei cheio de estratégias de guerra não sabia o que se passava no coração dos seus filhos? Por que não evitou que Amnon fosse até Absalão? Davi não promoveu a paz entre seus filhos e muito menos dialogou com eles. Diz o ditado que o pior cego é aquele que não quer ver.

Muitas vezes, pais preferem evitar o conflito ou fazer vistas grossas para não assumirem a responsabilidade de suas omissões e ausências. Entregam seus filhos à própria sorte para ver no que dá.


Conclusão

Davi foi um grande rei, um homem segundo o coração de Deus. Tinha tudo para ser um grande pai, entretanto omitiu-se nos momentos felizes e nos momentos críticos da vida de seus filhos. O resultado foi ter uma família infeliz e uma triste história para nos deixar como lição. E nós? Ainda estamos em tempo de viver como famílias em Cristo e felizes. Não repitamos os erros de Davi: Disciplinemos; Partilhemos dos momentos ímpares da vida de nossos familiares; Não façamos discriminação; Sejamos promotores da paz e do diálogo em nossa casa.

Que Deus nos ajude.


No amor de Cristo,

Rodrigo, Pr.